Notícias
Combate à homofobia: ONU lança manual sobre direitos das pessoas LGBT no ambiente de trabalho
A Organização das Nações Unidas e entidades parceiras no Brasil lançaram nesta terça-feira (1º), em São Paulo, um manual voltado para a promoção dos direitos das pessoas LGBT no ambiente de trabalho. Com o título "Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia", a publicação relata histórias reais de pessoas que sofreram discriminação no ambiente profissional e, por meio dessas histórias, apresenta as diretrizes para os direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis.
Para o Ministro em exercício da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Claudinei do Nascimento, o manual deverá contribuir bastante para o enfrentamento à homofobia no ambiente de trabalho no país. “Frequentemente o Disque Direitos Humanos da SDH/PR recebe denúncias de pessoas que sofrem discriminação ou assédio moral no ambiente de trabalho em função da sua orientação sexual. Trata-se de uma iniciativa muito oportuna que esperamos ser amplamente divulgada e acolhida em todos os ambientes corporativos do país”, destacou Claudinei.
Na introdução do manual, está escrito que "um trabalho decente é direito de todos os trabalhadores e trabalhadoras, bem como daqueles ou daquelas que estão em busca de trabalho, representando a garantia de uma atividade laboral em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana”.
Segundo informações da ONU, o manual foi construído de forma participativa com a colaboração de mais de trinta representantes de empresas, trabalhadores, governo, sindicatos e movimentos sociais ligados aos temas LGBT e HIV/AIDS.
O lançamento do manual faz parte da campanha "Livres e Iguais". A campanha é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos e tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a violência e a discriminação contra as pessoas LGBT em todo o mundo. No Brasil, a campanha foi lançada em abril deste ano.
Assessoria de Comunicação Social - com Agência Brasil