Notícias
Conferência Livre da CNTC debate autonomia e enfrentamento por espaços inclusivos para as mulheres
Beatriz Gregory, coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres da SPM reforçou o importante papel das mulheres nas organizações sindicais para o desenvolvimento do país. Foto: Larissa Domingues
Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) promoveu nesta terça-feira (29/9), em Brasília (DF), a Conferência Livre de Políticas para as Mulheres. O evento, que teve como tema “Alcançar mais direitos, participação e poder para as mulheres trabalhadoras no comércio e serviços”, contou com a presença de cerca de 40 dirigentes sindicais integrantes do sistema CNTC.
A mesa de trabalho foi composta por Beatriz Gregory, coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres da SPM; Silvana Maria da Silva, da Coordenadoria da Mulher da Confederação; Lourival Figueiredo Melo, 1º secretário da Confederação e Maria Bernadete Lira Lieuthier, diretora de Assuntos Internacionais da CNTC.
As participantes se reuniram em quatro grupos para discutir e propor soluções relativas aos eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá em março de 2016, em Brasília. Foram abordados temas como igualdade e equidade de gênero e raça; enfrentamento por espaços inclusivos e por maior participação de mulheres na política; equiparação de salários; enfrentamento aos crimes de ódio, ao preconceito e à discriminação; e autonomia e poder de decisão nos Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs), entre outras questões.
Beatriz Gregory lembrou que o papel das mulheres nas organizações sindicais é de extrema relevância para o desenvolvimento do país, considerando que mais de 4,2 milhões das pessoas que atuam em comércio e serviços são do sexo feminino. “Precisamos avançar na democracia participativa e representativa. Esse ponto precisa ser levantado sempre. As mulheres precisam estar nos espaços de decisão nos sindicatos, federações e confederações, não apenas participar da base. E eu percebi nesta Conferência que elas estão altamente dispostas e capacitadas para isso”, defendeu.
Silvana Maria da Silva, representante da Coordenadoria da Mulher da CNTC, afirmou que a parceria com a SPM contribui para uma sociedade mais justa e igualitária. “Com a Conferência Livre, podemos discutir as ansiedades das mulheres em relação ao mundo do trabalho e também dificuldades de se manter em postos mais elevados. A mulher ainda é discriminada, não tem seu trabalho valorizado e ganha menos que os homens”, disse, acrescentando que as mulheres querem conseguir cargos de chefias e ter melhores condições de trabalho. “Queremos políticas públicas que possam contemplar as necessidades das trabalhadoras”, afirmou.
Para a comerciária Maria Leila Santos, 40, a Conferência Livre é um momento importante para as mulheres. “É gratificante ter a oportunidade de estar engajada em política, que era uma área restrita a homens. Agora contamos com a possibilidade de agir unidas”, concluiu.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR