Notícias
28/10 – Conferência debate tráfico de mulheres e violência sexual contra meninas e adolescentes
Cerca de 150 mulheres, dos mais variados segmentos sociais, são esperadas na 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de Roraima, que acontece de 31 de outubro a primeiro de novembro, na Academia de Política Integrada de Roraima, em Boa Vista.
Abrem a Conferência a secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Rosana Ramos, o governador Jose de Anchieta, a primeira dama e secretária Extraordinária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan Estérfany Oliveira de Anchieta, além de representantes dos movimentos sociais.
Além de tratar dos eixos estabelecidos pela comissão organizadora da Conferência Nacional “Autonomia, econômica, política, social e cultural das mulheres”, as conferencistas vão discutir e propor políticas para o enfrentamento ao tráfico de mulheres e a violência sexual contra meninas e adolescentes, situações peculiares da região.
Outros assuntos a serem discutidas durante a conferência são a reativação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a elaboração do 1º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Na plenária final, as delegadas vão aprovar as propostas do estado a serem apresentadas na etapa nacional. Também serão eleitas 35 delegadas que representarão Roraima na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece de 12 a 15 de dezembro, em Brasília.
A Conferência Estadual é organizada pela Secretaria Extraordinária da Promoção Humana e do Desenvolvimento e Secretaria da Justiça e Cidadania.
ETAPA MUNICIPAL – Das 15 cidades do estado12 fizeram suas conferências municipais, que tiveram a participação de mil mulheres em todo o processo.
As principais reivindicações das roraimenses nessa fase foram o enfrentamento à violência contra a mulher e a ampliação da Rede de Atendimento à Mulher, com a abertura de casas abrigo e centros de referência de atendimento à mulher.
RESULTADOS - As conferências acontecem desde de 2004, depois da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), ligada a Presidência da República, em 2003.
Desde então, destacam-se algumas conquistas, entre elas o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e a construção do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontece em três etapas complementares: as conferências municipais/regionais, que ocorreram no período de 1º de julho a 30 de setembro; as conferências estaduais que começaram no período de 1º de setembro e se encerram no dia 15 de novembro; as conferências temáticas que acontecem de 1º de julho a 15 de novembro e a etapa nacional marcada para o período de 12 a 15 de dezembro.
PROGRAMAÇÃO
Dia 31 de outubro (segunda-feira)
9h30min – Abertura Solene da II CEPM
Apresentação Cultural
Coordenação de mesa: Cerimonial
10h30min – Leitura e aprovação do Regimento
12:00 – Almoço
14:00 – Mesa: “Século das mulheres”
15h25min – Debate com o plenário
16:00 - Encerramento com Coffee Break
1 de novembro (terça-feira)
8:00h – Grupo Temático de Trabalho
GT01 – Autonomia econômico e igualdade no mundo do trabalho, como
12:00h – Almoço
14:00h – Plenária final para apresentação e aprovação de propostas