Notícias
Comissão Interamericana de Mulheres se reúne na Cidade do México
Na pauta, consta a aprovação da criação do Ano Interamericano das Mulheres
Temas como democracia, participação política, violência de gênero e direitos humanos são debatidos na Trigésima Quinta Assembléia de Delegadas da Comissão Interamericana de Mulheres (CIM), que acontece na Cidade do México. O evento, que começou ontem e se estende até amanhã (5), reúne representantes de 35 países da região. Na ocasião, será analisada a aprovação da criação do Ano Interamericano das Mulheres.
A Assembléia de Delegadas elegeu o Brasil entre os cinco países membros para compor o Comitê Diretivo no período 2010/2012. O México preside o Comitê, a Argentina, Barbados e Guatemala ficaram como vice. Panamá, Paraguai, Trinidad, Tobago e Brasil foram eleitos países membros.
Na abertura do encontro, a Assembléia aprovou uma declaração de felicitações ao Brasil pela eleição da primeira mulher presidente da República.
CIM - Foi criada em 1928, durante a Sexta Conferência Internacional Americana, realizada em Havana, Cuba. A CIM foi o primeiro organismo intergovernamental criado para tratar especificamente do tema dos direitos da mulher. Quando criada, a CIM atuava no âmbito da União Pan-Americana, porém, com o fim desse organismo, em 1948 a CIM foi incorporada pela Organização dos Estados Americanos como um Organismo Especializado de caráter técnico permanente.