Notícias
Publicação registra atuação de advogados que lutaram contra a ditadura
A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), participou nesta quarta-feira (2), na Câmara dos Deputados, do lançamento do livro “Coragem: A advocacia criminal nos anos de chumbo”. Organizado pelo deputado José Mentor, a iniciativa do projeto coube à Seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), e contou com o apoio da Câmara dos Deputados e do Conselho Federal da OAB, e o patrocínio da Petrobras.
“A ideia de homenagear aqueles que tiveram a coragem de fazer a defesa dos que eram torturados e perseguidos ilegalmente durante os anos de chumbo é muito importante. Este é um registro histórico, que integra um conjunto de ações realizadas nos últimos dias, por várias frentes, para marcar a passagem dos 50 anos do golpe civil-militar. Precisamos alertar constantemente a sociedade, especialmente aos jovens, sobre o que isso significou, para que nunca mais tenhamos uma ditadura”, afirmou Ideli, parabenizando o parlamentar pela iniciativa.
A obra lista 161 nomes de advogados(as) que atuaram em favor da democracia no Brasil, entre os anos de 1960 e 1980. Nas cerca de 200 páginas, uma sequência de relatos e imagens de 86 dos(as) homenageados(as), que resgatam as experiências profissionais, casos de destaque, situações pitorescas, dificuldades e análises da conjuntura política à época.
Há também na publicação inédita pronunciamentos de alguns dos advogados, realizados em solenidades de homenagens propostas por José Mentor (então vereador, em 4/12/1998; e já deputado federal, em 4/12/2003) e artigos escritos por advogados criminalistas em nome de parentes.
Assessoria de Comunicação Social