Notícias
24/05 – Na Índia, SPM apresenta políticas voltadas para o empoderamento das brasileiras
Composto pelos países Índia, Brasil e África do Sul, Fórum de Mulheres do IBAS se reuniu, de 14 a 16 de maio
A implementação de organismos de políticas nos três níveis da federação, as conferências e os conselhos foram destacados como instâncias relevantes para as políticas para as mulheres no Brasil. As questões foram destacadas pela secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Tatau Godinho, na Índia.
Durante a sexta edição do Fórum de Mulheres do IBAS (Índia, Brasil e África do Sul), que ocorreu de 14 a 16 de maio, a secretária assinalou que o país tem atuado, nos últimos dez anos, para ampliar a inserção e a permanência das brasileiras no mercado de trabalho formal. Apontou que o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da SPM, distingue empresas que realizam ações voltadas para a igualdade, estimulem a ascensão de profissionais entre homens e mulheres e combatem diferenças e discriminações no ambiente do trabalho.
Ela salientou o incentivo ao empreendedorismo das mulheres e grupos de economia solidária, à formação profissional, à ampliação dos direitos sociais e ao compartilhamento das responsabilidades dos afazeres domésticos entre mulheres e homens.
“Realizamos uma série de debates com representantes da sociedade com o objetivo de estimular a participação das mulheres nas instâncias de poder e política, a exemplo do Legislativo e do Executivo”, explicou Tatau Godinho. Salientou que a presidenta da República, Dilma Rousseff – primeira mulher a ocupar o posto político mais alto do país -, deu exemplo ao nomear dez ministras e alçar mulheres a cargos antes ocupados somente por homens. Citou a presidência da Petrobras, uma das maiores empresas da América Latina, que passou a ser ocupada por Graça Foster. Acrescentou que, apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos, muito ainda precisa ser feito para atingir a igualdade entre trabalhadores e trabalhadoras no país.
Além do Brasil, participaram do Fórum representantes da Índia e África do Sul. Nesta edição, foram debatidos temas como o combate à violência, o empoderamento das mulheres, a relação delas com o trabalho e sua participação no meio rural.
O Fórum de Diálogo IBAS – O Fórum é uma iniciativa trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, desenvolvida no intuito de promover a cooperação Sul-Sul. O lançamento do Fórum de Diálogo ocorreu em Brasília, em 6 de junho de 2003.
A instância tem como objetivos principais promover oportunidades de comércio e investimento entre as três regiões das quais os países fazem parte, a redução internacional da pobreza e o desenvolvimento social, a troca de informação trilateral, melhores práticas internacionais, tecnologias e habilidades, assim como cumprimentar os respectivos esforços de sinergia coletiva e a cooperação em diversas áreas, como agricultura, mudança do clima, cultura, defesa, educação, energia, saúde, sociedade de informação, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, comércio e investimento, turismo e transporte.
Para atingir esses objetivos, o Fórum de Diálogo criou dez grupos de trabalho e três fóruns, entre eles o de Mulheres, os quais se reúnem imediatamente antes das reuniões ministeriais ou das Cúpulas.
Secretaria de Políticas para as
Mulheres
– SPM
Presidência da República – PR
Participe das redes sociais:
/
spmulheres
e
@
sp
mulheres