Notícias
08/11 - Prefeituras do RN se mobilizam em torno do Pacto Nacional e do ‘Mulher, Viver sem Violência’
Ao firmar a 14ª adesão, ministra Eleonora alcança resultado surpreendente, com vinculação de 72 municípios ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Cinquenta e quatro prefeituras do Rio Grande do Norte (RN) firmaram cooperação com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), por meio do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Incentivadas pelo programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal, outras 18 renovaram a parceria com a SPM em prol do Pacto. Além dessa mobilização, o RN formalizou adesão à nova iniciativa da SPM e recebeu a primeira de duas unidades móveis para atendimento a mulheres rurais.
Com esses resultados, a agenda da SPM no estado fortalece as políticas de combate à violência doméstica e sexual. Na apresentação do ‘Mulher, Viver sem Violência’, a ministra Eleonora Menicucci, da SPM, frisou o compromisso do governo federal com as brasileiras e a meta de tolerância zero. Ressaltou o objetivo de levar o programa para todos os cantos do Brasil, inclusive localidades remotas, com as unidades móveis para mulheres do campo e da floresta.
A ministra afirmou que prefeitos são parceiros fundamentais no enfrentamento à violência contra as mulheres. Apontou que o combate à violência é uma luta cotidiana. E a governadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) lembrou o papel da mulher na construção da sociedade. “Nós temos uma importância fundamental na sociedade, temos que conscientizar nossos filhos de que não existe mais a submissão feminina, não pode mais existir agressões físicas ou emocionais contra as mulheres, essa época já passou e ninguém mais pode aceitar isso. Nós temos um passado de orgulho e de protagonismo e vamos continuar escrevendo essa história de luta e de superação”.
Agradeceu a presença dos prefeitos que aderiram ao Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. “Fico satisfeita em ver todos esses prefeitos levantando essa bandeira e se comprometendo com a defesa e o apoio às mulheres do campo e também da cidade, estamos todos unidos em defesa da mulher”, completou a governadora.
Mobilização de prefeituras
- O presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Rio Grande do Norte, Benes Leocárdio, priorizou em sua fala a necessidade de ter mais mulheres no poder. Valorizou a ida da ministra Eleonora ao estado, para “implementar essa política no Rio Grande do Norte onde, apesar de ter o maior quantidade de mulheres no poder, é palco de muita violência”. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT-RN), esteve representado pela secretária municipal de Assistência Social, Ilzamara Pereira.
Estiveram presentes no evento: a deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN); o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Anderson Silvino; o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima; o subdefensor público-geral do Rio Grande do Norte, Felipe de Albuquerque Rodrigues; entre outras autoridades.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@spmulheres