Notícias
23/03 - Em audiência com a Cepal, Ministra das Mulheres destaca participação das mulheres na Rio +20
Publicado em
23/03/2012 23h45
Atualizado em
26/03/2012 12h31
SPM demonstrou o compromisso do governo brasileiro de liderar o debate sobre a autonomia e o desenvolvimento sustentável das mulheres na conferência
A inclusão da dimensão de gênero no documento final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio +20 foi um dos temas tratados na audiência da secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-PR), Eleonora Menicucci. No encontro, que aconteceu na quinta-feira (22/3), em Brasília, a ministra demonstrou o compromisso do governo brasileiro de liderar o debate sobre a autonomia e o desenvolvimento sustentável das mulheres na conferência.
Em maio, gênero e Rio +20 serão abordados na 47ª Reunião da Mesa Diretora da Conferência Regional da América Latina e Caribe, presidida pelo Brasil até 2013. A reunião acontecerá no Panamá e terá a presença da ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci.
Na audiência com a Cepal, a ministra apresentou o investimento do governo brasileiro na autonomia das mulheres por meio de programas sociais, em que a titularidade de terras, contas bancárias e imóveis é feminina. “Quando o casal se separa, a propriedade fica com as mulheres. A exceção fica nos casos em que os homens têm a guarda dos filhos”, explicou a ministra.
Ela apontou, ainda, a resposta do governo ao pedido da ONU Mulheres de enfrentar a violência contra as mulheres e exploração sexual de meninas em grandes eventos, como a Copa Mundial de Futebol em 2014. As ações serão desenvolvidas com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), tendo como marco a cooperação firmada no Dia Internacional da Mulher que inclui o atendimento às prioridades de ações e políticas para as mulheres idosas, mulheres com deficiência e para a prevenção da violência contra mulheres e meninas nos grandes eventos, com base nas Resoluções aprovadas na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
A secretária-executiva da Cepal convidou a ministra a participar da agenda de debates da entidade e das Nações Unidas na América Latina e Caribe sobre uso do tempo, envelhecimento, redução dos índices de gravidez na adolescência e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
“Estamos concentrando esforços na economia do cuidado. Para alcançarmos a igualdade de gênero, as mulheres têm de ter acesso aos bens de produção e trabalho”, afirmou Alicia Bárcena ao pontuar o valor do trabalho das mulheres na economia.
Comunicação Social SPM/PR
Participe das redes sociais: www.facebook.com/spmulheres e www.twitter.com/spmulheres