Notícias
Fortaleza realiza balanço do trabalho da Agenda de Convergência durante a Copa do Mundo 2014
Durante os trinta dias da Copa do Mundo, os trabalhos da Agenda de Convergência foram ininterruptos. A proteção integral de crianças e adolescentes e da população em situação de rua esteve em foco unindo Estado, Prefeitura, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Militar e Federal, além da Sociedade Civil. A avaliação desse trabalho aconteceu, nesta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, em Fortaleza.
Tânia Gurgel, também coordenadora da Agenda de Convergência e presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), apresentou os números de atendimentos a crianças e adolescentes feitos pela Agenda de Convergência. Ao todo, foram verificadas 100 situações de trabalho infantil, 32 de abandono ou negligência, 16 de criança em situação de rua, nove crianças desacompanhadas, seis suspeitas de violências sexual, 18 perdidos, 40 em outras situações não identificadas e 06 uso de álcool e drogas - totalizando 227 atendimentos e encaminhamentos.
Em Fortaleza, trabalharam de forma integrada 41 entidades para garantir a proteção de crianças e adolescentes e da população em situação de rua no contexto de grandes eventos.
Avaliações - Ana Paula Araújo de Holanda, Coordenadora da Agenda de Convergência e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, destaca que o grande legado é a possibilidade de efetivamente se poder fazer uma política pública transversal. “Tivemos a possibilidade de trabalharmos 'juntos e misturados' no sentido da parceria, de vários olhares diferenciados, formando um projeto exitoso”, destaca.
Para a Coordenadora foi gratificante trabalhar na ponta ver a preocupação da união pautando desde a base da ação afirmativa da politica pública da criança e do adolescente com a educação em direitos humanos na escola. “Temos melhorias a fazer, mas antes de mais nada, ao ver todos juntos aqui, com os olhares de dever cumprido é gratificante. Cabe a nós agora manter esse trabalho”, avalia.
Continuidade - O trabalho da Agenda de Convergência continuará sendo executado. Acontecerão reuniões mensais do sistema de garantia de direitos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) para discutir os pontos disponibilizados no relatório estatístico da agenda de convergência, principalmente trabalho infantil, enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes e do uso de álcool.
Ascom Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos – COPDH/CE