Notícias
Pessoas com deficiência do Piauí recebem cadeiras de rodas pelo SUS
Aos 32 anos, um assalto mudou a vida do pedreiro Genivaldo Rodrigues Mota Silva. Ele ficou paraplégico após ser alvejado com um tiro nas costas que interrompeu sua rotina de trabalho nas obras. "Passei muitos anos acamado até que minha esposa soube que o Sistema Único de Saúde - SUS estava dando cadeiras de rodas gratuitamente, ela me inscreveu, o médico foi lá em casa me examinar e três meses depois a cadeira chegou", disse o pedreiro.
Genivaldo é apenas um dos membros da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina - Ascamte, uma entidade que entre outras atividades voltadas para o segmento, atua na intermediação de pedidos de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência junto ao Sistema Único de Saúde – SUS, do Ministério da Saúde, governo federal. "Hoje somos uma organização com 110 associados. Quando nos procuram, damos entrada no pedido junto ao SUS e até agora já fomos atendidos com cem pedidos de cadeira de rodas comuns e quarenta cadeiras motorizadas", disse a presidente da Ascamte, Jucilene Maria da Silva, 35.
Para solicitar cadeiras de rodas pelo SUS em todo território nacional, ação do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência, do governo federal, basta o solicitante procurar um médico credenciado pelo SUS (pode ser um Médico da Familia). Ele vai avaliar a necessidade do paciente e especificá-la em um laudo. Em seguida, o solicitante será orientado a levar o documento junto com RG, CPF, cartão de registro no SUS e comprovante de residência ao setor de dispensação de órteses e próteses do seu Estado para registrar o pedido.
Assessoria de Comunicação Social