Notícias
05/06 - SPM defende maior participação das mulheres na política em encontro da UBM
“Mais poder, mais democracia para as mulheres e para o Brasil avançar”. Este é o tema do 9º Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), que teve participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), na mesa de abertura. O congresso teve início na quarta-feira (04/06), em Brasília, e segue até a sexta-feira (06/06),
com mesas de debates e atividades culturais
, em Luziânia (GO).
A secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Vera Soares, destacou no evento as conquistas das mulheres nos últimos anos, como maior presença feminina nos cursos técnicos e universitários e inserção majoritária das mulheres no emprego formal. “Como resultado das políticas sociais da última década, as mulheres negras foram as que mais ingressaram nas escolas e universidades”, afirmou.
No entanto, segundo a secretária da SPM, a presença das mulheres nos espaços de poder, como o parlamento, ainda é um desafio. “Temos que vencer as barreiras da participação política. Somos 12% do total de parlamentares no Congresso Nacional. Precisamos atingir, na próxima eleição, ao menos 30% de participação, o que está previsto em lei”, argumentou Vera.
Integraram a mesa de abertura a coordenadora nacional da UBM, Elza Maria Campos, as deputadas federais Jô Moraes (PCdoB/MG) e Alice Portugal (PCdoB/BA), a coordenadora da oficina regional da Federação Democrática Internacional de Mulheres (Fedim), Alicia Camilo Sales, entre outras representações.
Campanha Eu Ligo 180
– O
vídeo da campanha Eu Ligo 180
foi exibido para as mais de 200 delegadas da UBM de todo o país presentes na abertura do congresso. A deputada Jô Moraes fez referência ao
lançamento da campanha no Senado Federal
, na manhã de quarta-feira (4/6), dizendo que “o parlamento deu publicidade às dores da violência doméstica escondida nas casas”.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres