Notícias
25/02 - Programação para o Dia Internacional da Mulher ganha destaque em reunião de monitoramento do PNPM
Com a liderança dos comitês de gênero, órgãos estruturam ações para inclusão e cidadania das mulheres
As ações do governo federal para o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, tiveram destaque na 45ª reunião do Comitê de Articulação e Acompanhamento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que aconteceu em 19 de fevereiro, em Brasília.
Liderando a reunião, a secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Lourdes Bandeira, destacou que este ano, como a Secretaria completa 10 anos, “a comemoração do 8 de março tem que ser mais forte”. Ela frisou que “muitos falaram que a SPM não iria durar. Só conseguimos resistir até hoje porque temos um suporte muito grande do movimento social”.
A secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho, da SPM, informou que o Dia Internacional da Mulher será marcado pelo anúncio, por parte da presidenta Dilma Rousseff, de ações de grande impacto para as mulheres. “São 10 anos de políticas para as mulheres. É momento de reconhecimento do trabalho dos ministérios, não só da SPM”, destacou.
O representante do Banco do Brasil no Comitê, Rodrigo Santos Nogueira, destacou que, para o mês de março, o órgão vai lançar uma campanha de massa voltada para as empreendedoras. Ele destacou o Programa Crescer, de microcrédito produtivo orientado, que de suas 349 mil operações realizadas, 58% são para mulheres.
De acordo com Teresa Sacchet, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no dia 8 de março haverá um evento sobre o Bolsa Família, programa de distribuição de renda cujas titularidades do cartão estão 93% em poder das mulheres.
O Ministério de Pesca e Aquicultura vai lançar um curso, via Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai formar duas mil mulheres em aquicultura e pesca. Segundo a representante do órgão, Roseli Zucanoto, o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura vai beneficiar 150 mil marisqueiras e pescadoras de peixe.
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as – SPM
Presidência da República – PR