Notícias
06/06 - Exposição e bate-bola pela igualdade de gênero no Rio de Janeiro
Neste sábado, a coordenadora de Direitos do Trabalho das Mulheres da SPM, Beatriz Gregory, participa do Bate-Bola, um debate sobre a situação do futebol feminino
O Palácio do Catete, que abriga o Museu da República no Rio de Janeiro, se transformará no Espaço Futebol para a Igualdade durante a Copa do Mundo. Desde 4 de junho, no local, foi inaugurada a exposição multimídia
Mulheres em Campo Driblando Preconceitos
, que integra várias atividades e conta com apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Neste sábado (7/6), a coordenadora de Direitos do Trabalho das Mulheres da SPM, Beatriz Gregory, participa do Bate-Bola, um debate sobre a situação do futebol feminino. Ela destaca a discriminação e a desigualdade de gênero, especialmente no futebol e no atletismo. O objetivo desse espaço é promover um debate público com ex-jogadoras, treinadoras e árbitras e traçar um cenário que leve o futebol feminino a se profissionalizar. O diálogo com os formuladores de políticas públicas está previsto para 10 de julho.
Driblando todas as dificuldades, as esportistas conquistaram dois terços das medalhas brasileiras nas duas últimas Olimpíadas. Segundo o Atlas do Esporte no Brasil, 400 mil mulheres praticam regularmente alguma modalidade esportiva.
Marta, jogadora da seleção brasileira de futebol feminino, participou da abertura da exposição. A história do futebol no Brasil está sendo contada sob a perspectiva das mulheres. Há fotos, vídeos e uma linha do tempo destacando contextos sociais e políticos, além de debates com esportistas. A exposição pode ser visitada até 20 de julho.
Três pequenas quadras foram montadas nos jardins do museu para que crianças e jovens, orientados por monitores, possam jogar futebol em grupos mistos e sem árbitro. A ideia, com essa iniciativa, é quebrar preconceitos entre meninas e meninos.
Promovida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), Organização Não Governamental parceira da SPM, e pelo Street Football World-Brasil, a exposição acontece no mesmo local em que o então presidente Getúlio Vargas proibiu as mulheres de jogar futebol ao assinar o decreto nº 3199, em 1941.
“Às mulheres não se permitirá a prática dos esportes incompatíveis com as condições de sua natureza”, dizia o texto que, além do futebol, incluía lutas, pólo, halterofilismo e baseball. O Conselho Nacional dos Desportos revogou a deliberação em 1979.
O Palácio do Catete foi sede do governo federal entre 1897 e 1960. Passou a ser Museu da República a partir de 1970.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres