Notícias
Reunião discute política da pessoa com deficiência com interface na questão racial e juventude negra
O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados à política da pessoa com deficiência, com interface na questão racial e juventude negra.
“É Muito importante articular ações entre essas duas políticas, uma vez que a situação de vulnerabilidade ainda se torna mais evidente, por exemplo, no jovem negro com deficiência”, afirmou o secretário.
A coordenadora de promoção dos direitos da pessoa com deficiência da SNPD, Ana Luiza Coelho, acrescentou a grande vulnerabilidade presente no grupo de jovens negros com deficiências adquiridas em razão de violência. Segundo ela, esses jovens não aparecem nos dados estatísticos e principalmente, no acesso às políticas públicas.
Antônio José chamou a atenção da importância das ações do Plano Viver sem Limite, lançado pela Presidenta Dilma em 2011 para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O secretário apontou, também, a importância de se considerar as comunidades quilombolas e o acesso dessa população às políticas públicas.
A secretária Ângela Nascimento apresentou o Plano Juventude Viva, que contém diversas ações intersetoriais para ampliar direitos e prevenir a violência contra a juventude, especialmente a negra.
Ao fim da reunião foi estabelecida uma agenda entre as secretarias para dar continuidade ao acompanhamento dessas ações devido à importância e riqueza do tema.
Assessoria de Comunicação