Notícias
Comitê local da Bahia registra 93 atendimentos de crianças e adolescentes durante jogos da Copa
Fortalecer o trabalho da rede de atenção e garantir os direitos da criança e do adolescente de forma articulada com o Plantão Integrado da Copa do Mundo. Esse é o principal objetivo dos Conselhos Tutelares, que atuam em regime de plantão em três postos centralizados nos bairros da Boca do Rio, Roma e Castelo Branco de Salvador/BA. Desde o início dos jogos, os órgãos que atendem das 8h às 20h, registraram 93 casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. O esquema foi montado especialmente para o período da Copa do Mundo 2014.
As notificações são feitas por meio das equipes volantes de proteção que fazem a abordagens nos espaços dos eventos, Fifa Fan Fest – Pelourinho e Farol da Barra, além dos espaços Public Views, para identificar crianças e adolescentes em situação de ameaça, trabalho infantil, situação de rua ou qualquer outra violação de direito.
O conselheiro tutelar Ailton Rodrigues, que atua na unidade da Boca do Rio, esclarece que “o trabalho desenvolvido pelos Conselhos Tutelares de forma articulada com o Plantão Integrado é importante, porque garante uma proteção efetiva às crianças e adolescentes que ficam expostos aos perigos de um grande evento como a Copa do Mundo”. Segundo o conselheiro, “os casos mais frequentes estão associados ao trabalho infantil, uso abusivo de álcool ou quando a criança que se perde dos familiares”.
Rede - Coordenado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), o Plantão Integrado da Copa do Mundo atua em conjunto com órgãos públicos e entidades que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes na Bahia. Além dos Conselhos Tutelares, a estrutura de atenção e atendimento conta com a atuação do Ministério Público, Delegacias Especializadas, 1ª Vara da Infância e Juventude, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia.
Assessoria de da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza