Notícias
SDH promove seminário para apresentação de mapeamento da rede de acolhimento de denúncias do Disque
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) realizará na quinta e na sexta-feira, dias 24 e 25 de julho, seminário nacional de encerramento da primeira etapa do projeto Diálogos em Rede. Lançado no inicio de 2013 como parte de um acordo de cooperação internacional entre a SDH/PR e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o projeto se propõe a ampliar o diálogo entre academia e o Poder Público para investigação e temas ligados aos direitos humanos.
Nesta primeira etapa, foram realizadas pesquisas para mapear a atuação das redes de promoção e defesa dos direitos humanos que acolhem e encaminham denúncias recebidas da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e do Disque Direitos Humanos (100).
Além do georreferecimento dos endereços de cada serviço pesquisado e do diagnostico das condições de atendimento ao público, um dos objetivos é identificar territórios e cidades de referência para a implantação de políticas públicas que fortaleçam as redes locais de direitos humanos.
O Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Bruno Teixeira, explica que o projeto surge da necessidade de um diagnóstico das redes federais, municipais e estaduais de acolhimento das denúncias do Disque Direitos Humanos, orientando o Executivo na elaboração de políticas de capacitação e formação dos agentes dessas redes.
“Ao longo dos anos, percebemos que precisávamos municipalizar os encaminhamentos das denúncias do Disque”, explica o Ouvidor. “Tudo isso facilitará o encaminhamento das denúncias, garantindo maior agilidade e eficácia do serviço.”
Nesta primeira etapa, o Mapeamento foi realizado nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O Centro Oeste será incluído na próxima etapa do projeto. No total, foram incluídos nas pesquisas 23 estados, 507 microrregiões e 627 municípios.
Diálogos em Redes – As pesquisas começaram em Julho de 2013 e foram realizadas em três etapas:
Entre as redes pesquisadas estão os
Participam do projeto as a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO); o Instituto DH; a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; o Instituto de Estudos e Pesquisas; e a Universidade Federal do Pará.
Assessoria de Comunicação Social