Notícias
Disque Direitos Humanos completa 10 anos de fundação
Servidores da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e atendentes da Central do Dique 100 participaram nesta quarta-feira (04), em Brasília, da solenidade de comemoração dos 10 anos do Disque Direitos Humanos, serviço de recebimento de denúncias contra violações de Direitos Humanos em todo o país.
Durante a solenidade, que contou até com a apresentação de um coral de crianças de um projeto social da Cidade Estrutural - cidade satélite de Brasília, o Secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDH/PR, Biel Rocha, ressaltou a importância do serviço para a população brasileira e parabenizou todos os servidores e atendentes que atuam no atendimento das demandas da Central.
“Além de acolher imediatamente as demandas e denúncias oriundas de todos os pontos do país, o trabalho do Disque 100 possibilita que o governo faça um mapeamento das principais violações, região onde elas ocorrem, quem são as vítimas e seus respectivos agressores. Isso é fundamental para a construção de políticas públicas em defesa dos direitos humanos no País”, afirmou Biel. O secretário citou o relatório de Violência Homofóbica, construído a partir das denúncias colhidas na Central. O documento, segundo o secretário é inédito no mundo e já foi apresentando na ONU e no Mercosul.
Balanço - Entre maio de 2003 a junho de 2013, o Disque 100 fez 3.182.413 atendimentos. Os dez anos da central, que constitui, atualmente, o principal mecanismo de proteção dos Direitos Humanos no Brasil, foi marcado pela cerimônia de entrega do Prêmio Amigas e Amigos do Disque 100, que ocorreu no dia 14 de outubro, durante evento no Museu da República, em Brasília.
Na central, as manifestações de denúncias de violações de Direitos Humanos acolhidas pelo Disque 100 são examinadas e posteriormente encaminhadas para os órgãos responsáveis para apuração e providências cabíveis considerando as especificidades das vítimas apontadas na denúncia, bem como da vulnerabilidade acrescida do grupo vulnerável, ao qual pertence a vítima.
As ações de proteção são o principal foco na ação do Disque, todo o processo de definição dos parceiros e do fluxo de encaminhamento está em constante discussão e renovação no fortalecimento de ações dessa natureza. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e recebe ligações gratuitas de todo o país, inclusive de telefones móveis.
Assessoria de Comunicação Social