Notícias
Governo lança Bolsa Atleta Pódio e homenageia delegação paraolímpica pelo inédito 3º lugar no Mundial de Atletismo
Os atletas da delegação brasileira que garantiram o 3º lugar no Mundial de Atletismo Paraolímpico de Lyon (França), que ocorreu entre os dias 19 e 28 de julho, foram homenageados na manhã desta sexta-feira (2), pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto. A solenidade marcou o lançamento do Programa Bolsa Atleta Pódio, do Ministério dos Esportes.
O programa, que vai conceder 160 bolsas para atletas de alto rendimento, tem como objetivo impulsionar a conquista de medalhas nas competições dos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.
Presente na cerimônia, a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), parabenizou os atletas, que conquistaram 40 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e 14 de bronze, e reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento do esporte.
“Tenho a responsabilidade de coordenar, aqui SDH/PR, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, que investe em políticas de acessibilidade e garantia de direitos e autonomia plena para as brasileiras e brasileiros que têm alguma deficiência”, afirmou. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e o secretário Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Antônio José Ferreira, também participaram da solenidade, entre outras autoridades.
Bolsa Atleta - Até 2016, o governo federal vai investir R$ 2,5 bilhões no Plano Brasil Medalhas 2016, com o objetivo de colocar o Brasil entre os dez países com maior número de medalhas nos Jogos Olímpicos e entre os cinco melhores colocados dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. O recurso será distribuído em esportes de rendimento, apoio a atletas medalhistas ou presentes entre os 20 primeiros do ranking mundial, além da construção, reforma e operação de 22 centros esportivos.
Dentro do Plano Brasil Medalhas 2016, o Bolsa Atleta Pódio vai beneficiar 160 atletas de alto rendimento, entre eles 44 de modalidades paralímpicas. A presidenta Dilma Rousseff destacou o simbolismo ao iniciar a entrega do incentivo para a delegação paralimpica. “Cada brasileiro e cada brasileira olha pra vocês com carinho, admiração, respeito. Vocês demonstram que existem valores que nós devemos cultuar e cultivar: a determinação do trabalho árduo e também o valor da alegria de vencer”, disse.
Superação - Dois atletas entre os homenageados na cerimônia têm características comuns de vida, ambos decidiram que não seriam as limitações físicas o motivo para ficar em casa e desistir de fazer o que tinham vontade. Um deles é Jonathan de Souza Santos, que levou medalha de ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso. “Temos dificuldades, mas todo dia nos superamos porque tudo é possível pra quem crê. Eu saio, vou surfar que é algo que faço há oito anos, já fiz três anos de capoeira e ando de skate”, explicou o atleta que atualmente se dedica às competições da Classe F40 (anões), treinando por sete horas diárias, seis dias na semana.
Atleta de arremesso de peso classe F11 (deficiente visual), a mineira Izabela Silva Campos, revelou que o caminho até se tornar atleta de ponta começou com um objetivo comum de muitos brasileiros. “Eu ficava muito em casa, não saia e cheguei a pesar cem quilos. A vontade de perder peso me levou pro esporte, daí os meus treinadores perceberam a evolução e me colocaram para o alto rendimento”, contou a atleta, que treina por quatro horas diárias. “Quando a gente pega medalha, lembra de tudo que já passamos e isso não nos deixa fraquejar. Isso dá muita força pra gente continuar na batalha”, explicou.
Assessoria de Comunicação Social