Notícias
Envolvimento das crianças e adolescentes é destaque no lançamento da Campanha de Carnaval em São Paulo
Aproximadamente duas mil crianças e adolescentes marcharam pelos seus direitos nesta quarta-feira (26), em São Paulo, durante o lançamento da Campanha Nacional de Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no período de carnaval. O coordenador do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, Marcelo Nascimento, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH\PR), explicou que o envolvimento das crianças é uma forma de conscientizá-las para sua autodefesa.
“A própria criança pode ligar para o Disque 100, para denunciar uma violação que esteja acontecendo com ela, no seio da família ou da sociedade”. Dados do Disque 100, canal de recebimento de denúncias da SDH\PR, revelam que a maioria das violações acontece dentro de casa. Nos últimos três anos, o serviço registrou mais de 300 mil denúncias. Em 2013, o estado de São Paulo, registrou um total de 17.990 denúncias envolvendo violações de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Marcha - O Bloco percorreu o centro de São Paulo teve a bateria Mirim e a ala das Baiana da Escola de Samba, Vai-Vai.
A ação em São Paulo, é uma parceria da SDH\PR com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (SMADS). A primeira dama da cidade, Ana Estela Haddad, participou da mobilização juntamente com a secretária da SMADS, Luciana Temer, e o jogador de futebol, Marcelinho Carioca.
Nos próximos dias a equipe da SDH\PR e parceiros percorrerão com a campanha em São Paulo, passando pelos aeroportos, rodoviárias, portos e apresentações carnavalescas.
Assessoria de Comunicação Social