Notícias
Suely Almeida (1º/08/1956 – 09/08/ 2008)
Suely, que sempre foi uma combativa defensora dos direitos das mulheres, atualmente estava à frente do Núcleo de Estudos de Políticas em Direitos Humanos, ligado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora na área de gênero, Suely de Souza Almeida, 52 anos, faleceu neste último sábado (09/08), no Rio de Janeiro. Integrante da Comissão Especial de Segurança da Mulher, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Rio de Janeiro, Suely sempre foi uma combativa defensora dos direitos das mulheres.
Recentemente, Suely estava à frente do Núcleo de Estudos de Políticas em Direitos Humanos, ligado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Desse núcleo faz parte o Centro de Referencia de Mulheres da Maré (CRMM) e Centro de Referência das Mulheres (CRM). Também foi conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Rio de Janeiro de 1999 a 2002.
Formada em Serviço Social pela UFRJ, em 1977, sua linha de pesquisa era a questão de gênero, tema abordado em vários livros, artigos acadêmicos, na sua dissertação de Mestrado, intitulada “Violência contra a mulher:determinações de classe e cultura, e na sua tese de Doutorado, intitulada “Violência de gênero: público x privado.
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, compareceu ao velório que ocorreu no sábado (09/08), à noite, no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Suely foi sepultada no último domingo (10/08), no cemitério Jardim da Saudade.