Notícias
SPM e Ministério do Trabalho e Imigração da Espanha promovem seminário sobre tráfico de mulheres em Madri
Brasil apresenta eixo “Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e reúne-se com Ministério da Igualdade para tratar da criação de serviço de atendimento às brasileiras na Espanha
O tráfico de mulheres brasileiras para a Espanha é tema do “Seminário Internacional Articulação da Rede Hispano-brasileira no Contexto da Atenção das Brasileiras Vítima de Tráfico, que acontece nos dias 10 e 11, em Madri. O evento é resultado da relação bilateral entre Brasil, através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), e Espanha, por meio do Ministério do Trabalho e Imigração da Espanha. A articulação visa a elaboração de Protocolo de Atuação para Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres Brasileiras para a Espanha, que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Universitário de Desenvolvimento e Cooperação da Universidade Complutense Madri.
De acordo com a subsecretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves, o período de realização do seminário é oporturno por conta do recente desmantelamento de duas redes de tráficos de mulheres brasileiras na Espanha. “Esse é um momento importante para que se efetive uma política de atendimento qualificado às mulheres brasileiras na Espanha. Queremos que as mulheres sejam atendidas e não deportadas, aponta a subsecretária.
Aparecida Gonçalves apresentará o eixo “Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Mulheres do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres na primeira sessão do seminário “Os Planos Nacionais contra o Tráfico de Pessoas na Espanha e Brasil e a Atenção às Vítimas Brasileiras, na quarta-feira (10/12).
Atendimento às brasileiras
Além do seminário, Aparecida Gonçalves terá audiência, na quinta-feira (11/12), com o Ministério da Igualdade da Espanha para tratar da criação de um serviço de atendimento às mulheres brasileiras, chegadas à Espanha por rotas de tráfico de pessoas. O encontro ocorre exatamente uma semana após o desmantelamento de rede de tráfico de mulheres brasileiras, em Madri. Durante a diligência, a polícia espanhola localizou 19 brasileiras. Há pouco mais de um mês, a polícia desarticulou uma organização similar, que explorava sexualmente brasileiras em vários clubes da Espanha.
Segundo o estudo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UODC), de 2003, 83% dos casos de pessoas traficadas no mundo envolvem mulheres e 48%, menores de 18 anos. Dados do relatório anual do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), de 2006, revelam que mais de 70 mil brasileiras vivem em prostituição no exterior.