Notícias
04/06 - Senado adere à campanha Violência contra as Mulheres – Eu ligo
Na solenidade no Salão Nobre do Senado, a ministra Eleonora Menicucci lembrou que violência existe em todo o planeta, mas que o Brasil tem políticas públicas para enfrentá-la
O Senado Federal aderiu na manhã desta quarta-feira (04/06) à campanha Violência contra as Mulheres - Eu ligo, produzida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e pelo Ministério das Cidades e atualmente no ar em vários meios de comunicação e suportes. A ministra Eleonora Menicucci, titular da SPM-PR, entregou kits da campanha do Ligue 180 ao presidente do Senado, Renan Calheiros, à senadora Vanessa Grazziotin e às deputadas federais Elcione Barbalho e Jô Moraes.
Participaram da solenidade a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvati, o ministro do Turismo, Vinicius Lage, a ex-ministra da SPM-PR e deputada federal Iriny Lopes, a ex-ministra Gleisi Hoffmann, a representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, além de deputadas da Bancada Feminina e lideranças de movimentos feministas e de mulheres.
A ministra Eleonora Menicucci contextualizou a campanha do Eu Ligo lembrando que violência existe em todo o planeta, mas que o Brasil tem políticas públicas para enfrentá-las. “A adesão do Senado a esta ação é um passo histórico para que as mulheres tenham a garantia de que na Copa das Copas, tanto para as brasileiras, quanto para as mulheres de outros países, teremos políticas de proteção e enfrentamento à violência”, disse Menicucci. Conheça a campanha e baixe suas peças
aqui
.
Durante o ato de engajamento à ação, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMBD-AL), destacou que jamais esquecerá a viagem que fez à Espanha e a Israel, integrando uma equipe brasileira que atuou para repatriar mulheres exploradas por uma rede de tráfico internacional. Ele acrescentou que uma das primeiras providências que tomou ao chegar à presidência do Senado foi criar a Procuradoria Especial da Mulher, comandada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Disse ainda que fará o possível para votar o quanto antes projetos relativos à defesa dos direitos das mulheres. Entre eles, o substitutivo de Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao PLS 292/2013, que inclui o feminicídio como qualificador do crime de homicídio no Código Penal.
Vanessa Grazziotin ressaltou que a baixa representatividade na política impede o avanço da igualdade de gênero. “Não alcançaremos a condição de uma sociedade justa se as mulheres não tiverem as mesmas oportunidades”, assinalou. As mulheres representam 12% no Senado e 8,6% na Câmara, muito aquém da média mundial.
Parceira da SPM na criação do aplicativo Clique 180 para smartphones, ferramenta que amplia as opções disponíveis para o atendimento de casos de violência, a diretora ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman destacou a importância da campanha e do aplicativo: “São conteúdos para a vida e a liberdade, que apoiam as mulheres em situação de violência”.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres