Notícias
Iriny Lopes prestigia lançamento do Plano de Enfrentamento a Violência contra a Mulher em Maceió
O documento busca consolidar as ações em três eixos de atuação: prevenção, assistência e o combate à violência contra as mulheres
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, participa do lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher de Maceió. Além da ministra, estarão presentes o prefeito da capital, Cícero Almeida, o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, e a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Nelma Padilha. O evento acontece nesta sexta-feira (27/05), às 9h, no Cine Sesi Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, nº 1113 – Pajuçara) Maceió/AL.
O plano foi construído de forma conjunta, com a participação de organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais, sindicatos, coletivos de mulheres de partidos políticos, do Legislativo municipal, Defensoria Pública estadual, Ministério Público e Poder Judiciário. O documento busca consolidar as ações em três eixos de atuação, inspirados na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que são a prevenção, a assistência e o combate à violência contra as mulheres.
Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (SEMIDSC), Pedro Montenegro, o Plano teve como motivação primária responder à demanda dos movimentos feministas e de mulheres por uma ação mais ampla, intersetorial e integradora por parte do município de Maceió em relação ao grave fenômeno da violação de direitos humanos das mulheres.
Informações das duas Delegacias Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher (DEDDM) de Maceió mostram que no ano passado foram registrados 3.674 casos de agressões. Os dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade no Brasil (SIM), apontam que e o número de homicídios contra as mulheres saltou de 29 em 2007 para 55 em 2010 na capital alagoana.
“O município assumiu o desafio de enfrentar uma das principais e cruéis violações dos direitos humanos das mulheres, a violência contra a mulher, nas suas mais diversas expressões e formas. A elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher é a resposta da cidade a essa violação”, afirma Pedro Montenegro.
Audiência
No período da tarde, Iriny Lopes será recebida pelo governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, para tratar de políticas públicas para as mulheres.
Com informações da Assessoria de Comunicação da SEMIDSC.