Notícias
Permanência de pessoas com deficiência na escola é debatida em Porto Alegre/RS
O coordenador-geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Jorge Amaro, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou nesta terça-feira (05), em Porto Alegre/RS, da 9ª edição do evento Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação do Estado, com apoio do Ministério da Educação (MEC), o evento conta com cerca de 200 participantes, entre professores da rede municipal e estadual de 54 municípios.
Durante o encontro, que segue até esta quinta-feira (07), Jorge Amaro apresentou o painel Educação Especial: Políticas Intersetoriais para Eliminação das Barreiras que Impedem o Acesso e Permanência de Pessoa com Deficiência na Escola. O Coordenador falou da importância da integração dos setores para inclusão, como educação, saúde, trabalho e assistência social.
Sobre o conceito acessibilidade, o coordenador destacou a necessidade de ampliar a discussão para além da acessibilidade arquitetônica, enfatizando as questões atitudinais, comunicacionais, instrumentais, metodológicas e programáticas. “Não adianta o espaço escolar ter acessibilidade física se não houver um treinamento de toda a comunidade escolar para uma abordagem cidadã. O projeto pedagógico também deve traçar metas específicas para a pessoa com deficiência”, disse Jorge.
Segundo o coordenador, como as ações estão interligadas, a ausência de soluções de acessibilidade estabelece barreiras que impedem a pessoa com deficiência de participar do espaço escolar com autonomia e igualdade de oportunidade com as demais pessoas. Ele ainda destacou como imprescindível a organização local dos atores que atuam nas politicas para o segmento.
Assessoria de Comunicação Social