Notícias
26/03 - Ministra das Mulheres abre diálogo com articulações nacionais feministas
Publicado em
26/03/2012 19h45
Atualizado em
26/03/2012 20h55
"Vamos juntas com o compromisso de que a SPM manterá o diálogo e o debate com os diferentes setores da sociedade". Essa foi a tônica da reunião da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), Eleonora Menicucci, com as articulações nacionais feministas, ocorrida na quinta-feira (22/03), em Brasília. Por mais de quatro horas, ministra e equipe da Secretaria ouviram relatos das diferentes representações feministas, que mostraram os desafios para o avanço das políticas para as mulheres no Brasil.
A ministra lembrou que o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) é o órgão consultivo e deliberativo da Secretaria e representa a "força da sociedade", mas também valorizou o novo espaço de conversação com as entidades feministas. "Vocês são fundamentais para que as políticas para as mulheres sejam implementadas. Nós somos responsáveis por fazer avançar, mas não fazemos avançar sozinhas", ponderou a ministra.
Ela ressaltou que, em pouco menos de dois meses à frente da Secretaria, a SPM já registra agendas importantes como a apresentação do sétimo informe brasileiro ao Comitê de Acompanhamento da Convenção sobre Todas as Formas de Discriminação da Mulher (Cedaw), participação na 56ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher das Nações Unidas (CSW) e renovações de compromissos para a implementação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher com os governos do Distrito Federal e da Paraíba.
A ministra contou que se fez presente em três ocasiões na Câmara Federal e no Senado, o que demonstra a sua disposição em trabalhar integrada ao Parlamento. Na semana do Dia Internacional da Mulher, Menicucci participou do seminário da Câmara Federal sobre os 80 anos do voto feminino no Brasil e do lançamento do Plano de Ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal. O ponto alto da visita ao Congresso Nacional foi o pronunciamento da ministra Eleonora Menicucci, por designação da presidenta Dilma Rousseff, na cerimônia de entrega do Prêmio Bertha Lutz.
Na articulação com os ministérios, a ministra das Mulheres elencou as recentes audiências com as ministras da Igualdade Racial, Luiza Bairros; Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e os ministros da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho; da Saúde, Alexandre Padilha; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp. Além dos informes do trabalho da SPM, a ministra Menicucci demonstrou disposição em criar uma Coordenação de Diversidade, que se encarregue das políticas para mulheres negras, idosas, deficientes, entre outras.
A reunião teve as presenças de representantes das seguintes articulações feministas: Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Articulação de ONGs de Mulheres Negras (AMNB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Fórum Nacional de Mulheres Negras, Liga Brasileira de Lésbicas, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MMA), Movimento de Mulheres Camponesas
(MMC), Rede Feminista de Saúde e União Brasileira de Mulheres (UBM).
Comunicação Social SPM/PR
Participe das redes sociais: www.facebook.com/spmulheres e www.twitter.com/spmulheres