Notícias
Nota Pública do Conselho LGBT sobre julgamento do caso Igor Xavier
O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e a Coordenação LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vem a público destacar a importância da condenação do autor do homicídio contra o ator e bailarino homossexual Igor Leonardo Lacerda Xavier. O Tribunal do Júri de Belo Horizonte/MG, condenou, na noite desta terça-feira (27/08), Ricardo Atayde Vasconcelos, a 14 anos de prisão pelo assassinato do jovem.
Esperamos que as demais instâncias jurídicas do país sigam este exemplo e punam com rigor os crimes de homofobia, para que o sentimento de impunidade não impere sob estes casos, que infelizmente ainda ocorrem no Brasil.
Mais uma vez, nos solidarizam com familiares e amigos de Igor, e reafirmamos o compromisso de intensificar as políticas de promoção da livre orientação sexual em todo o território nacional, afim de prevenir a discriminação e a violência motivada por homo-lesbo-transfobia.
Crime – Ricardo Athayde Vasconcelos, 58 anos, assassinou a tiros o ator e bailarino homossexual Igor Xavier, há quase 11 anos, em Montes Claros (MG). O crime ocorreu na casa de Ricardo, após o criminoso supostamente ver o jovem assediando seu filho, à época com 19 anos.
Brasília, 28 de agosto de 2013.
Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT
Coordenação-Geral LGBT