Notícias
Adiado julgamento de recurso sobre violência doméstica no TJDFT
Pela primeira vez, processo com base na Lei Maria da Penha será decidido por um Tribunal de Justiça
Foi adiado para a próxima quinta-feira (31/05), a partir das 13h30, o julgamento sobre violência doméstica, a cargo do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Será a partir das 13h30, na Sala de Sessões da 1ª Turma Criminal.
Pela primeira vez, um recurso contra o arquivamento de processos com base na Lei Maria da Penha (11.340/06) será decidido por um Tribunal de Justiça. Entidades feministas estão atentas à decisão e prometem comparecer no Tribunal.
Portanto, qualquer que seja a decisão do TJDFT, o julgamento do recurso será inédito. Se o recurso for negado, será um retrocesso: o Tribunal dará razão a todos os juízes e promotores que decidiram arquivar processos com base na Lei 11.340/06. Se a decisão for favorável, será dado um grande passo para o respeito e correta implementação da Lei Maria da Penha.
O resultado do julgamento não obriga juízes e promotores a mudar seu procedimento, mas por ser a primeira decisão desse tipo, poderá se tornar referência para deliberações dos demais Tribunais de Justiça, nos estados.