Notícias
Ministros e artistas dão início à Operação Carnaval do Disque 100
Os ministros Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Gastão Vieira (Turismo) deram início à Operação Carnaval do Disque Direitos Humanos – Disque 100 – nesta quarta-feira (26), em Brasília, acompanhados da cantora Fafá de Belém e do ator Marcos Frota. Os artistas conheceram a central do serviço e fizeram atendimentos.
“A pessoa que eu atendi se surpreendeu. Temos uma notícia boa: o Disque 100 funciona”, garantiu Frota. A operação no Disque 100 coincide com o lançamento da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes, que está sendo deflagrada em todo o país, com foco nos cinco principais centros carnavalescos (Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Porto Alegre), além das cidades-sede da Copa do Mundo. A cantora Fafá de Belém também deu o seu depoimento. “Sou mãe, sou avó. A partir daí a gente ganha uma responsabilidade ainda maior. A minha bandeira é: na dúvida denuncie”, alertou.
A ministra Maria do Rosário destacou que o Carnaval é a maior festa brasileira e uma das maiores do mundo, resultado da alegria e da criatividade do povo brasileiro. Por isso, Rosário pediu o esforço de toda a população para que nas festividades não haja espaço para violação de direitos. “O que nós buscamos também, com a Secretaria de Direitos Humanos e com o governo federal, é que o quesito ‘direitos das crianças e dos adolescentes’ seja reforçado em todos os sentidos”, afirmou.
Ela ainda convocou que a sociedade brasileira perceba que cada criança é adolescente “é responsabilidade da sua família, da comunidade em que ela vive e dos governos”. A ministra lembrou que além do próprio Disque 100, possíveis violações podem ser denunciadas para os conselhos tutelares, delegacias de polícia e Polícia Rodoviária Federal.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, destacou que está acionando toda a rede da sua área para se integrar à campanha. “Vamos levar essa campanha para todo o brasil. É com emoção que eu vi a dedicação e o carinho com que as pessoas trabalham no Disque 100. Estamos formando uma rede”, disse.
O presidente da Embratur, Flávio Dino, frisou que o serviço do Disque 100 e o trabalho de combate à violação de Direitos Humanos feito no Brasil estão sendo divulgados nos 15 principais países emissores de turistas.
Disque 100 - O Disque Direitos Humanos - Disque 100, é um serviço de utilidade pública da SDH/PR é o principal canal para recebimento de denúncias de violações de Direitos Humanos de crianças e adolescentes no Brasil. O Disque 100 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A chamada é gratuita, inclusive quando originada de aparelhos móveis, em todo o território nacional.
Nos últimos 3 anos, o serviço registrou mais de 300.000 denúncias. Apenas em 2013, o Disque 100 registrou um total de 124.079 denúncias. Confira no gráfico abaixo a distribuição de denúncias recebidas em 2013, por Unidade da Federação.
Equipagem dos Conselhos Tutelares - Os conselheiros tutelares são grandes parceiros do Disque 100. Apenas no 1º semestre de 2013 o serviço encaminhou 73.579 denúncias a Conselhos Tutelares de todo país. O governo federal entregou 1.000 (um mil) conjuntos de equipagem para conselhos tutelares de todo o país em 2013. Esses conjuntos são formados por um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador. A meta é equipar todos os 5.924 conselhos tutelares do país até 2015. As iniciativas devem beneficiar aproximadamente 60 milhões de crianças e adolescentes em todo o território nacional.
Assessoria de Comunicação Social