Notícias
Oficializado convite para que Argentina e Uruguai colaborem na exumação de Jango
“Para nós, é importante contar com a cooperação de Uruguai e Argentina”, argumentou o coordenador. A delegação uruguaia já manifestou que participará e indicará os técnicos que participarão do processo. A Argentina solicitou o envio de alguns documentos, mas garantiu que possui interesse em atuar no caso. No final de maio, em Porto Alegre (RS), alguns peritos uruguaios e argentinos participaram da primeira reunião preparatória. Agora, o governo brasileiro está buscando a formalização desse intercâmbio. Os governos argentino e uruguaio têm liberdade para indicar os especialistas, definir a quantidade e as áreas de atuação desses profissionais.
Gilles Gomes enumerou dois pontos que sustentam a integração dos países vizinhos ao processo de exumação de Jango. O primeiro é o contexto da Operação Condor, da qual os três países foram diretamente atingidos. O outro argumento é que assim que o ex-presidente João Goulart morou na Argentina durante o exílio, onde morreu, e visitava frequentemente o Uruguai.
Cooperação de documentos
A base do texto seria a proposta feita pela Argentina ao Brasil, há aproximadamente um mês, para o intercâmbio de documentos entre as duas nações, que está sendo analisada pelo governo brasileiro. Aliás, o termo é semelhante ao mantido entre a Argentina e o Uruguai.
Avanços brasileiros