Notícias
AMPID assume a nova presidência do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
Os novos e também reeleitos conselheiros titulares da sociedade civil do CNDI, que também tomaram posse na plenária desta sexta, votaram em cédulas a instituição que assume o conselho nacional. A outra entidade que concorreu à presidência com cinco votos foi a Morhan, que representa o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. A SDH/PR assume a vice-presidência do conselho.
Patrícia Barcelos reforçou, antes de repassar a presidência do conselho à AMPID, que é preciso integrar as políticas públicas e avançar no novo ciclo que se inicia. “Em direitos humanos, precisamos ainda ter menos intolerância e ter mais respeito à diversidade do nosso país. E digo isso em vários espaços, seja público ou privado. Agradeço pela minha passagem na presidência do CNDI e defendo sempre a participação social, que é um dever de todos para lutarmos pela ampliação de espaços e discussões”.
Na representação da AMPID, Sandra Maria Ferreira de Souza, agradeceu a confiança dos conselheiros e ressaltou a participação da entidade no comando do CNDI.
“Já exercemos com nobreza a contribuição defesa para os direitos das pessoas idosas, e temos nos colocado nos movimentos sociais. Viemos aqui somar. Vamos fazer um trabalho bem próximo ao papel, realmente, democrático do conselho, com empenho sobremaneira. Os desafios são muitos e teremos coragem para enfrenta-los com uma gestão exemplo e modelo, afirmas Sandra Souza”.
Entre as propostas da vencedora estão a gestão com diálogo franco e respeitoso com as organizações governamentais e não governamentais; o cumprimento do Plano Estratégico do CNDI; a construção de parceria com a sociedade e com representantes das pessoas idosas; a ampliação da discussão, acompanhamento e monitoramento dos trabalhos da Convenção das Pessoas Idosas em âmbito Nacional e Internacional; a apresentação e implementações de um Plano Nacional de Capacitação de Conselheiros; o fortalecimento do Fundo Nacional do Idoso e a busca da implementação dos fundos estaduais, do DF e municípios, entre outros.
Assessoria de Comunicação Social