Notícias
Ministra conhece projeto inovador de delegacia no RS
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), conheceu o inovador projeto da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas (RS) nesta sexta-feira (21). O local abriga cartórios para encaminhamento de processos envolvendo Direitos Humanos.
Inaugurados em março do ano passado, os cartórios especiais atendem a temas como homofobia, intolerância religiosa, preconceito racial e violência contra pessoas idosas e pessoas com deficiência, além de crimes contra animais. Quatro meses depois surgiu o também ousado projeto Mediar RS, que intermedeia soluções pacíficas de conflitos.
“Iniciativas como essa trazem um novo significado para a Democracia e para os direitos do nosso país”, elogiou Rosário. A ministra também observou que essas ações promovem a paz e representam um importante caminho de aproximação entre os Direitos Humanos e a Segurança Pública. “O projeto trabalha em diversas frentes, o que me encantou profundamente”, completou.
O delegado regional Eduardo Azeredo, diretor da 2ª Delegacia Regional de Polícia Metropolitana, conta que a iniciativa tem grande aceitação e que o objetivo é espalhar o modelo para o Estado. “Ganhamos todos nós”, garante. A delegada Sabrina Deffente, responsável pelo projeto, explica que o objetivo é prevenir a violência. Segundo ela, os crimes relacionados a esses grupos acabavam preteridos em função de outros delitos o que, de acordo com a delegada, terminava por fazer a violência aumentar.
O projeto de mediação, denominado “Mediar RS”, reúne as partes em ocorrências envolvendo essas questões, tendo como regra que sejam relações continuadas, ou seja, entre colegas de trabalho, vizinhos ou familiares. As pessoas são convidadas para debater o assunto em caráter extra-judicial. Desde que foi implementado, o Mediar obteve êxito em todos os casos, sendo que 26 processos continuam sendo monitorados e 92 fatos mediados foram encaminhados ao Judiciário, acompanhados da ata de conciliação.
A ministra Maria do Rosário esteve acompanhada dos coordenadores Gustavo Bernardes (de Promoção dos Direitos LGBT) e Marga Stroher (de Diversidade Religiosa), ambos da SDH/PR, além do vereador canoense Paulinho D’Odé.
Assessoria de Comunicação Social