Notícias
17/12 – Médio Jequitinhonha tem unidade móvel para atender 19 municípios
Doado pela SPM, veículo beneficiará cerca de 280 mil pessoas com ações preventivas à violência de gênero e facilidade de acesso à Lei Maria da Penha. De 54 ônibus, 30 já estão entregues para áreas rurais do país
Clique aqui para ver as fotos do evento
A 30ª Unidade Móvel para Mulheres do Campo e da Floresta foi entregue pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), nessa segunda-feira (16/12), ao Território da Cidadania Médio Jequitinhonha, em Minas Gerais. As chaves do veículo foram repassadas pela secretária-adjunta de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Rosangela Rigo, à vice-prefeita de Araçuaí Rita Capdeville (PPL-MG) em ato que reuniu os prefeitos de Jenipapo de Minas, Marlio Geraldo Costa (PDT-MG), e de Virgem da Lapa, Harley Lopes (PT-MG).
“As mulheres foram às ruas porque queriam combater a impunidade e conquistar direitos iguais. Elas se colocaram contra a violência naturalizada, uma violência que humilha, maltrata e mata as mulheres”, disse Rosangela Rigo. Ao fazer a entrega numa das áreas mineiras que vem obtendo recuperação positiva no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), lembrou o fato de a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da SPM, ter registrado 7% de demandas nas áreas rurais e citou os avanços das políticas para as mulheres.
“O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres tem implementado políticas públicas e garantido recursos públicos. Isso fez toda a diferença: muda o olhar e a responsabilidade do poder público com as mulheres”, salientou Rigo, acompanhada da assessora especial para Questões do Campo e da Floresta da SPM, Raimunda Mascena. A secretária ressaltou, ainda, que a doação das 54 unidades móveis é compromisso da presidenta da República, Dilma Rousseff, feito à Marcha das Margaridas. Em 2011, o grupo reivindicou dez veículos, os quais foram ampliados, dois por estado, pela presidenta Dilma.
A vice-prefeita Rita Capdeville ressaltou a liderança do governo federal, pois “temos um governo que enxerga, escuta e quer ouvir quem precisa”. Acrescentou que a unidade móvel representa o reconhecimento da violência que muitas vezes não é vista pela população e pelo poder público. “A unidade móvel concretiza o que o governo federal vem realizando nesta área e o quanto vem atendendo as mulheres”, finalizou a gestora.
Acordo por Minas – Seguindo acordo firmado entre a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, e o governador Antonio Anastasia (PSDB-MG), no momento de adesão de Minas Gerais ao programa ‘Mulher, Viver sem Violência’ , em outubro, o veículo circulará por 19 municípios da região: Águas Vermelhas, Angelândia, Araçuaí, Berilo, Cachoeira de Pajeú, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Medina, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Pedra Azul, Ponta dos Volantes e Virgem da Lapa. Juntos têm, em média, 280 mil habitantes.
Para a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Federação de Trabalhadores em Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Alaíde Bagetto, “a violência será eliminada de fato na região se for considerado o caráter social da violência pela sociedade e pelo poder público”. E apontou a combatividade das mulheres: “Não duvidem da ousadia das mulheres. Esse é o primeiro território no Brasil a receber unidade móvel. Não duvidem da capacidade delas que deixaram seus afazeres e foram até Brasília”, rememorou em alusão à Marcha das Margaridas.
Envolvimento da sociedade – No ato, a vereadora de Itaobim Maflávia Ferreira (PT-MG) lembrou a morte anunciada de Neusa, ocorrida em outubro, após ser amplamente difundida pelo ex-companheiro a diversas pessoas da cidade “Ela fez várias denúncias e ele avisava para todo mundo que iria matá-la. Fez e suicidou-se. A mulher tem o direito de denunciar, mas mesmo assim é ameaçada. E, em geral, nós temos dúvida se temos de apoiá-la. A sociedade penaliza a mulher”, analisou.
Residente em Itaobim, um dos municípios a ser atendido pela unidade móvel no Médio Jequitinhonha, a parlamentar ponderou sobre a operação do veículo doado pela SPM. “O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres não funciona sozinho nem o ônibus funcionará, se não apontarmos onde está acontecendo a violência”, finalizou.
Sobreposição de violências - O prefeito de Jenipapo de Minas, Marlio Geraldo Costa (PDT-MG), chamou a atenção para a violência social, a qual “deixa viúva mulher de marido vivo, cortador de cana”. E abordou os novos papéis sociais desenvolvidos pelas mulheres. “A mulher hoje é chefe de família e trabalha fora. É diferente daquele tempo em que ficava em casa no fogão. Elas precisam de atenção de todos os governos para cada vez mais fortalecer esse papel”, completou.
Opinião semelhante foi a demonstrada pelo prefeito de Virgem da Lapa, Harley Lopes (PT-MG), para quem as mulheres arcam com “a carga mais pesada. Quando mães, criam seus filhos praticamente sozinhas. E quando avós, cuidam de netos e bisnetos. Temos de tirar a carga das famílias das mulheres”, afirmou.
Pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o consultor Albano Machado convocou os homens para novas práticas. “A gente precisa se reeducar, aprender e se construir na vida de outra forma que não a pautada pela violência”, avaliou.
Doações realizadas – Como um dos eixos estratégicos do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, as unidades móveis já foram doadas para 18 estados : Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
A continuidade das doações se dará no início de 2014. As entregas começaram a ser feitas, em agosto deste ano, quando a ministra Eleonora doou os primeiros veículos à Paraíba, em Alagoa Grande, por ocasião dos 30 anos do assassinato de Margarida Maria Alves.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres