Artigos
Para refinar sua busca, escolha um Subtema ou utilize as teclas Ctrl + F (Encontrar na Página) para fazer buscas de palavras-chave, autores ou data.
Subtemas:
- Parentalidade
- Adoção
- Capital Social
- Casamento
- Conjugalidade
- Demografia
- Fortalecimento de Vínculos
- Impacto da Tecnologia
- Políticas Familiares
- Antropologia Filosófica
- Direito à Família
- Direitos Humanos
- Prevenção de comportamentos de risco
- Projeção Econômica e Social
- Sistema de Proteção Social
- Saúde Mental
- Intergeracionalidade
- Mulheres
- Vínculos Familiares
- Qualidade de Vida
- Violência Intrafamiliar
- Nupcialidade e Família
- Políticas Públicas Familiares
- Crianças e adolescentes em conflito com a lei
- Uso de Drogas e Álcool
- Direitos parentais
- Educação
- Capital Humano
- Renda Familiar
- Conciliação Família-Trabalho
- Estado de bem estar
- Práticas parentais
- Juventude
Parentalidade
Instrumentos para avaliar a coparentalidade: uma comparação de suas propriedades psicométricas
Autor(es): T. R. de Carvalho; E. J. Barham
Publicação: Avaliação Psicológica, 2016, 15(2), pp. 207-215
Apresentação: A coparentalidade envolve as interações que ocorrem entre a mãe e o pai de uma criança, para combinar como lidar com as tarefas relacionadas à criação deste filho. O objetivo do presente estudo foi comparar instrumentos de coparentalidade descritos na literatura internacional.
Palavras-chave: parentalidade; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Modelos Teóricos das Relações Coparentais: Revisão Crítica
Autor(es): D. Lamela; R. Nunes-Costa; B. Figueiredo
Publicação: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 1, p. 205-216, jan./mar. 2010
Apresentação: O presente artigo teórico, num primeiro momento, define e delimita o construto de coparentalidade, num segundo momento, apresenta três modelos conceptuais da aliança coparental mais referenciados na literatura científica e, no final, discute as vantagens e limitações conceptuais dos quadros teóricos descritos.
Palavras-chave: parentalidade; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Autor(es): M. J. Digiácomo
Publicação: Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense, v. 7, n. 17, p. 131-156. julho/dezembro 2010
Apresentação: A visão de Murillo José Digiácomo, promotor de Justiça no Estado do Paraná, sobre “adoção intuitu personae” no ordenamento jurídico brasileiro.
Palavras-chave: Direito – Periódico; Santa Catarina; Ministério Público; Associação Catarinense do Ministério Público; infância; juventude; parentalidade; proteção social; vínculos familiares.
Autor(es): G. Petrini
Publicação: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v.16, n.18+19, 2009
Apresentação: O presente artigo estuda o significado social da família, tendo em vista a tendência da cultura contemporânea a considerar as relações afetivas como fatos privados, sem relevância para a sociedade. Discute o processo de individualização, a constituição da identidade pessoal e de bens relacionais no contexto familiar, investigando possíveis correlações com o processo social contemporâneo, caracterizado pela perda de virtudes sociais, como se evidencia pelo aumento dos índices da violência e pela quantidade de recursos públicos desviados de sua finalidade social.
Palavras-chave: conjugalidade; parentalidade; políticas familiares; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Famiglia e famiglie: affetti e legami
Autor(es): E. Scabini
Publicação: Atlantide, 2006
Apresentação: Riflettere oggi sulla famiglia e la sua identità significa individuare le caratteristiche essenziali che la rendono tale - e cioè propriamente famiglia - e che ci consentono sia di distinguerla da tutto ciò che non lo è, sia di riconoscerla entro una pluralità di forme storicamente date, come variazioni su uno stesso tema.
Palavras-chave: conjugalidade; parentalidade; vínculos familiares; Casamento e conjugalidade.
Práticas educativas parentais em famílias de adolescentes em conflito com a lei
Autor(es): Maria Cristina Neiva de CARVALHO Paula Inez Cunha GOMIDE
Publicação: Estud. psicol. (Campinas) vol.22 no.3 Campinas July/Sept. 2005
Apresentação: As práticas educativas parentais referem-se ao modo, utilizado pelos pais, de socializar, controlar ou desenvolver valores e atitudes em seus filhos, e ao seu conjunto denomina-se estilo parental. Utilizou-se o Inventário de Estilo Parental de Gomide de 2003 para avaliar duas práticas positivas (monitoria positiva e comportamento moral) e cinco negativas (negligência, abuso físico, monitoria negativa, punição inconsistente e disciplina relaxada), buscando investigar se a percepção dos filhos coincide com a percepção dos pais sobre as práticas parentais utilizadas na família. A identificação do estilo parental em famílias de risco poderá fornecer importantes subsídios para elaboração de programas de orientação e treinamento de pais, tanto preventivamente quanto para aquelas famílias cujos filhos adolescentes já se encontram em conflito com a lei.
Palavras-chave: atitude parental; delinqüência juvenil; práticas educativas; psicologia educacional.
Cerebro, estrés y parentalidad
Autor(es): Anna Carballo Márquez
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 3 - 2017 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: El objetivo principal de este artículo es el estudio de la respuesta fisiológica del estrés crónico sobre nuestro organismo y, especialmente, sobre el cerebro en desarrollo. Tras una breve introducción en el campo de la Neuroeducación, describimos las características principales de la plasticidad y la maduración cerebral, así como la respuesta fisiológica al estrés y a los efectos nocivos de éste sobre el sistema nervioso central infantil, más inmaduro y también más vulnerable a los efectos del ambiente. En el artículo se relaciona el estrés tóxico con la negligencia como importante factor de riesgo, así como con la construcción del apego seguro, un vínculo emocional que desarrolla el niño con sus padres y que constituye un importante factor protector. Por último, se habla de la importancia del estrés positivo para la construcción de la resiliencia infantil, así como de los peligros de la hiperpaternidad.
Palavras-chave: Neuroeducación, Estrés, Parentalidad, Negligencia, Apego, Resiliencia.
Autor(es): Clarisse Mosmann Crístofer Batista da Costa Allana Gessiele Mello da Silva Susana Konig Luz
Publicação: Trends Psychiatry Psychother vol.34 no.3 Porto Alegre July/Sept. 2012
Apresentação: Investigação da prevalência e fatores de risco de diferentes tipos de relações iniciais entre pais e filhos em um grupo populacional brasileiro de Porto Alegre, com crianças de 4 meses de idade nascidas em hospitais públicos. O artigo conclui que há uma alta prevalência de problemas em relações iniciais entre pais e filhos, sugerindo a necessidade de intervenções no sistema de saúde. Problemas relacionais entre pais e rilhos são prevalentes no início da vida e mais associados com outros problemas relacionais do que com uma carga socioeconômica.
Palavras-chave: Parent-infant problematic relationship; parenting; family relationship; child development; prevalence; relational problems.
Parenting Styles and Alcohol Use in Brazilian Males
Autor(es): Elke do Pillar Pinheiro Paula Inez Cunha Gomide
Publicação: Paidéia2020, Vol. 30, e3033.doi:https://doi.org/10.1590/1982-4327e3033
Apresentação: Este estudo objetivou a comparação de estilos parentais maternos e paternos em grupos de homens adultos alcoólatras e não-alcoólatras. Os participantes foram 260 homes adultos, metade dos quais diagnosticados com alcoolismo, enquanto os outros não apresentavam uma história de alcoolismo. O modelo de regressão logístico binário contendo o PSI parental, idade, educação e PSI maternal mostrou que o PSI paternal foi o principal preditor de alcoolismo.
Palavras-chave: parenting style, alcoholism, men, educational status, adult.
Relação entre comportamento moral dos pais e dos filhos adolescentes
Autor(es): Laísa Weber PRUST Paula Inez Cunha GOMIDE
Publicação: Estud. psicol. (Campinas) vol.24 no.1 Campinas Jan./Mar. 2007
Apresentação: A moralidade foi abordada neste estudo como uma das variáveis correlacionadas ao aparecimento de comportamentos anti-sociais. O objetivo deste estudo foi avaliar se havia diferença entre escores de comportamento moral de famílias de risco e de não risco. O teste não-paramétrico de Maan-Whitney mostrou que as médias dos escores do Índice de Comportamento Moral para famílias de não risco e de risco são estatisticamente diferentes, e o teste de correlação de Spearman verificou que os escores dos adolescentes no Índice de Comportamento Moral correlacionam-se positivamente com os escores dos pais e mães.
Palavras-chave: desenvolvimento moral; práticas educativas parentais; comportamento moral.
Autor(es): Isis Eloah MachadoI; Mariana Santos Felisbino-MendesI; Deborah Carvalho MaltaI; Gustavo Velasquez-MelendezI; Maria Imaculada de Fátima FreitasI; Marco Antonio Ratzsch de AndreazziII
Publicação: Rev. bras. epidemiol. vol.21 supl.1 São Paulo 2018. Epub Nov 29, 2018
Apresentação: Estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram, em adolescentes, a experimentação precoce de bebidas alcoólicas e a ocorrência de problemas devido ao uso da substância. Além disso, a falta de supervisão e acompanhamento mais próximo dos filhos pelos pais e responsáveis aumentou o uso de álcool nessa idade.
Palavras-chave: Adolescente; Consumo de bebidas alcoólicas; Relações pais-filho; Fatores socioeconômicos.
Autor(es): Mosmann, C.; Costa, C. B.; Silva, A. G. M.; Luz, S. K.
Publicação: Temas em Psicologia – Março 2018, Vol. 26, nº 1, 429-442.
Apresentação: Investigação, em crianças e adolescentes com e sem sintomas psicológicos clínicos, do papel discriminante das variáveis da relação conjugal, coparental e parental de seus pais, em amostra de 200 participantes, com filhos de 4 a 18 anos, casados e coabitando com a prole. Os resultados apontam que o subsistema coparental prepondera nesta relação, entretanto as três dimensões analisadas interagem de forma interdependente no ajustamento psicológico dos filhos.
Palavras-chave: Crianças; adolescentes; sintomas; relações familiares.
Desarrollo en la temprana infancia: nuevo marco conceptual
Autor(es): Ignasi De Bofarull De Torrents
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 1 - 2015 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: Si en el siglo XX las enfermedades y deficiencias –en el entorno pediátrico y familia- del niño estaban focalizados en las infecciones y las vacunas, la nutrición y la higiene, en estos primeros lustros del siglo XXI a estos problemas de salud se han sumado otro tipo de trastornos y enfermedades. La neurociencia, la biología, la pediatría han puesto de manifiesto que existen una nuevas situaciones socio-familiares que afectan a los niños, sobre todo en los primeros años de vida, que pueden menoscabar determinados planos de la salud que repercuten en el desarrollo, el comportamiento, o los progresos cognitivos y educativos del niño. Estos años son muy sensibles en el plano cerebral (Figura.1) y la ausencia de una buena estimulación y de una adecuada relación afectiva con los progenitores puede afectar al desarrollo del cerebro en el plano de las conexiones neuronales, en las fundamentales sinapsis que ahora tienen lugar.
Palavras-chave: Desarrollo, Infancia, EcoBioDesarrollo, Prevención, Intervención, políticas familiares.
Fundamentos de Fiscalização e Orientação do Poder Familiar
Autor(es): Antonio Jorge Pereira Júnior PEREIRA JÚNIOR, Antonio Jorg
Publicação: Revista da Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 97, p. 139-179, 2002.
Apresentação: O artigo dedica-se ao estudo da natureza jurídica do poder familiar (pátrio poder) e de quatro princípios que fundamentam e orientam a interferência da sociedade civil e do Estado em sua administração: cooperação, subsidiariedade, prioridade absoluta da criança e do adolescente, autonomia familiar.
Palavras-chave: Poder familiar; fiscalização; fundamentos e princípios; Direitos parentais; autonomia familiar.
Protecting a Child's Emotional Development When Parents Divorce
Autor(es): Peter Ernest Haiman
Publicação: The Pennsylvania State University, Cite Seer X
Apresentação: The child’s development of an emotional attachment to a primary caregiver in the first six years of life is very important. A disturbance in this development can create problems in childhood, adolescence, and adult life. Behaviors fundamental to personal and interpersonal well-being are involved. Examples of these are (a) the ability to create deep and enduring love relationships, (b) the strength to tolerate the imperfect satisfaction of personal needs, (c) the attitudes and desire that lead to cooperation with others, and (d) the motivation to learn and work. The course of these processes is set in the early years of life by the quality of the attachment bond that is established then...
Palavras-chave: Desenvolvimento emocional; crianças; divorcio; adolescência; consequências.
A Proposed Alliance On Behalf of Children And Families
Autor(es): Peter Ernest Haiman
Publicação: Peter Ernest Haiman, personal website
Apresentação: The prospects for the future well-being of the United States have been seriously weakened by a steady decline in both the quality of family life and the lives of children and adolescents. Within the last fifty years, empirical evidence of this decline has appeared in many research domains. Recent studies have documented the existence of significant numbers of children, under three years of age, who show by their behavior toward their mother and/or father that they have been living emotionally insecure lives with their own parents. Research published within the last decade has revealed a dramatic increase in the number of adolescents who commit suicide. Homicide has been a leading cause of death among teenagers and young adults. The number of teenagers suffering from depression has also risen sharply in the past thirty years. Studies have also revealed drug use, substance abuse and acts of social violence committed by teenagers. There are many studies that document a steady decline in the academic achievement by youth of all ages in the United States. There is also evidence of an increase in the number of younger teenagers who become pregnant. These are only a few samples from extensive bodies of research in the social and behavioral sciences. Together, they paint a disturbing picture of the lives of many children and families from all social and economic classes in the United States...
Palavras-chave: Comportamento; crianças; adolescente; família; valores;educação infantil.
Fatherhood and wage inequality in Britain, Finland, and Germany
Autor(es): Rossella Icardi,Anna Erika Hägglund,Mariña Fernández-Salgado
Publicação: J. Marriage Fam.2022;84:273–290
Apresentação: This study investigates whether and how fatherhood shapes the wage distribution in Britain, Finland, and Germany.Results show little evidence of substantial fatherhood wage effects along men's wage distribution. In all countries, fathers' higher wages at the median and top of the wage distribution are mostly accounted for by selection, but fatherhood shifts the bottom part of the distribution to the left particularly in the UK.
Palavras-chave: Parentalidade; Paternidade; Desigualdade Salarial.
A Participação do Pai nos Cuidados da Criança, Segundo a Concepção de Mães
Autor(es): Maria Aparecida Crepaldi; Grace Andreani; Patrícia Simone Hammes;Clarissa Dionísio Ristof; Sandra Ribeiro de Abreu
Publicação: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 579-587, set./dez. 2006
Apresentação: Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção das mães a respeito do cuidado paterno em famílias em situação de risco psicossocial, comparando famílias que mantêm seus filhos na creche e famílias cujas crianças aguardam por vaga. Foram realizadas entrevistas com 30 famílias, gravadas em audiocassete e transcritas, as quais continham dados de identificação e questões abertas referentes à família e ao cuidado. Nas entrevistas, as questões abertas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo temático. Para as perguntas fechadas pontuou-se a freqüência de ocorrência de respostas, com o objetivo de caracterizar os elementos específicos da participação do pai. As mães descreveram as atividades que seus companheiros realizavam com os filhos (sair, brincar, conversar e cantar), mas nem todas consideram-nas como atividades de cuidado. Constatou-se que o pai aproveita diferentemente da mãe o tempo que passa com as crianças.
Palavras-chave: Cuidado paterno, desenvolvimento familiar, situação de risco.; Paternidade; corresponsabilidade; crianças; qualidade das relações.
O pai no parto e apoio emocional: a perspectiva da parturiente
Autor(es): Cibele Cunha Lima da Motta; Maria Aparecida Crepaldi
Publicação: Paidéia, 2005, 15(30), 105-118
Apresentação: O objetivo deste estudo qualitativo e de caráter exploratório e descritivo é caracterizar o apoio emocional oferecido pelo companheiro à mulher em trabalho de parto. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: 1) observação do pré-parto e parto; e 2) entrevistas semi-estruturadas, no pós-parto. As participantes da pesquisa são 10 primiparturientes, com idades entre 17 e 34 anos. Os resultados são descritos por meio de categorias que contemplam as entrevistas e o processo de observação, caracterizando as interações entre parturiente e acompanhante. A pesquisa evidencia que a parturiente considera a presença de seu companheiro uma importante referência emocional e aponta que o apoio emocional fornecido pelo companheiro, que, na maioria das vezes, é o pai do bebê, é influenciado por sua disponibilidade e seus conhecimentos acerca da parturição. Assim, o apoio da equipe de saúde é fundamental nesse processo, para ajudá-lo a vivenciar esse momento com a parturiente.
Palavras-chave: Apoio emocional; pai acompanhante; psicologia; trabalho de parto; equipe de enfermagem; Conjugalidade; parentalidade; nascimento de filhos; rede de apoio.
La médiation familiale : activités des services, usagers et effets sur la résolution des conflits
Autor(es): Pauline Domingo; Celine barbosa
Publicação: Politiques sociales et familiales n° 103 - mars 2011 85 Synthèses et statistiques
Apresentação: La médiation familiale vise à préserver le lien familial lorsqu’il est fragilisé par un événement ou une situation tels que les divorces, les séparations, la recomposition familiale, les conflits familiaux autour du maintien des liens entre les grands-parents et les petits-enfants, ainsi que ceux entre les jeunes adultes et leurs parents. En proposant un temps d’écoute, d’échange et de négociation, l’objectif de la médiation est de permettre d’aborder le conflit familial dans un espace neutre afin de restaurer le dialogue et de coconstruire une parentalité équilibrée.
Palavras-chave: Monts clés; médiation familiale; conflit familial - CAF; Mediação familiar; resolução de conflito; impacto positivo.
Adoção
Autor(es): M. J. Digiácomo
Publicação: Revista Jurídica do Ministério Público Catarinense, v. 7, n. 17, p. 131-156. julho/dezembro 2010
Apresentação: A visão de Murillo José Digiácomo, promotor de Justiça no Estado do Paraná, sobre “adoção intuitu personae” no ordenamento jurídico brasileiro.
Palavras-chave: Direito – Periódico; Santa Catarina; Ministério Público; Associação Catarinense do Ministério Público; infância; juventude; parentalidade; proteção social; vínculos familiares.
O Novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento
Autor(es): Corregedoria Nacional de Justiça
Publicação: Conselho Nacional de Justiça, 2019
Apresentação: Passo a Passo da Adoção no Brasil. Artigo publicado no site do Conselho Nacional de Justiça.
Palavras-chave: direitos humanos; infância; juventude; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Os atalhos que conspiram contra o sistema de adoção
Autor(es): W. G. Sousa
Publicação: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, 2019
Apresentação: Artigo, publicado no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, sobre os desafios na adoção.
Palavras-chave: direitos humanos; infância; juventude; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Capital Social
Retratos da Sociedade Brasileira: Confiança interpessoal
Autor(es): Confederação Nacional da Indústria - CNI
Publicação: Indicadores CNI. ISSN 2317-7012. Ano 6. Número 39. Julho 2017
Apresentação: Apresentação de indicadores da Confederação Nacional da Indústria sobre a confiança dos brasileiros nas pessoas.
Palavras-chave: vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Relação entre comportamento moral dos pais e dos filhos adolescentes
Autor(es): Laísa Weber PRUST Paula Inez Cunha GOMIDE
Publicação: Estud. psicol. (Campinas) vol.24 no.1 Campinas Jan./Mar. 2007
Apresentação: A moralidade foi abordada neste estudo como uma das variáveis correlacionadas ao aparecimento de comportamentos anti-sociais. O objetivo deste estudo foi avaliar se havia diferença entre escores de comportamento moral de famílias de risco e de não risco. O teste não-paramétrico de Maan-Whitney mostrou que as médias dos escores do Índice de Comportamento Moral para famílias de não risco e de risco são estatisticamente diferentes, e o teste de correlação de Spearman verificou que os escores dos adolescentes no Índice de Comportamento Moral correlacionam-se positivamente com os escores dos pais e mães.
Palavras-chave: desenvolvimento moral; práticas educativas parentais; comportamento moral.
Pobreza, capital humano, capital social e familiar
Autor(es): Giancarlo Petrini; Ricardo Fonseca; Wladimir Porreca
Publicação: Memorandum 19, out/2010, ISSN 1676-1669
Apresentação: O presente estudo investiga a pobreza partindo de uma análise dos recursos que os pobres dispõem em sua realidade, analisando os temas do capital humano, social e familiar, procurando estabelecer conexões e elucidar fatores da realidade pouco considerados em estudos e projetos de combate à pobreza e à exclusão social. O presente artigo, em seu conjunto, procura compreender porque, em condições semelhantes de pobreza, algumas pessoas conseguem elaborar um projeto de vida enquanto outras se estabilizam em estratégias de sobrevivência. Para avançar na luta contra a pobreza, revelou-se indispensável a convergência entre fatores pessoais, familiares, micro-sociais e políticas públicas de valorização e fortalecimento dos agentes de desenvolvimento presentes no território.
Palavras-chave: pobreza, capital humano, capital social, capital familiar; Capital social familiar; pobreza; políticas públicas; relações familiares.
Autor(es): Francesco Marcaletti; Rita Cavallotti
Publicação: REIS: Revista Española de Investigaciones Sociológicas, ISSN 0210-5233, Nº 173, 2021, págs. 47-68
Apresentação: El artículo presenta la validación de una escala de capital social familiar (CSF) diseñada siguiendo el paradigma de la sociología relacional y utilizada para explorar la relación entre el CSF y otras formas de capital social (CS). El análisis exploratorio de los componentes principales produjo tres factores, que representan las dimensiones de «apoyo», «unidad» y «ambivalencia» del CSF. Un modelo de ecuación estructural se llevó a cabo para explorar la relación entre CSF y CS «cívico» y «generalizado». Los resultados indican que se logró una validación satisfactoria de la escala de CSF y que la «ambivalencia» constituye un elemento intrínseco del CSF, como confirman los estudios sobre la solidaridad familiar. Además, las dimensiones de «apoyo» y de «unidad» se asociaron negativamente con la «ambivalencia», y positivamente solo con el CS «generalizado».
Palavras-chave: Capital social familiar; capital social; solidariedade familiar; apoio.
Capital social en empresas familiares
Autor(es): Magda Jiménez; Henri Piña Zambrano
Publicação: Revista Venezolana de Gerencia ISSN: 1315-9984 Universidad del Zulia Venezuela
Apresentação: Este artículo está dirigido a caracterizar la dinámica de la gestión del capital social en empresas familiares ubicadas en Santa Ana de Coro, municipio Miranda del estado Falcón. Para ello se llevó a cabo un estudio de campo de tipo descriptivo, mediante el uso de la técnica de la encuesta, siendo la modalidad utilizada el cuestionario, con el interés de obtener datos e información directamente de las 08 empresas familiares que funcionan en este municipio. De esta manera se conoció que en las empresas familiares del municipio Miranda, el capital social representa significativamente una de las características conducentes a la sociabilidad y confianza entre los miembros de las familias conductoras de las organizaciones y los empleados no miembros de familia; y es precisamente esta dinámica la razón por la cual el capital social se convierte en un trascendental recurso para las empresas, permitiendo el acceso a otros recursos e impulsando la participación de todos los que hacen vida en la organización, y por ende el crecimiento y desarrollo económico se hace evidente, estimulando en los empleados el sentido de pertenencia, confianza, compromiso y reciprocidad, generando beneficios para la red de demandantes y consumidores.
Palavras-chave: Capital social, empresa familiar, Falcón, emprendimiento; Capital social; empresas familiares; recursos; benefícios.
Autor(es): Agda Crossi Calegário, Graziela Fortunato, Marcelo Sanches Pagliarussi
Publicação: XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro / RJ - 13 a 17 de setembro de 2014
Apresentação: O artigo visa investigar o processo e as estratégias de transferência do capital social familiar aos profissionais externos à família e a conversão em capital social organizacional. Para isso, foi utilizado um estudo de caso de uma empresa de médio porte com atuação no ramo de prestação de serviços em manutenção predial e serviços gerais. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os membros da família e não membros de diversos cargos. Os resultados indicam que o processo de transferência guarda características familiares, no entanto, a profissionalização é priorizada para manutenção da gestão eficiente e perenidade do negócio.
Palavras-chave: Capital social familiar; capital social organizacional; negócios de família; empresa familiar.
Desafios da família brasileira em gerar e transmitir capital social familiar
Autor(es): Wladimir Porreca
Publicação: Memorandum, 29, 169-193, 2015.
Apresentação: Diante das diversas mudanças societárias e culturais, bem como, das ambivalências e fragmentações das políticas públicas que, em contexto brasileiro, geram o aumento de desigualdades e mazelas sociais, a família brasileira reage, se adapta, sobrevive e continua a ser fundamental e necessária para a vida humana, além de eixo principal da sociedade brasileira, principalmente, por produzir bens relacionais entre seus membros e para a sociedade. Este artigo, em seu conjunto, procura visualizar a família, em meio aos desafios da sociedade brasileira, como espaço adequado para as relações humanas de reciprocidade, confiança, gratuidade e cooperação, que por meio dos recursos e potencialidades próprios, pode gerar e transmitir Capital Social, que assume o status de Capital Social Familiar. E por fim, apresenta a Psicologia Comunitária e suas estratégias de intervenção como um importante recurso, que pode ser utilizado para subsidiar, intervir e contribuir para com as famílias brasileiras.
Palavras-chave: família, relações familiares, capital social, capital social familiar, psicologia comunitária; Capital social familiar; Bens relacionais; Relações humanas; Família.
The Decline of the Family as a Source of Social Capital in the EU: Some Indicators
Autor(es): Alfredo Rodríguez-Sedano; Ana Costa-Paris; Juan Carlos Aguilera
Publicação: Educación y Educadores ISSN 2027-5358
Apresentação: This article shows how social policy in the European Union (EU) fails to give proper attention to the family as a factor in social development and cohesion. It begins with a conceptual overview of the family as social capital, followed by an assessment of social capital as a source of gaining the fundamental values for moral and civic education. It goes on to show how, despite population growth in the EU, there are a number of signs that point to a depletion of social capital. By way of illustration, several basic indicators are provided to demonstrate that social and family policies are inconsistent with what constitutes social capital. The line of thinking developed in the article establishes that social capital in the EU is being depleted mainly because the family is being increasingly overlooked as an element of social cohesion and development.
Palavras-chave: social capital, social development, social policy, family education, European Union (Source: Unesco Thesaurus); Capital social familiar; política social; casamento; políticas sociais.
The partner market as a resource in couples' bargaining on housework division
Autor(es): Johannes Stauder,Leo Röhlke
Publicação: J. Marriage Fam.2021;1–24, DOI: 10.1111/jomf.12802
Apresentação: This study analyzes whether the relative partnermarket position is a resource of power in couples’bargaining on the division of housework
Palavras-chave: Conjugalidade; Divisão de Tarefas; Trabalho Doméstico.
Autor(es): John L. Ward
Publicação: ECONOMIC PERSPECTIVES / FEBRUARY 2005
Apresentação: Corporate governance of family businesses differs fundamentally from that of widely held public companies. Family ownership concentrates control and facilitates decision making, which can both lower governance costs and permit unconventional but strategically advantageous decisions. A well-functioning system helps build trust within the family, and a good family dynamic, in turn, becomes an asset to the business because it enables each separate piece of governance to function better and add more value while remaining aligned with the other components of the governance system. These governance advantages can provide clear economic benefits. However, a growing business becomes increasingly complex and creates its own demands for a more formal organizational structure. Family business managers must adapt their governance practices accordingly. Indeed, success drives the need to adapt and change—and all family businesses eventually face this reality.
Palavras-chave: Empresa familiar; Governança corporativa; propriedade familiar.
A Importância do Trabalho Solidário para o Fortalecimento das Famílias Diante de Contextos de Crises
Autor(es): Juliana Mendes Barbosa de Araujo, Glenda Santos Vieira, Laise da Cruz Macena, Ana Barreiros de Carvalho
Publicação: Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 262-281., 2020
Apresentação: Diante de um contexto de crise decorrente da pandemia Covid - 19, é importante discutir e entender como o nosso comportamento, percepção, pensamento e vida em conjunto serão afetados por essa crise e, de que forma o trabalho solidário é relevante nesse cenário. Desta forma, o objetivo do presente artigo é identificar a importância do trabalho solidário para o fortalecimento das famílias diante de contextos de crises. Tem como tema Economia Solidária e o Fortalecimento das Famílias. Trata-se de um levantamento exploratório bibliográfico, através de uma metodologia qualitativa. Espera-se promover uma reflexão e uma análise sobre as políticas públicas em períodos atípicos.
Palavras-chave: Trabalho solidário. Família. Crise econômica. Precarização.; Fortalecimento vínculos familiares; Covid-19; economia solidária; enfrentamento de crise.
Capital social, relaciones sociales y bienes públicos: ¿qué conexiones?
Autor(es): Pierpaolo Donati
Publicação: Universitat Jaume I. Departament de Filosofia i Sociologia, 2018, ISSN 1130-6149; 2254-4135
Apresentação: Toda investigación empírica muestra que el capital social es un factor esencial para producir y preservar los bienes públicos, pero las teorías difieren en cuanto al papel desempeñado por las relaciones sociales. Algunos piensan que los bienes públicos no necesitan redes sociales, mientras que otros argumentan que, sin redes sociales, el capital social no se crea y, por lo tanto, los bienes públicos no se valoran. El presente trabajo mantiene que la comparación entre estas teorías opuestas, o al menos divergentes, solo se puede resolver demostrando si, o no, y bajo qué condiciones, las redes de relaciones sociales producen el valor social añadido (VSA) que se traduce en el capital social necesario para apoyar bienes públicos. Adoptando la perspectiva de la sociología relacional podemos ver y medir el valor social añadido de las relaciones sociales en redes primarias y secundarias, conduciendo a la emergencia de los bienes públicos.
Palavras-chave: Capital social, bienes relacionales, valor social añadido, relaciones sociales, redes sociales, sociología relacional. ; Capital social familiar; relações sociais; bens relacionais.
Casamento
Autor(es): S. Firpo; L. Hakak
Publicação: SSRN Electronic Journal. January 2019
Apresentação: In this paper, we evaluate the effects of educational, marital, and labor market factors on the income inequality of married couples. We also analyze how changes in educational assortative mating affect their income.
Palavras-chave: educação; projeção econômica; A família no contexto da educação.
Conjugalidade
Autor(es): G. Petrini
Publicação: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v.16, n.18+19, 2009
Apresentação: O presente artigo estuda o significado social da família, tendo em vista a tendência da cultura contemporânea a considerar as relações afetivas como fatos privados, sem relevância para a sociedade. Discute o processo de individualização, a constituição da identidade pessoal e de bens relacionais no contexto familiar, investigando possíveis correlações com o processo social contemporâneo, caracterizado pela perda de virtudes sociais, como se evidencia pelo aumento dos índices da violência e pela quantidade de recursos públicos desviados de sua finalidade social.
Palavras-chave: conjugalidade; parentalidade; políticas familiares; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Famiglia e famiglie: affetti e legami
Autor(es): E. Scabini
Publicação: Atlantide, 2006
Apresentação: Riflettere oggi sulla famiglia e la sua identità significa individuare le caratteristiche essenziali che la rendono tale - e cioè propriamente famiglia - e che ci consentono sia di distinguerla da tutto ciò che non lo è, sia di riconoscerla entro una pluralità di forme storicamente date, come variazioni su uno stesso tema.
Palavras-chave: conjugalidade; parentalidade; vínculos familiares; Casamento e conjugalidade.
The partner market as a resource in couples' bargaining on housework division
Autor(es): Johannes Stauder,Leo Röhlke
Publicação: J. Marriage Fam.2021;1–24, DOI: 10.1111/jomf.12802
Apresentação: This study analyzes whether the relative partnermarket position is a resource of power in couples’bargaining on the division of housework
Palavras-chave: Conjugalidade; Divisão de Tarefas; Trabalho Doméstico.
Relacionamento Conjugal e Táticas de Resolução de Conflito entre Casais
Autor(es): Dill Azeredo Bolze, Simone; Schmidt, Beatriz; Crepaldi, María Aparecida; Vieira, Mauro Luís
Publicação: Actualidades en Psicología 27 (114), 2013, 71-85 ISSN 0258-6444
Apresentação: A presente pesquisa visa a caracterizar o relacionamento conjugal e as táticas de resolução de conflito entre casais. Participaram 104 casais de um estado no Sul do Brasil, perfazendo o total de 208 respondentes. A média de idade das mulheres foi de 33.27 anos e dos homens 36.45 anos. O tempo de união conjugal variou de um ano a 27 anos, sendo a média 10.74. Os instrumentos utilizados foram: questionário de caracterização do relacionamento conjugal e Revised Conflict Tactics Scales (CTS2). Os resultados obtidos, por meio de análises estatísticas, sugerem que a maioria dos casais considera vivenciar relacionamento conjugal harmônico, com predomínio de estratégias de negociação em casos de emergência de conflitos conjugais. Entretanto, atitudes que envolvem agressão psicológica também apareceram como formas de resolução de conflitos. Os resultados contribuem para elucidar a dinâmica inter-relacional de casamentos saudáveis.
Palavras-chave: Relações Conjugais; Conflito Conjugal; Relacionamento Interpessoal. ; Relações conjugais; resolução de conflitos; negociação.
Why the Declining Marriage Rate Affects Everyone
Autor(es): The Heritage Foundation
Publicação: HERITAGE EXPLAINS
Apresentação: Decades of statistics have shown that, on average, married couples have better physical health, more financial stability, and greater social mobility than unmarried people.
Palavras-chave: Casamento; declínio; impacto social; políticas públicas.
How Welfare Undermines Marriage and What to Do About It
Autor(es): Robert Rector
Publicação: Actualidades en Psicología 27 (114), 2013, 71-85 ISSN 0258-6444
Apresentação: Historically, marriage has played a critical role in the raising of children. In most cases, the economic benefits of marriage are substantial. Marriage among families with children is an extremely powerful factor in promoting economic self-sufficiency: the ability of families to support themselves above poverty without reliance on government meanstested welfare aid. The reason for this is simple and straightforward. In most cases two parents working together can support a child more efficiently than one. For example, as Chart 1 shows, some 37 percent of single-parent families lack self-sufficiency (and are officially poor) compared with 7 percent of married-couple families...
Palavras-chave: Casamento; bem-estar; família; rendimentos; pobreza.
Marriage: Still the Safest Place For Women and Children
Autor(es): Patrick Fagan, Kirk Johnson and Robert Rector
Publicação: Backgrounder, No. 1732, March 9, 2004
Apresentação: Social science data clearly show that mothers and children are safest and thrive best in a married family. For example, the incidence of spousal, boyfriend, or domestic partner abuse is twice as high among mothers who have never been married as it is among mothers who have ever married (including those separated or divorced). Members of Congress should begin to implement policies to reduce the bias against marriage in welfare programs and to strengthen marriage as the primary institution for raising children.
Palavras-chave: Casamento; segurança; família; rendimentos; criança.
Welfare Reform and The Healthy Marriage Initiative
Autor(es): Robert Rector
Publicação: The heritage Foundation, TESTIMONY Welfare
Apresentação: The erosion of marriage during the past four decades has had large-scale negative effects on both children and adults: It lies at the heart of many of the social problems with which the government currently grapples. Nearly 80 percent of long term child poverty occurs in broken or never-married families.Each year government spends over $200 billion on means-tested aid to families with children; three quarters of this aid flows to single parent families.Children raised without a father in the home are more likely to experience: emotional and behavioral problems, school failure; drug and alcohol abuse, crime, and incarceration.The beneficial effects of marriage on individuals and society are beyond reasonable dispute, and there is a broad and growing consensus that government policy should promote rather than discourage healthy marriage...
Palavras-chave: Casamento; bem-estar; problemas sociais; jovens; programas.
O pai no parto e apoio emocional: a perspectiva da parturiente
Autor(es): Cibele Cunha Lima da Motta; Maria Aparecida Crepaldi
Publicação: Paidéia, 2005, 15(30), 105-118
Apresentação: O objetivo deste estudo qualitativo e de caráter exploratório e descritivo é caracterizar o apoio emocional oferecido pelo companheiro à mulher em trabalho de parto. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: 1) observação do pré-parto e parto; e 2) entrevistas semi-estruturadas, no pós-parto. As participantes da pesquisa são 10 primiparturientes, com idades entre 17 e 34 anos. Os resultados são descritos por meio de categorias que contemplam as entrevistas e o processo de observação, caracterizando as interações entre parturiente e acompanhante. A pesquisa evidencia que a parturiente considera a presença de seu companheiro uma importante referência emocional e aponta que o apoio emocional fornecido pelo companheiro, que, na maioria das vezes, é o pai do bebê, é influenciado por sua disponibilidade e seus conhecimentos acerca da parturição. Assim, o apoio da equipe de saúde é fundamental nesse processo, para ajudá-lo a vivenciar esse momento com a parturiente.
Palavras-chave: Apoio emocional; pai acompanhante; psicologia; trabalho de parto; equipe de enfermagem; Conjugalidade; parentalidade; nascimento de filhos; rede de apoio.
Demografia
Autor(es): S. Aboim
Publicação: Observatório Permanente da Juventude - Universidade de Lisboa. 2011
Apresentação: Artigo, publicado no site do Observatório Permanente da Juventude, sobre a transição de jovens para a vida adulta familiar.
Palavras-chave: demografia; vínculos familiares; Casamento e conjugalidade.
Fortalecimento de vínculos
Memória e família na Sociologia de Pierpaolo Donati e na Antropologia de Francesco Botturi
Autor(es): R. C. Fornasier
Publicação: Memorandum, 35, 100-114, nov/2018
Apresentação: Por meio de uma revisão de literatura de algumas obras da sociologia relacional de Pierpaolo Donati e da antropologia filosófica de Francesco Botturi, o presente artigo desenvolve uma abordagem da categoria de memória nas relações familiares em vista de oferecer uma contribuição para os estudos de psicologia.
Palavras-chave: vínculos familiares; A família no contexto da educação.
Autor(es): M. Vasquez et al.
Publicação: Southern Online Journal of Nursing Research, 10(3), 1-25, 2010
Apresentação: Family strengthening interventions are particularly important in low-resource countries in Latin America where the effects of poverty increase the likelihood that adolescents will engage in risky behaviors. The purpose of this quasi-experimental study was to pilot a family strengthening program, Familias Fuertes, in a low-income neighborhood in Tegucigalpa, Honduras.
Palavras-chave: direitos humanos; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares.
Retratos da Sociedade Brasileira: Confiança interpessoal
Autor(es): Confederação Nacional da Indústria - CNI
Publicação: Indicadores CNI. ISSN 2317-7012. Ano 6. Número 39. Julho 2017
Apresentação: Apresentação de indicadores da Confederação Nacional da Indústria sobre a confiança dos brasileiros nas pessoas.
Palavras-chave: vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Impacto da Tecnologia
Mídia, Cultura do Consumo e Constituição da Subjetividade na Infância
Autor(es): C. C. G. de Campos; S. J. e Souza
Publicação: Psicologia Ciência e Profissão, 2003, 23 (1), 12-21
Apresentação: Este texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da cultura do consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Na medida em que a construção do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época.
Palavras-chave: criança; adolescente; mídia; parentalidade; professor; tecnologia.
Políticas Familiares
Por que uma Secretaria da Família?
Autor(es): A. V. G. S. Martins
Publicação: Associação de Direito de Família e das Sucessões – ADFAS, 2019
Apresentação: Artigo da Secretária Nacional da Família, publicado no site da Associação de Direito de Família e das Sucessões, sobre a importância de uma Secretaria da Família no Brasil.
Palavras-chave: direitos humanos; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares.
Autor(es): M. Vasquez et al.
Publicação: Southern Online Journal of Nursing Research, 10(3), 1-25, 2010
Apresentação: Family strengthening interventions are particularly important in low-resource countries in Latin America where the effects of poverty increase the likelihood that adolescents will engage in risky behaviors. The purpose of this quasi-experimental study was to pilot a family strengthening program, Familias Fuertes, in a low-income neighborhood in Tegucigalpa, Honduras.
Palavras-chave: direitos humanos; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares.
Autor(es): D. Gottfredson; K. Kumpfer; D. Polizzi-Fox; D. Wilson; V. Puryear; P. Beatty; M. Vilmenay
Publicação: Prevention Science, 2005
Apresentação: The Strengthening Washington DC Families Project examined implementation fidelity and effectiveness when a selective, evidence-based prevention program was implemented with a sample of 715 predominantly African American families across multiple settingsin an urban area.
Palavras-chave: direitos humanos; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares.
Antropologia Filosófica
Memória e família na Sociologia de Pierpaolo Donati e na Antropologia de Francesco Botturi
Autor(es): R. C. Fornasier
Publicação: Memorandum, 35, 100-114, nov/2018
Apresentação: Por meio de uma revisão de literatura de algumas obras da sociologia relacional de Pierpaolo Donati e da antropologia filosófica de Francesco Botturi, o presente artigo desenvolve uma abordagem da categoria de memória nas relações familiares em vista de oferecer uma contribuição para os estudos de psicologia.
Palavras-chave: vínculos familiares; A família no contexto da educação.
Direito à Família
Por que uma Secretaria da Família?
Autor(es): A. V. G. S. Martins
Publicação: Associação de Direito de Família e das Sucessões – ADFAS, 2019
Apresentação: Artigo da Secretária Nacional da Família, publicado no site da Associação de Direito de Família e das Sucessões, sobre a importância de uma Secretaria da Família no Brasil.
Palavras-chave: direitos humanos; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares.
Autor(es): S. Aboim
Publicação: Observatório Permanente da Juventude - Universidade de Lisboa. 2011
Apresentação: Artigo, publicado no site do Observatório Permanente da Juventude, sobre a transição de jovens para a vida adulta familiar.
Palavras-chave: demografia; vínculos familiares; Casamento e conjugalidade.
Direitos Humanos
Os atalhos que conspiram contra o sistema de adoção
Autor(es): W. G. Sousa
Publicação: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, 2019
Apresentação: Artigo, publicado no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, sobre os desafios na adoção.
Palavras-chave: direitos humanos; infância; juventude; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Prevenção de comportamentos de risco
Marketing social y violencia interpersonal. Un modelo aplicativo para el desarrollo de programas de prevención
Autor(es): Reynaldo G. Rivera, Mariangeles Castro Sanchez, María Dolores Dimier de Vicente
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: La reducción de la violencia interpersonal, especialmente contra las mujeres durante el período perinatal, es una de las prioridades de las políticas socio - culturales en Argentina. Si bien hasta el momento se exploraron principalmente soluciones técnicas; investigaciones recientes señalan la importancia de un mejor marketing social que aumentaría la eficacia de las políticas y programas orientados a la prevención de la violencia y la promoción de una maternidad saludable. El estudio se propone, a partir de una revisión sistemática e interdisciplinar de la literatura, elaborar un modelo aplicativo que, a partir de una perspectiva relacional, sea útil para diseñar, implementar y evaluar programas de marketing social que, basados en los principios de la comunicación estratégica, la orientación familiar y la psicología social positiva, puedan ser aplicados en contextos urbanos complejos. El modelo aplicativo facilitará el desarrollo de instrumentos de investigación - acción que permitirán diseñar intervenciones basadas en evidencias, identificar factores predictores de impacto, orientar políticas públicas a favor de la maternidad y fortalecer la establilidad y el desarrollo positivo de las familias, especialmente aquellas que se encuentran en situación de vulnerabilidad.
Palavras-chave: Marketing relacional, Comunicaciones integradas, Maternidad, Desarrollo positivo, Violencia intrafamiliar, Orientación familiar.
Autor(es): D. Gottfredson; K. Kumpfer; D. Polizzi-Fox; D. Wilson; V. Puryear; P. Beatty; M. Vilmenay
Publicação: Prevention Science, 2005
Apresentação: The Strengthening Washington DC Families Project examined implementation fidelity and effectiveness when a selective, evidence-based prevention program was implemented with a sample of 715 predominantly African American families across multiple settingsin an urban area.
Palavras-chave: direitos humanos; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares.
Projeção Econômica e Social
Autor(es): S. Firpo; L. Hakak
Publicação: SSRN Electronic Journal. January 2019
Apresentação: In this paper, we evaluate the effects of educational, marital, and labor market factors on the income inequality of married couples. We also analyze how changes in educational assortative mating affect their income.
Palavras-chave: educação; projeção econômica; A família no contexto da educação.
Capital social en empresas familiares
Autor(es): Magda Jiménez; Henri Piña Zambrano
Publicação: Revista Venezolana de Gerencia ISSN: 1315-9984 Universidad del Zulia Venezuela
Apresentação: Este artículo está dirigido a caracterizar la dinámica de la gestión del capital social en empresas familiares ubicadas en Santa Ana de Coro, municipio Miranda del estado Falcón. Para ello se llevó a cabo un estudio de campo de tipo descriptivo, mediante el uso de la técnica de la encuesta, siendo la modalidad utilizada el cuestionario, con el interés de obtener datos e información directamente de las 08 empresas familiares que funcionan en este municipio. De esta manera se conoció que en las empresas familiares del municipio Miranda, el capital social representa significativamente una de las características conducentes a la sociabilidad y confianza entre los miembros de las familias conductoras de las organizaciones y los empleados no miembros de familia; y es precisamente esta dinámica la razón por la cual el capital social se convierte en un trascendental recurso para las empresas, permitiendo el acceso a otros recursos e impulsando la participación de todos los que hacen vida en la organización, y por ende el crecimiento y desarrollo económico se hace evidente, estimulando en los empleados el sentido de pertenencia, confianza, compromiso y reciprocidad, generando beneficios para la red de demandantes y consumidores.
Palavras-chave: Capital social, empresa familiar, Falcón, emprendimiento; Capital social; empresas familiares; recursos; benefícios.
Sistema de Proteção Social
O Novo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento
Autor(es): Corregedoria Nacional de Justiça
Publicação: Conselho Nacional de Justiça, 2019
Apresentação: Passo a Passo da Adoção no Brasil. Artigo publicado no site do Conselho Nacional de Justiça.
Palavras-chave: direitos humanos; infância; juventude; políticas familiares; proteção social; vínculos familiares; Desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.
Marriage: Still the Safest Place For Women and Children
Autor(es): Patrick Fagan, Kirk Johnson and Robert Rector
Publicação: Backgrounder, No. 1732, March 9, 2004
Apresentação: Social science data clearly show that mothers and children are safest and thrive best in a married family. For example, the incidence of spousal, boyfriend, or domestic partner abuse is twice as high among mothers who have never been married as it is among mothers who have ever married (including those separated or divorced). Members of Congress should begin to implement policies to reduce the bias against marriage in welfare programs and to strengthen marriage as the primary institution for raising children.
Palavras-chave: Casamento; segurança; família; rendimentos; criança.
A Marshall Plan for Marriage: Rebuilding Our Shattered Homes
Autor(es): Chuck Donovan
Publicação: Backgrounder, No. 2567, June 7, 201
Apresentação: Marriage and family are declining in America, following a trend well established in Europe. This breakdown of the American family has dire implications for American society and the U.S. economy. Halting and reversing the sustained trends of nearly four decades will not happen by accident. The federal, state, and local governments need to eliminate marriage penalties created by the tax code and welfare programs and instead use existing resources to better encourage and support family life
Palavras-chave: Casamento; famílias; declínio; fortalecimento; benefícios.
Saúde Mental
La infancia en España ante la COVID19
Autor(es): Ricardo Ibarra Roca, Almudena Escorial Senante
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 6 - 2020 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: This article addresses the impact of COVID on the living conditions of children, paying attention to the situation prior to the pandemic, the measures taken during the State of Alarm and the forecasts and proposals for the challenges that are expected in the future.
Palavras-chave: Infancia, España, COVID-19, Derechos de infancia, Estado de alarma.
Autor(es): Mosmann, C.; Costa, C. B.; Silva, A. G. M.; Luz, S. K.
Publicação: Temas em Psicologia – Março 2018, Vol. 26, nº 1, 429-442.
Apresentação: Investigação, em crianças e adolescentes com e sem sintomas psicológicos clínicos, do papel discriminante das variáveis da relação conjugal, coparental e parental de seus pais, em amostra de 200 participantes, com filhos de 4 a 18 anos, casados e coabitando com a prole. Os resultados apontam que o subsistema coparental prepondera nesta relação, entretanto as três dimensões analisadas interagem de forma interdependente no ajustamento psicológico dos filhos.
Palavras-chave: Crianças; adolescentes; sintomas; relações familiares.
Autor(es): Clarisse Mosmann Crístofer Batista da Costa Allana Gessiele Mello da Silva Susana Konig Luz
Publicação: Trends Psychiatry Psychother vol.34 no.3 Porto Alegre July/Sept. 2012
Apresentação: Investigação da prevalência e fatores de risco de diferentes tipos de relações iniciais entre pais e filhos em um grupo populacional brasileiro de Porto Alegre, com crianças de 4 meses de idade nascidas em hospitais públicos. O artigo conclui que há uma alta prevalência de problemas em relações iniciais entre pais e filhos, sugerindo a necessidade de intervenções no sistema de saúde. Problemas relacionais entre pais e rilhos são prevalentes no início da vida e mais associados com outros problemas relacionais do que com uma carga socioeconômica.
Palavras-chave: Parent-infant problematic relationship; parenting; family relationship; child development; prevalence; relational problems.
Desarrollo en la temprana infancia: nuevo marco conceptual
Autor(es): Ignasi De Bofarull De Torrents
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 1 - 2015 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: Si en el siglo XX las enfermedades y deficiencias –en el entorno pediátrico y familia- del niño estaban focalizados en las infecciones y las vacunas, la nutrición y la higiene, en estos primeros lustros del siglo XXI a estos problemas de salud se han sumado otro tipo de trastornos y enfermedades. La neurociencia, la biología, la pediatría han puesto de manifiesto que existen una nuevas situaciones socio-familiares que afectan a los niños, sobre todo en los primeros años de vida, que pueden menoscabar determinados planos de la salud que repercuten en el desarrollo, el comportamiento, o los progresos cognitivos y educativos del niño. Estos años son muy sensibles en el plano cerebral (Figura.1) y la ausencia de una buena estimulación y de una adecuada relación afectiva con los progenitores puede afectar al desarrollo del cerebro en el plano de las conexiones neuronales, en las fundamentales sinapsis que ahora tienen lugar.
Palavras-chave: Desarrollo, Infancia, EcoBioDesarrollo, Prevención, Intervención, políticas familiares.
Autor(es): Girliani Silva de Sousa, Raimunda Magalhães da Silva, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Sônia Maria Soares, Denise Machado Duran Gutierrez, Maria do Livramento Fortes Figueiredo
Publicação: Ciência & Saúde Coletiva, 26(1):27-36, 2021
Apresentação: O artigo visa compreender a vivência dos(as) cuidadores(as) familiares com a pessoa idosa dependente no Brasil, bem como entender as consequências dos cuidados de idosos dependentes na vida do cuidador familiar. Estudo multicêntrico, de caráter qualitativo, com referencial teórico hermenêutico-dialético. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 84 cuidadores familiares nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Teresina, Porto Alegre, Araranguá e Manaus. Da análise temática, emergiram três categorias: motivações para assumir o papel de cuidador; influências na vida do cuidador familiar; e modalidades de enfrentamento e de cuidado de si. O cuidado assumido é influenciado pelas relações afetivas com o idoso e pela responsabilidade ética e, também, moral. As influências dizem respeito a despreparo para o cuidado, dificuldades financeiras, cerceamento da liberdade e problemas de saúde física e mental. A religião, a espiritualidade, a alternância entre os cuidadores familiares no cuidado e o aprendizado sobre essas tarefas foram estratégias de enfrentamento. A mulher predomina no ato de cuidar por motivações culturais, éticas e morais. Mas frequentemente falta orientação aos cuidadores familiares, que precisam de uma rede de apoio e proteção.
Palavras-chave: Cuidadores familiares; Idoso fragilizado; Cuidado; Pesquisa qualitativa.
Doença de Alzheimer: o que muda na vida do familiar cuidador?
Autor(es): Neumann, Solange Maria Freire, & Dias, Cristina Maria de Souza Brito.
Publicação: Rev. Psicol. Saúde vol.5 no.1 Campo Grande jun. 2013
Apresentação: Este artigo enfoca as mudanças psicossociais que ocorreram na vida de familiares cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer. Participaram desse estudo seis familiares cuidadores que foram recrutados em um hospital da rede pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada uma entrevista semi-estruturada que foi analisada de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontam que várias áreas da vida do familiar cuidador foram afetadas (familiar, social, cuidado com a saúde), o que, muitas vezes, exigiu renunciar ou adiar seus próprios projetos de vida. Sugerem ainda, que eles estão mais vulneráveis a sofrerem transtornos psíquicos, podendo haver um comprometimento também em sua saúde física.
Palavras-chave: Doença de alzheimer; Familiar cuidador; Mudanças psicossociais.
Protecting a Child's Emotional Development When Parents Divorce
Autor(es): Peter Ernest Haiman
Publicação: The Pennsylvania State University, Cite Seer X
Apresentação: The child’s development of an emotional attachment to a primary caregiver in the first six years of life is very important. A disturbance in this development can create problems in childhood, adolescence, and adult life. Behaviors fundamental to personal and interpersonal well-being are involved. Examples of these are (a) the ability to create deep and enduring love relationships, (b) the strength to tolerate the imperfect satisfaction of personal needs, (c) the attitudes and desire that lead to cooperation with others, and (d) the motivation to learn and work. The course of these processes is set in the early years of life by the quality of the attachment bond that is established then...
Palavras-chave: Desenvolvimento emocional; crianças; divorcio; adolescência; consequências.
Family Ruptures, Stress, and the Mental Health of the Next Generation
Autor(es): Petra Persson; Maya Rossin-Slater
Publicação: American Economic Review 2018, 108(4-5): 1214–1252
Apresentação: This paper studies how in utero exposure to maternal stress from family ruptures affects later mental health. We find that prenatal exposure to the death of a maternal relative increases take-up of ADHD medications during childhood and anti-anxiety and depression medications in adulthood. Further, family ruptures during pregnancy depress birth outcomes and raise the risk of perinatal complications necessitating hospitalization. Our results suggest large welfare gains from preventing fetal stress from family ruptures and possibly from economically induced stressors such as unemployment. They further suggest that greater stress exposure among the poor may partially explain the intergenerational persistence of poverty.
Palavras-chave: Rupturas Familiares; estresse; saúde mental; gravidez; infância.
Intergeracionalidade
Addressing the need for family-based elderly care policies in Brazil
Autor(es): Rodolfo Barreto Canônico
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: The Brazilian population is ageing quickly. Of the country's 208 million inhabitants, 8,5% are aged 65 years or older. This percentage will reach 13.44% in 2030. Brazil's old-age dependency ratio, which is the ratio of older dependents to the working-age population, was 12.27% in 2017, compared with 6.68% in 1990. This increase creates a challenging situation with regard to elderly care. Because families are now smaller, they face more difficulty in providing care. This is a situation that needs to be addressed by government. Besides providing public services for elderly care, it is important to develop and implement public policies that effectively empower families. This work provides a review of family-based policies for elderly care from several countries that can be implemented in Brazil. There is also a brief review of elderly rights in Brazilian law and an analysis of current demographic trends in Brazil.
Palavras-chave: Proceso de envejecimiento, Ageing process, Cuidado de los ancianos, Elderly care, Apoyo familiar, Family support, Políticas basadas en la familia, Family-based policies.
Autor(es): Girliani Silva de Sousa, Raimunda Magalhães da Silva, Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Sônia Maria Soares, Denise Machado Duran Gutierrez, Maria do Livramento Fortes Figueiredo
Publicação: Ciência & Saúde Coletiva, 26(1):27-36, 2021
Apresentação: O artigo visa compreender a vivência dos(as) cuidadores(as) familiares com a pessoa idosa dependente no Brasil, bem como entender as consequências dos cuidados de idosos dependentes na vida do cuidador familiar. Estudo multicêntrico, de caráter qualitativo, com referencial teórico hermenêutico-dialético. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 84 cuidadores familiares nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Teresina, Porto Alegre, Araranguá e Manaus. Da análise temática, emergiram três categorias: motivações para assumir o papel de cuidador; influências na vida do cuidador familiar; e modalidades de enfrentamento e de cuidado de si. O cuidado assumido é influenciado pelas relações afetivas com o idoso e pela responsabilidade ética e, também, moral. As influências dizem respeito a despreparo para o cuidado, dificuldades financeiras, cerceamento da liberdade e problemas de saúde física e mental. A religião, a espiritualidade, a alternância entre os cuidadores familiares no cuidado e o aprendizado sobre essas tarefas foram estratégias de enfrentamento. A mulher predomina no ato de cuidar por motivações culturais, éticas e morais. Mas frequentemente falta orientação aos cuidadores familiares, que precisam de uma rede de apoio e proteção.
Palavras-chave: Cuidadores familiares; Idoso fragilizado; Cuidado; Pesquisa qualitativa.
Doença de Alzheimer: o que muda na vida do familiar cuidador?
Autor(es): Neumann, Solange Maria Freire, & Dias, Cristina Maria de Souza Brito.
Publicação: Rev. Psicol. Saúde vol.5 no.1 Campo Grande jun. 2013
Apresentação: Este artigo enfoca as mudanças psicossociais que ocorreram na vida de familiares cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer. Participaram desse estudo seis familiares cuidadores que foram recrutados em um hospital da rede pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada uma entrevista semi-estruturada que foi analisada de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontam que várias áreas da vida do familiar cuidador foram afetadas (familiar, social, cuidado com a saúde), o que, muitas vezes, exigiu renunciar ou adiar seus próprios projetos de vida. Sugerem ainda, que eles estão mais vulneráveis a sofrerem transtornos psíquicos, podendo haver um comprometimento também em sua saúde física.
Palavras-chave: Doença de alzheimer; Familiar cuidador; Mudanças psicossociais.
Autor(es): Lara de Sá Neves Loureiro; Maria das Graças Melo Fernandes; Maria Miriam Lima da Nóbrega; Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues
Publicação: Rev Bras Enferm. 2014 mar-abr; 67(2): 227-32
Apresentação: Pesquisa epidemiológica, descritiva e transversal, que teve como objetivos estimar a prevalência de sobrecarga entre cuidadores familiares de idosos dependentes do município de João Pessoa, Paraíba, e identificar sua relação com condições de saúde, funcionalidade e demanda de cuidado do idoso. A população do estudo foi constituída por 240 idosos residentes nos vinte setores censitários sorteados no referido município. Compuseram a amostra 52 idosos com incapacidade funcional e seus cuidadores familiares . Para a coleta dos dados, aplicou-se um questionário estruturado e as escalas do Miniexame do Estado Mental, Índice de Katz e a Burden Interview. Os resultados demonstraram que 84,6% dos cuidadores apresentaram sobrecarga, a qual apresentou associação com características clínicas e funcionais dos idosos e com a demanda de cuidado. Os achados trazem contribuições relevantes para a elaboração de políticas públicas com vistas ao estabelecimento de suporte formal para cuidadores familiares.
Palavras-chave: Cuidadores; Familiares; Sobrecarga; Idoso; Enfermagem.
Management of home care by family caregivers to elderly after hospital discharge
Autor(es): Rosangela Aparecida Elerati SilvaCamila do Nascimento SilvaPatrícia Pinto BragaDenise Barbosa de Castro FriedrichRicardo Bezerra CavalcanteEdna Aparecida Barbosa de Castro
Publicação: Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 3):e20200474
Apresentação: Objetivo: Compreender a gestão do cuidado domiciliar por cuidadores familiares de idosos dependentes após a alta hospitalar. Métodos: Investigação qualitativa orientada pela hermenêutica-dialética, ancorada na teoria da ação comunicativa. Dados coletados por entrevista semiestruturada com 11 participantes. Resultados: Construíram-se duas categorias: Gerência da multiplicidade de cuidados pelo cuidador e Relação entre cuidador familiar e rede de atenção à saúde. Ações assistenciais e gerenciais realizadas rotineiramente provocam mudanças significativas na vida do cuidador familiar. Este não percebe planejamento, periodicidade de assistência domiciliar nem apoio em procedimentos requeridos. Considerações Finais: A gestão do cuidado domiciliar de idosos dependentes após a alta hospitalar é complexa, envolvendo sobrecargas física e emocional, bem como dificuldades em obter o apoio dos serviços de saúde. Requer o planejamento compartilhado entre equipe de saúde e família desde a alta e melhor visibilidade do papel da atenção primária quando o paciente é atendido por serviço de atenção domiciliar.
Palavras-chave: Idoso; Cuidadores; Enfermagem; Assistência Domiciliar; Atenção Primária à Saúde.
Autor(es): Doane Martins da Silva, Alba Benemérita Alves Vilela, Adriana Alves NeryAna Cristina Santos Duarte, Marta dos Reis Alves, Saulo Sacramento Meira
Publicação: Ciênc. saúde coletiva 20 (7) Jul 2015
Apresentação: Objetivou-se descrever a dinâmica das relações familiares intergeracionais na ótica de idosos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido com 32 pessoas idosas cadastradas na área de abrangência de uma Estratégia de Saúde da Família em um município do Estado da Bahia. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, durante o primeiro semestre de 2013, por meio de visitas domiciliares. Aplicou-se a análise de conteúdo temática, sendo construídas quatro categorias: relações familiares intergeracionais harmônicas; relações familiares intergeracionais conflituosas; relações familiares permeadas pelo cuidado intergeracional com o idoso; relações intergeracionais permeadas pelo cuidado dos idosos para com os seus netos. As categorias possibilitaram a compreensão da dinâmica das relações familiares intergeracionais na ótica de idosos, desvelando um conviver em família pautado no cuidado, apoio, união familiar e até mesmo conflitos.
Palavras-chave: Relação entre gerações; Idoso; Família.
Autor(es): Silva, Adriana; Dal Prá, Keli Regina
Publicação: Argumentum, Vitória (ES), v. 6, n. 1, p. 99-115, jan./jun. 2014
Apresentação: O presente artigo aborda o envelhecimento populacional brasileiro com base na exposição de dados demográficos. O objetivo do estudo é refletir sobre as implicações das mudanças demográficas para a organização das famílias no que se refere à proteção dos idosos. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se pela natureza qualitativa, com abordagem do tema a partir de revisão bibliográfica relacionada às mudanças demográficas, às principais características da população idosa e à responsabilização das famílias na proteção de seus integrantes de idade avançada. Dentre os principais resultados, está que o aumento do número de idosos brasileiros é devido às modificações ocorridas na sociedade ao longo dos anos, tais como a queda da fecundidade, a inserção da mulher no mercado de trabalho e os avanços da medicina, bem como se deve ao fato de que a população idosa possui algumas características, sendo um exemplo a predominância de pessoas do sexo feminino
Palavras-chave: Envelhecimento Populacional. Mudanças Demográficas. Família.
Cuidados domiciliares : interação do enfermeiro com a pessoa idosa/família
Autor(es): Esperança Alves Gago1 , Manuel José Lopes
Publicação: Acta Paul Enferm. 2012;25(Número Especial 1):74-80. 2012
Apresentação: Objetivo: Compreender o processo de interacção com a pessoa idosa e família no domicílio desenvolvido pelos enfermeiros. Métodos: Estudo de natureza qualitativa, Grounded Theory, em uma comunidade onde 40% da população têm idade igual ou superior a 65 anos. A coleta dos dados foi pela observação não participante das práticas de enfermagem, durante 41 visitas domiciliárias e entrevistas semiestruturadas às enfermeiras, pessoa idosa e família. Resultados: Emergiram as categorias: organização estrutural dos cuidados domiciliares, avaliação diagnóstica em contexto e intervenção terapêutica em contexto. Conclusão: A categoria central foi “Construindo a relação em contexto domiciliar” pelo fato da relação da enfermeira com o idoso e a família ser central em todo o processo de cuidados. A relação é simultaneamente o contexto de todos os cuidados, assim como é um instrumento terapêutico.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem; Assistência domiciliar; Visita domiciliar; Saúde do idoso.
Autor(es): Allan Gustavo BrigolaBruna Moretti LuchesiEstefani Serafim RossettiEneida MioshiKeika InouyeSofia Cristina Iost Pavarini
Publicação: Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2017; 20(3): 409-420
Apresentação: O objetivo do artigo é analisar o perfil das queixas de saúde de cuidadores e identificar características do cuidado relacionadas em uma população de cuidadores de um município do interior paulista, área rural do Brasil. Em conclusão, o melhor entendimento da realidade do cuidado e a identificação dos fatores relacionados à saúde dos cuidadores vivendo em áreas rurais e remotas podem fundamentar melhorias na gestão do cuidado do idoso e do próprio cuidador, que também envelhece.
Palavras-chave: Idoso; Cuidadores; População Rural; Estratégia Saúde da Família.
A importância dos avós no contexto familiar
Autor(es): Dias, Cristina Maria de Souza Brito
Publicação: Psicol. teor. pesqui ; 10(1): 31-40, jan.-abr. 1994.
Apresentação: Aborda a influência que os avós têm na família e como o indivíduo pode vivenciar este papel. A literatura existente mostra resultados contraditórios apontando alguns estudos para uma influência positiva e outros para uma contribuiçäo negativa da presença dos avós junto aos netos, dependendo principalmente de sua personalidade e da relaçäo existente com os filhos. Apresenta também duas pesquisas feitas no Brasil, uma consistindo do estudo de caso de duas famílias que mantinham freqüente contato com os avós e a outra da análise dos depoimentos de 22 avós, de ambos os sexos, sobre o seu papel
Palavras-chave: Humanos , Masculino , Feminino , Relações Familiares , Relação entre Gerações.
Rede social de apoio durante transições familiares decorrentes do nascimento de filhos
Autor(es): Maria Auxiliadora; DessenMarcela Pereira Braz
Publicação: Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2000, Vol. 16 n. 3, pp. 221-231
Apresentação: O suporte da rede de apoio é fundamental à família e ao indivíduo no enfrentamento de transições normativas e não normativas no processo de desenvolvimento. Este estudo descreve as transformações nessa rede durante transições decorrentes do nascimento de filhos. Quinze pais de classe social baixa e suas respectivas esposas/companheiras, subdivididas em dois grupos (A: mães grávidas; B: mães com bebês de até seis meses), participaram de uma entrevista semi-estruturada e responderam um questionário. A principal alteração na rede, segundo as mães, foi o aumento do apoio psicológico recebido; para os pais, foi o aumento da ajuda financeira e material. O apoio do marido/companheiro foi considerado, por todas as mães, mais importante que os demais. Os dados sugerem que, para compreender as alterações na rede social de apoio e no envolvimento do pai na vida familiar durante transições decorrentes do nascimento de filhos, é preciso conhecer as relações desenvolvidas entre os subsistemas familiares e o contexto social no qual as famílias estão inseridas.
Palavras-chave: Rede social de apoio; família; nascimento de filhos; mãe e pai; avós; Rede de apoio; intergeracionalidade; fotalecimento de vínculos familiares; nascimento de filhos.
Família como promotora do desenvolvimento de crianças que apresentam atrasos
Autor(es): Wesley Correa; Maria de Fatima Minetto; Maria Aparecida Crepaldi
Publicação: Pensando Famílias, 22(1), jun. 2018, (44-58).
Apresentação: Este estudo faz uma revisão teórica para compreender a família como um ambiente promotor do desenvolvimento humano. A família corresponde ao principal contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações neste contexto conduz a evolução do desenvolvimento infantil. O bebê, ao chegar ao ambiente familiar, exige mudanças estruturais, e, quando esta criança apresenta atrasos em seu desenvolvimento, o modo como a família enfrenta esta realidade pode propiciar risco à vida da criança. Programas de Intervenção Precoce buscam entender o desenvolvimento infantil a partir de uma visão multidimensional, ou seja, mudar o foco somente na criança e no seu déficit, passando a considerar: família, comunidade e trabalho em equipe interdisciplinar.
Palavras-chave: Família, Ambiente familiar, Intervenção precoce, Atrasos no desenvolvimento, Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento humano; relações familiares; inter-relações; crianças.
Mulheres
La familia migrante desde el prisma del cónyuge que acompaña
Autor(es): María Fernanda Arduino
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: Nuestra sociedad globalizada requiere muchas veces que las familias dejen su lugar de orignes por motivos laborales. El cónyuge que acompaña y sostiene a la familia nuclear cobra un rol preponderante, que, si se asume con realismo y confianza, redunda en la salud de la familia. El abandonmio de su práctica profesional, la pérdida de los afectos más cercanos, el soporte al cónyuge profesional y el acompañamiento de los hijos son algunos de los principales desafíos a los que este se enfrenta.
Palavras-chave: Migración, Adaptabilidad, Integración, Resilencia.
Maternal exposure to work schedule unpredictability and child behavior
Autor(es): Daniel Schneider,Kristen Harknett,
Publicação: Journal of Marriage and FamilyVolume 84, Issue 1 p. 187-209
Apresentação: This article estimates the association between maternal exposure to unpredictable work schedules in the service sector and child internalizing and externalizing behavior.Maternal exposure to unpredictable work schedules is associated with children's externalizing and internalizing behavior. Mediation analysis shows that for parents with the most unpredictable schedules, this aspect of job quality operates on children's behavior by increasing household economic insecurity, reducing developmental parenting time, and diminishing maternal well-being.These results demonstrate that work scheduling conditions may have consequences not just for workers themselves but also for their children.
Palavras-chave: Horário de trabalho; Imprevisibilidade; Maternidade; Comportamento Infantil.
First-Year Maternal Employment and Child Development in the First Seven Years
Autor(es): Jeanne Brooks-Gunn , Wen-Jui Han; Jane Waldfogel
Publicação: Monogr Soc Res Child Dev. 2010 August ; 75(2): 7–9. doi:10.1111/j.1540-5834.2010.00562.x
Apresentação: Using data from the first 2 phases of the NICHD Study of Early Child Care, we examine the links between maternal employment in the first 12 months of life and cognitive, social, and emotional outcomes for children at age 3, age 4½, and first grade. Drawing on theory and prior research from developmental psychology as well as economics and sociology, we address three main questions. First, what associations exist between first-year maternal employment and cognitive, social, and emotional outcomes for children over the first seven years of life? Second, to what extent do any such associations vary by the child’s gender and temperament, or the mother’s occupation? Third, to what extent do mother’s earnings, the home environment (maternal depressive symptoms, sensitivity, and HOME scores), and the type and quality of child care mediate or offset any associations between first-year employment and child outcomes, and what is the net effect of first-year maternal employment once these factors are taken into account?
Palavras-chave: Maternidade; trabalho; emprego; desenvolvimento infantil; desenvolvimento cognitivo.
Vínculos familiares
Familia, conflicto y violencia en el Ecuador (2014-2019)
Autor(es): Nathaly Jurado Cevallos, Carlos De Domingo Soler
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: El Ecuador presenta una elevada incidencia de conflictividad intrafamiliar, que acostumbra a degenerar en tensiones destructivas, causa de rupturas familiares y una judicialización creciente evidenciada en la sobrecarga procesal de los organismos jurisdiccionales en lo que respecta a familia, niñez y adolescencia. Esta investigación se centra en las tensiones intrafamiliares desde las perspectivas jurídica, sociológica y de estudios sobre la familia, con el objeto de mostrar la relevancia de esta problemática en diferentes niveles, así como su impacto social y económico tanto en la comunidad como en los núcleos familiares y los órganos judiciales e instituciones públicas.
Palavras-chave: Conflicto intrafamiliar, Mediación, Resolución alternativa de conflictos, Ruptura familiar.
Autor(es): Deborah Carvalho Malta; Ísis Eloah Machado; Mariana Santos Felisbino-Mendes; Rogério Ruscitto do Prado; Alessandra Maria Silva Pinto; Maryane Oliveira-Campos; Maria de Fátima Marinho de Souza; Ada Ávila Assunção
Publicação: Rev Bras Epidemiol 2018; 21( SUPPL 1):E180004.supl.1
Apresentação: Estudo do uso de substâncias psicoativas (tabaco, álcool e drogas ilícitas) em escolares em relação a fatores sociodemográficos, contexto familiar e saúde mental, utilizando dados da amostra de 102.301 escolares do nono ano da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2015. A supervisão familiar foi protetora do uso de substâncias psicoativas em escolares brasileiros, enquanto trabalhar, sentir-se solitário e ter insônia aumentaram suas chances de uso.
Palavras-chave: Bebidas alcoólicas; Tabaco; Drogas ilícitas; Adolescente; Relações familiares; Escolas.
Autor(es): Tatiana Gonçalves dos Reis; Luiz Carlos Marques de Oliveira
Publicação: Rev. bras. epidemiol. vol.18 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2015
Apresentação: Estudo de aspectos relacionados ao consumo alcoólico entre estudantes de um município do interior do sudeste brasileiro, avaliando 638 alunos de 13 a 17 anos, sendo 355 (55,6%) meninas, escolhidos de modo randomizado em 13/40 (32,5%) escolas públicas entre novembro de 2009 e agosto de 2010. Foi verificado preocupante e precoce consumo alcoólico entre estudantes, mostrando a necessidade tanto de conscientização dos jovens e de seus responsáveis para os riscos desse consumo, quanto de se cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
Palavras-chave: Adolescente; Comportamento do adolescente; Saúde do adolescente; Consumo de bebidas alcoólicas; Fatores de risco; Sexo sem proteção.
Consumo frequente de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares: estudo de fatores associados
Autor(es): Analy Marquardt de Matos; Rosely Cabral de Carvalho; Maria Conceição Oliveira Costa; Karina Emanuella Peixoto de Souza Gomes; Luciana Maia Santos
Publicação: Rev Bras Epidemiol 2010; 13(2): 302-13
Apresentação: Análise de fatores associados ao consumo frequente de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares em Feira de Santana, BA, com amostra aleatória, estratificada por conglomerado, totalizando 10 escolas de portes diferenciados e 776 estudantes de ambos os sexos que relataram consumo de bebidas alcoólicas, na faixa etária de 14 a 19 anos. O conhecimento dos fatores pessoais, interpessoais, familiares e ambientais associados ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes devem ser considerados na implementação de programas escolares e políticas públicas de prevenção, visando comportamentos que minimizem a exposição ao risco associado.
Palavras-chave: Adolescência; Consumo de bebidas alcoólicas; Fatores associados.
Prevalência do uso de drogas e relações familiares entre adolescentes escolares de Cuiabá, Mato Grosso: estudo transversal, 2015
Autor(es): Luciana Martins Frassetto de Freitas e Delma Perpétua Oliveira de Souza.
Publicação: Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 29(1):e2019118, 2020.
Apresentação: Análise da prevalência e fatores associados ao uso de drogas na vida em adolescentes escolares, por meio de estudo transversal realizado em 2015, entre estudantes da educação básica de Cuiabá, MT, Brasil, com 10-19 anos. A prevalência do uso de drogas entre os adolescentes mostrou-se associada a relações familiares insatisfatórias, especialmente quando os conflitos eram entre os pais e quando o estilo parental era não autoritativo.
Palavras-chave: Adolescente; Relações Familiares; Drogas Ilícitas; Epidemiologia; Prevalência; Estudos Transversais.
Desafios da família brasileira em gerar e transmitir capital social familiar
Autor(es): Wladimir Porreca
Publicação: Memorandum, 29, 169-193, 2015.
Apresentação: Diante das diversas mudanças societárias e culturais, bem como, das ambivalências e fragmentações das políticas públicas que, em contexto brasileiro, geram o aumento de desigualdades e mazelas sociais, a família brasileira reage, se adapta, sobrevive e continua a ser fundamental e necessária para a vida humana, além de eixo principal da sociedade brasileira, principalmente, por produzir bens relacionais entre seus membros e para a sociedade. Este artigo, em seu conjunto, procura visualizar a família, em meio aos desafios da sociedade brasileira, como espaço adequado para as relações humanas de reciprocidade, confiança, gratuidade e cooperação, que por meio dos recursos e potencialidades próprios, pode gerar e transmitir Capital Social, que assume o status de Capital Social Familiar. E por fim, apresenta a Psicologia Comunitária e suas estratégias de intervenção como um importante recurso, que pode ser utilizado para subsidiar, intervir e contribuir para com as famílias brasileiras.
Palavras-chave: família, relações familiares, capital social, capital social familiar, psicologia comunitária; Capital social familiar; Bens relacionais; Relações humanas; Família.
First-Year Maternal Employment and Child Development in the First Seven Years
Autor(es): Jeanne Brooks-Gunn , Wen-Jui Han; Jane Waldfogel
Publicação: Monogr Soc Res Child Dev. 2010 August ; 75(2): 7–9. doi:10.1111/j.1540-5834.2010.00562.x
Apresentação: Using data from the first 2 phases of the NICHD Study of Early Child Care, we examine the links between maternal employment in the first 12 months of life and cognitive, social, and emotional outcomes for children at age 3, age 4½, and first grade. Drawing on theory and prior research from developmental psychology as well as economics and sociology, we address three main questions. First, what associations exist between first-year maternal employment and cognitive, social, and emotional outcomes for children over the first seven years of life? Second, to what extent do any such associations vary by the child’s gender and temperament, or the mother’s occupation? Third, to what extent do mother’s earnings, the home environment (maternal depressive symptoms, sensitivity, and HOME scores), and the type and quality of child care mediate or offset any associations between first-year employment and child outcomes, and what is the net effect of first-year maternal employment once these factors are taken into account?
Palavras-chave: Maternidade; trabalho; emprego; desenvolvimento infantil; desenvolvimento cognitivo.
Fragile Families and Child Wellbeing
Autor(es): Jane Waldfogel; Terry-Ann Craigie; Jeanne Brooks-Gunn
Publicação: Future Child. 2010 ; 20(2): 87–112
Apresentação: Jane Waldfogel, Terry-Ann Craigie, and Jeanne Brooks-Gunn review recent studies that use data from the Fragile Families and Child Wellbeing Study (FFCWS) to examine why children who grow up in single-mother and cohabiting families fare worse than children born into married-couple households. They also present findings from their own new research. The authors conclude by pointing to three types of policy reforms that could improve outcomes for children. The first is to reduce the share of children growing up in fragile families (for example, through reducing the rate of unwed births or promoting family stability among unwed parents). The second is to address the pathways that place such children at risk (for example, through boosting resources in single-parent homes or fostering father involvement in fragile families). The third is to address directly the risks these children face (for example, through high-quality early childhood education or home-visiting policies).
Palavras-chave: Famílias frágeis; bem-estar infantil; desenvolvimento infantil; estrutura familiar.
Family Ruptures, Stress, and the Mental Health of the Next Generation
Autor(es): Petra Persson; Maya Rossin-Slater
Publicação: American Economic Review 2018, 108(4-5): 1214–1252
Apresentação: This paper studies how in utero exposure to maternal stress from family ruptures affects later mental health. We find that prenatal exposure to the death of a maternal relative increases take-up of ADHD medications during childhood and anti-anxiety and depression medications in adulthood. Further, family ruptures during pregnancy depress birth outcomes and raise the risk of perinatal complications necessitating hospitalization. Our results suggest large welfare gains from preventing fetal stress from family ruptures and possibly from economically induced stressors such as unemployment. They further suggest that greater stress exposure among the poor may partially explain the intergenerational persistence of poverty.
Palavras-chave: Rupturas Familiares; estresse; saúde mental; gravidez; infância.
Autor(es): John L. Ward
Publicação: ECONOMIC PERSPECTIVES / FEBRUARY 2005
Apresentação: Corporate governance of family businesses differs fundamentally from that of widely held public companies. Family ownership concentrates control and facilitates decision making, which can both lower governance costs and permit unconventional but strategically advantageous decisions. A well-functioning system helps build trust within the family, and a good family dynamic, in turn, becomes an asset to the business because it enables each separate piece of governance to function better and add more value while remaining aligned with the other components of the governance system. These governance advantages can provide clear economic benefits. However, a growing business becomes increasingly complex and creates its own demands for a more formal organizational structure. Family business managers must adapt their governance practices accordingly. Indeed, success drives the need to adapt and change—and all family businesses eventually face this reality.
Palavras-chave: Empresa familiar; Governança corporativa; propriedade familiar.
A Importância do Trabalho Solidário para o Fortalecimento das Famílias Diante de Contextos de Crises
Autor(es): Juliana Mendes Barbosa de Araujo, Glenda Santos Vieira, Laise da Cruz Macena, Ana Barreiros de Carvalho
Publicação: Revista Valore, Volta Redonda, 5 (edição especial): 262-281., 2020
Apresentação: Diante de um contexto de crise decorrente da pandemia Covid - 19, é importante discutir e entender como o nosso comportamento, percepção, pensamento e vida em conjunto serão afetados por essa crise e, de que forma o trabalho solidário é relevante nesse cenário. Desta forma, o objetivo do presente artigo é identificar a importância do trabalho solidário para o fortalecimento das famílias diante de contextos de crises. Tem como tema Economia Solidária e o Fortalecimento das Famílias. Trata-se de um levantamento exploratório bibliográfico, através de uma metodologia qualitativa. Espera-se promover uma reflexão e uma análise sobre as políticas públicas em períodos atípicos.
Palavras-chave: Trabalho solidário. Família. Crise econômica. Precarização.; Fortalecimento vínculos familiares; Covid-19; economia solidária; enfrentamento de crise.
Capital social, relaciones sociales y bienes públicos: ¿qué conexiones?
Autor(es): Pierpaolo Donati
Publicação: Universitat Jaume I. Departament de Filosofia i Sociologia, 2018, ISSN 1130-6149; 2254-4135
Apresentação: Toda investigación empírica muestra que el capital social es un factor esencial para producir y preservar los bienes públicos, pero las teorías difieren en cuanto al papel desempeñado por las relaciones sociales. Algunos piensan que los bienes públicos no necesitan redes sociales, mientras que otros argumentan que, sin redes sociales, el capital social no se crea y, por lo tanto, los bienes públicos no se valoran. El presente trabajo mantiene que la comparación entre estas teorías opuestas, o al menos divergentes, solo se puede resolver demostrando si, o no, y bajo qué condiciones, las redes de relaciones sociales producen el valor social añadido (VSA) que se traduce en el capital social necesario para apoyar bienes públicos. Adoptando la perspectiva de la sociología relacional podemos ver y medir el valor social añadido de las relaciones sociales en redes primarias y secundarias, conduciendo a la emergencia de los bienes públicos.
Palavras-chave: Capital social, bienes relacionales, valor social añadido, relaciones sociales, redes sociales, sociología relacional. ; Capital social familiar; relações sociais; bens relacionais.
Autor(es): Wilmar Evelio Gil
Publicação: Kénosis | Vol. 1 | No. 1 | pp. 135-152 | julio-diciembre | 2013 | ISSN: 2346-1209 | Rionegro-Colombia
Apresentação: La familia es una de las relaciones más fundamentales para la sociedad, sin embargo, en la actualidad se ha venido cuestionando su valor y su papel fundamental en el desarrollo de la humanidad. En ocasiones la concepción de familia se ha reducido a lo que cada persona considera que es, desconociendo lo propio de esta institución necesaria para la sociedad. De ahí que el presente trabajo intente dar luces sobre la identidad de la familia, sobre aquello que es propio de la relación familiar, los beneficios que tal relación provee a la persona y a la sociedad, la necesidad de darle una subjetividad social a la familia y la reafirmación de su carácter irrenunciable para la sociedad. Para esto, se ha realizadoun análisis documental de la sociología relacional de Pierpaolo Donati, partiendo del supuesto que la relación familiar se constituye a partir de la norma de la reciprocidad entre los géneros y entre las generaciones y, por tanto, es un bien al que la sociedad no puede renunciar. Al contrario,todas las instancias sociales deben promover su protección, pues no hay otra forma de convivencia que pueda dar tal patrimonio relacional a la sociedad.
Palavras-chave: Família; sociología relacional; capital primario social; derechos de família; Relações familiares; desenvolvimento humano; capital social.
Entre parents et enfants : liens et relations à l'épreuve du cheminement vers la vie adulte
Autor(es): Claire Bidart; Anne Pellissier
Publicação: Revue des politiques sociales et familiales Année 2007 90 pp. 29-39
Apresentação: Le processus de cheminement vers l'âge adulte évolue et transforme les rapports entre les jeunes et leurs parents. Leurs relations deviennent-elles pour autant individualisées et électives ou persistent-il quelque chose de ce lien « structurel », lié à des places symboliques résistant au temps ? Comment se nouent la relation affinitaire entre deux adultes et le lien inamovible entre parents et enfants ? À partir d'une enquête longitudinale qui suit un panel de jeunes sur plusieurs années, cet article montre que les « liens » de parenté conservent, en particulier dans des contextes familiaux douloureux et conflictuels, un caractère inamovible. Les « relations » avec les parents sont, elles, plus librement et diversement mises en oeuvre ; le passage à la vie adulte les voit évoluer vers une plus grande personnalisation. Ces évolutions montrent pourtant certaines ambivalences. Pour ces jeunes, le fait d'avoir un enfant se révèle très fortement imbriqué dans leurs rapports avec leurs parents, ce qui conduit à privilégier la « double dimension intergénérationnelle ».
Palavras-chave: Jovens; intergeracional; relações familiares; vínculos afetivos.
Qualidade de vida
Cerebro, estrés y parentalidad
Autor(es): Anna Carballo Márquez
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 3 - 2017 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: El objetivo principal de este artículo es el estudio de la respuesta fisiológica del estrés crónico sobre nuestro organismo y, especialmente, sobre el cerebro en desarrollo. Tras una breve introducción en el campo de la Neuroeducación, describimos las características principales de la plasticidad y la maduración cerebral, así como la respuesta fisiológica al estrés y a los efectos nocivos de éste sobre el sistema nervioso central infantil, más inmaduro y también más vulnerable a los efectos del ambiente. En el artículo se relaciona el estrés tóxico con la negligencia como importante factor de riesgo, así como con la construcción del apego seguro, un vínculo emocional que desarrolla el niño con sus padres y que constituye un importante factor protector. Por último, se habla de la importancia del estrés positivo para la construcción de la resiliencia infantil, así como de los peligros de la hiperpaternidad.
Palavras-chave: Neuroeducación, Estrés, Parentalidad, Negligencia, Apego, Resiliencia.
Relacionamento Conjugal e Táticas de Resolução de Conflito entre Casais
Autor(es): Dill Azeredo Bolze, Simone; Schmidt, Beatriz; Crepaldi, María Aparecida; Vieira, Mauro Luís
Publicação: Actualidades en Psicología 27 (114), 2013, 71-85 ISSN 0258-6444
Apresentação: A presente pesquisa visa a caracterizar o relacionamento conjugal e as táticas de resolução de conflito entre casais. Participaram 104 casais de um estado no Sul do Brasil, perfazendo o total de 208 respondentes. A média de idade das mulheres foi de 33.27 anos e dos homens 36.45 anos. O tempo de união conjugal variou de um ano a 27 anos, sendo a média 10.74. Os instrumentos utilizados foram: questionário de caracterização do relacionamento conjugal e Revised Conflict Tactics Scales (CTS2). Os resultados obtidos, por meio de análises estatísticas, sugerem que a maioria dos casais considera vivenciar relacionamento conjugal harmônico, com predomínio de estratégias de negociação em casos de emergência de conflitos conjugais. Entretanto, atitudes que envolvem agressão psicológica também apareceram como formas de resolução de conflitos. Os resultados contribuem para elucidar a dinâmica inter-relacional de casamentos saudáveis.
Palavras-chave: Relações Conjugais; Conflito Conjugal; Relacionamento Interpessoal. ; Relações conjugais; resolução de conflitos; negociação.
Violência Intrafamiliar
Marketing social y violencia interpersonal. Un modelo aplicativo para el desarrollo de programas de prevención
Autor(es): Reynaldo G. Rivera, Mariangeles Castro Sanchez, María Dolores Dimier de Vicente
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: La reducción de la violencia interpersonal, especialmente contra las mujeres durante el período perinatal, es una de las prioridades de las políticas socio - culturales en Argentina. Si bien hasta el momento se exploraron principalmente soluciones técnicas; investigaciones recientes señalan la importancia de un mejor marketing social que aumentaría la eficacia de las políticas y programas orientados a la prevención de la violencia y la promoción de una maternidad saludable. El estudio se propone, a partir de una revisión sistemática e interdisciplinar de la literatura, elaborar un modelo aplicativo que, a partir de una perspectiva relacional, sea útil para diseñar, implementar y evaluar programas de marketing social que, basados en los principios de la comunicación estratégica, la orientación familiar y la psicología social positiva, puedan ser aplicados en contextos urbanos complejos. El modelo aplicativo facilitará el desarrollo de instrumentos de investigación - acción que permitirán diseñar intervenciones basadas en evidencias, identificar factores predictores de impacto, orientar políticas públicas a favor de la maternidad y fortalecer la establilidad y el desarrollo positivo de las familias, especialmente aquellas que se encuentran en situación de vulnerabilidad.
Palavras-chave: Marketing relacional, Comunicaciones integradas, Maternidad, Desarrollo positivo, Violencia intrafamiliar, Orientación familiar.
Familia, conflicto y violencia en el Ecuador (2014-2019)
Autor(es): Nathaly Jurado Cevallos, Carlos De Domingo Soler
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: El Ecuador presenta una elevada incidencia de conflictividad intrafamiliar, que acostumbra a degenerar en tensiones destructivas, causa de rupturas familiares y una judicialización creciente evidenciada en la sobrecarga procesal de los organismos jurisdiccionales en lo que respecta a familia, niñez y adolescencia. Esta investigación se centra en las tensiones intrafamiliares desde las perspectivas jurídica, sociológica y de estudios sobre la familia, con el objeto de mostrar la relevancia de esta problemática en diferentes niveles, así como su impacto social y económico tanto en la comunidad como en los núcleos familiares y los órganos judiciales e instituciones públicas.
Palavras-chave: Conflicto intrafamiliar, Mediación, Resolución alternativa de conflictos, Ruptura familiar.
La infancia en España ante la COVID19
Autor(es): Ricardo Ibarra Roca, Almudena Escorial Senante
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 6 - 2020 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: This article addresses the impact of COVID on the living conditions of children, paying attention to the situation prior to the pandemic, the measures taken during the State of Alarm and the forecasts and proposals for the challenges that are expected in the future.
Palavras-chave: Infancia, España, COVID-19, Derechos de infancia, Estado de alarma.
Nupcialidade e Família
La familia migrante desde el prisma del cónyuge que acompaña
Autor(es): María Fernanda Arduino
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: Nuestra sociedad globalizada requiere muchas veces que las familias dejen su lugar de orignes por motivos laborales. El cónyuge que acompaña y sostiene a la familia nuclear cobra un rol preponderante, que, si se asume con realismo y confianza, redunda en la salud de la familia. El abandonmio de su práctica profesional, la pérdida de los afectos más cercanos, el soporte al cónyuge profesional y el acompañamiento de los hijos son algunos de los principales desafíos a los que este se enfrenta.
Palavras-chave: Migración, Adaptabilidad, Integración, Resilencia.
Why the Declining Marriage Rate Affects Everyone
Autor(es): The Heritage Foundation
Publicação: HERITAGE EXPLAINS
Apresentação: Decades of statistics have shown that, on average, married couples have better physical health, more financial stability, and greater social mobility than unmarried people.
Palavras-chave: Casamento; declínio; impacto social; políticas públicas.
Políticas Públicas Familiares
Addressing the need for family-based elderly care policies in Brazil
Autor(es): Rodolfo Barreto Canônico
Publicação: Quaderns de Polítiques Familiars | nº 5 - 2019 | ISSN: 2385-5215 / 2385-5223 (online)
Apresentação: The Brazilian population is ageing quickly. Of the country's 208 million inhabitants, 8,5% are aged 65 years or older. This percentage will reach 13.44% in 2030. Brazil's old-age dependency ratio, which is the ratio of older dependents to the working-age population, was 12.27% in 2017, compared with 6.68% in 1990. This increase creates a challenging situation with regard to elderly care. Because families are now smaller, they face more difficulty in providing care. This is a situation that needs to be addressed by government. Besides providing public services for elderly care, it is important to develop and implement public policies that effectively empower families. This work provides a review of family-based policies for elderly care from several countries that can be implemented in Brazil. There is also a brief review of elderly rights in Brazilian law and an analysis of current demographic trends in Brazil.
Palavras-chave: Proceso de envejecimiento, Ageing process, Cuidado de los ancianos, Elderly care, Apoyo familiar, Family support, Políticas basadas en la familia, Family-based policies.
The Decline of the Family as a Source of Social Capital in the EU: Some Indicators
Autor(es): Alfredo Rodríguez-Sedano; Ana Costa-Paris; Juan Carlos Aguilera
Publicação: Educación y Educadores ISSN 2027-5358
Apresentação: This article shows how social policy in the European Union (EU) fails to give proper attention to the family as a factor in social development and cohesion. It begins with a conceptual overview of the family as social capital, followed by an assessment of social capital as a source of gaining the fundamental values for moral and civic education. It goes on to show how, despite population growth in the EU, there are a number of signs that point to a depletion of social capital. By way of illustration, several basic indicators are provided to demonstrate that social and family policies are inconsistent with what constitutes social capital. The line of thinking developed in the article establishes that social capital in the EU is being depleted mainly because the family is being increasingly overlooked as an element of social cohesion and development.
Palavras-chave: social capital, social development, social policy, family education, European Union (Source: Unesco Thesaurus); Capital social familiar; política social; casamento; políticas sociais.
Autor(es): Ángela Corró Tormo; Pablo García Ruiz
Publicação: Revista Internacional de Organizaciones, nº 10, junio 2013, 109–129ISSN: 2013-570X; EISSN: 1886-4171
Apresentação: En este artículo se analiza el problema de la conciliación de la vida fami-liar y la laboral, uno de los aspectos esenciales y determinantes del bienestar personal y familiar. El análisis tiene en cuenta la perspectiva de las familias, de las empresas, del sistema político y de la cultura de la sociedad. En el trabajo se pone de manifiesto la necesidad de un enfoque relacional (y no meramente funcional) en las políticas ac-tuales que abordan el tema de la conciliación. Este enfoque relacional, explícito en la obra del sociólogo italiano Pierpaolo Donati, resulta a nuestro juicio más adecuado a las necesidades reales de la conciliación.
Palavras-chave: Conciliación; familia-trabajo; políticas sociolaborales; Conciliação trabalho-família; bens relacionais; empresas; política pública.
La médiation familiale : activités des services, usagers et effets sur la résolution des conflits
Autor(es): Pauline Domingo; Celine barbosa
Publicação: Politiques sociales et familiales n° 103 - mars 2011 85 Synthèses et statistiques
Apresentação: La médiation familiale vise à préserver le lien familial lorsqu’il est fragilisé par un événement ou une situation tels que les divorces, les séparations, la recomposition familiale, les conflits familiaux autour du maintien des liens entre les grands-parents et les petits-enfants, ainsi que ceux entre les jeunes adultes et leurs parents. En proposant un temps d’écoute, d’échange et de négociation, l’objectif de la médiation est de permettre d’aborder le conflit familial dans un espace neutre afin de restaurer le dialogue et de coconstruire une parentalité équilibrée.
Palavras-chave: Monts clés; médiation familiale; conflit familial - CAF; Mediação familiar; resolução de conflito; impacto positivo.
A Marshall Plan for Marriage: Rebuilding Our Shattered Homes
Autor(es): Chuck Donovan
Publicação: Backgrounder, No. 2567, June 7, 201
Apresentação: Marriage and family are declining in America, following a trend well established in Europe. This breakdown of the American family has dire implications for American society and the U.S. economy. Halting and reversing the sustained trends of nearly four decades will not happen by accident. The federal, state, and local governments need to eliminate marriage penalties created by the tax code and welfare programs and instead use existing resources to better encourage and support family life
Palavras-chave: Casamento; famílias; declínio; fortalecimento; benefícios.
Crianças e adolescentes em conflito com a lei
Práticas educativas parentais em famílias de adolescentes em conflito com a lei
Autor(es): Maria Cristina Neiva de CARVALHO Paula Inez Cunha GOMIDE
Publicação: Estud. psicol. (Campinas) vol.22 no.3 Campinas July/Sept. 2005
Apresentação: As práticas educativas parentais referem-se ao modo, utilizado pelos pais, de socializar, controlar ou desenvolver valores e atitudes em seus filhos, e ao seu conjunto denomina-se estilo parental. Utilizou-se o Inventário de Estilo Parental de Gomide de 2003 para avaliar duas práticas positivas (monitoria positiva e comportamento moral) e cinco negativas (negligência, abuso físico, monitoria negativa, punição inconsistente e disciplina relaxada), buscando investigar se a percepção dos filhos coincide com a percepção dos pais sobre as práticas parentais utilizadas na família. A identificação do estilo parental em famílias de risco poderá fornecer importantes subsídios para elaboração de programas de orientação e treinamento de pais, tanto preventivamente quanto para aquelas famílias cujos filhos adolescentes já se encontram em conflito com a lei.
Palavras-chave: atitude parental; delinqüência juvenil; práticas educativas; psicologia educacional.
Uso de Drogas e Álcool
Autor(es): Deborah Carvalho Malta; Ísis Eloah Machado; Mariana Santos Felisbino-Mendes; Rogério Ruscitto do Prado; Alessandra Maria Silva Pinto; Maryane Oliveira-Campos; Maria de Fátima Marinho de Souza; Ada Ávila Assunção
Publicação: Rev Bras Epidemiol 2018; 21( SUPPL 1):E180004.supl.1
Apresentação: Estudo do uso de substâncias psicoativas (tabaco, álcool e drogas ilícitas) em escolares em relação a fatores sociodemográficos, contexto familiar e saúde mental, utilizando dados da amostra de 102.301 escolares do nono ano da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2015. A supervisão familiar foi protetora do uso de substâncias psicoativas em escolares brasileiros, enquanto trabalhar, sentir-se solitário e ter insônia aumentaram suas chances de uso.
Palavras-chave: Bebidas alcoólicas; Tabaco; Drogas ilícitas; Adolescente; Relações familiares; Escolas; .
Autor(es): Isis Eloah MachadoI; Mariana Santos Felisbino-MendesI; Deborah Carvalho MaltaI; Gustavo Velasquez-MelendezI; Maria Imaculada de Fátima FreitasI; Marco Antonio Ratzsch de AndreazziII
Publicação: Rev. bras. epidemiol. vol.21 supl.1 São Paulo 2018. Epub Nov 29, 2018
Apresentação: Estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015. Os resultados obtidos evidenciaram, em adolescentes, a experimentação precoce de bebidas alcoólicas e a ocorrência de problemas devido ao uso da substância. Além disso, a falta de supervisão e acompanhamento mais próximo dos filhos pelos pais e responsáveis aumentou o uso de álcool nessa idade.
Palavras-chave: Adolescente; Consumo de bebidas alcoólicas; Relações pais-filho; Fatores socioeconômicos.
Autor(es): Tatiana Gonçalves dos Reis; Luiz Carlos Marques de Oliveira
Publicação: Rev. bras. epidemiol. vol.18 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2015
Apresentação: Estudo de aspectos relacionados ao consumo alcoólico entre estudantes de um município do interior do sudeste brasileiro, avaliando 638 alunos de 13 a 17 anos, sendo 355 (55,6%) meninas, escolhidos de modo randomizado em 13/40 (32,5%) escolas públicas entre novembro de 2009 e agosto de 2010. Foi verificado preocupante e precoce consumo alcoólico entre estudantes, mostrando a necessidade tanto de conscientização dos jovens e de seus responsáveis para os riscos desse consumo, quanto de se cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
Palavras-chave: Adolescente; Comportamento do adolescente; Saúde do adolescente; Consumo de bebidas alcoólicas; Fatores de risco; Sexo sem proteção.
Consumo frequente de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares: estudo de fatores associados
Autor(es): Analy Marquardt de Matos; Rosely Cabral de Carvalho; Maria Conceição Oliveira Costa; Karina Emanuella Peixoto de Souza Gomes; Luciana Maia Santos
Publicação: Rev Bras Epidemiol 2010; 13(2): 302-13
Apresentação: Análise de fatores associados ao consumo frequente de bebidas alcoólicas por adolescentes escolares em Feira de Santana, BA, com amostra aleatória, estratificada por conglomerado, totalizando 10 escolas de portes diferenciados e 776 estudantes de ambos os sexos que relataram consumo de bebidas alcoólicas, na faixa etária de 14 a 19 anos. O conhecimento dos fatores pessoais, interpessoais, familiares e ambientais associados ao consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes devem ser considerados na implementação de programas escolares e políticas públicas de prevenção, visando comportamentos que minimizem a exposição ao risco associado.
Palavras-chave: Adolescência; Consumo de bebidas alcoólicas; Fatores associados.
Autor(es): Luciana Martins Frassetto de Freitas e Delma Perpétua Oliveira de Souza.
Publicação: Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 29(1):e2019118, 2020.
Apresentação: Análise da prevalência e fatores associados ao uso de drogas na vida em adolescentes escolares, por meio de estudo transversal realizado em 2015, entre estudantes da educação básica de Cuiabá, MT, Brasil, com 10-19 anos. A prevalência do uso de drogas entre os adolescentes mostrou-se associada a relações familiares insatisfatórias, especialmente quando os conflitos eram entre os pais e quando o estilo parental era não autoritativo.
Palavras-chave: Adolescente; Relações Familiares; Drogas Ilícitas; Epidemiologia; Prevalência; Estudos Transversais.
Parenting Styles and Alcohol Use in Brazilian Males
Autor(es): Elke do Pillar Pinheiro Paula Inez Cunha Gomide
Publicação: Paidéia2020, Vol. 30, e3033.doi:https://doi.org/10.1590/1982-4327e3033
Apresentação: Este estudo objetivou a comparação de estilos parentais maternos e paternos em grupos de homens adultos alcoólatras e não-alcoólatras. Os participantes foram 260 homes adultos, metade dos quais diagnosticados com alcoolismo, enquanto os outros não apresentavam uma história de alcoolismo. O modelo de regressão logístico binário contendo o PSI parental, idade, educação e PSI maternal mostrou que o PSI paternal foi o principal preditor de alcoolismo.
Palavras-chave: parenting style, alcoholism, men, educational status, adult.
Direitos parentais
Fundamentos de Fiscalização e Orientação do Poder Familiar
Autor(es): Antonio Jorge Pereira Júnior PEREIRA JÚNIOR, Antonio Jorg
Publicação: Revista da Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 97, p. 139-179, 2002.
Apresentação: O artigo dedica-se ao estudo da natureza jurídica do poder familiar (pátrio poder) e de quatro princípios que fundamentam e orientam a interferência da sociedade civil e do Estado em sua administração: cooperação, subsidiariedade, prioridade absoluta da criança e do adolescente, autonomia familiar.
Palavras-chave: Poder familiar; fiscalização; fundamentos e princípios; Direitos parentais; autonomia familiar.
Educação
A Proposed Alliance On Behalf of Children And Families
Autor(es): Peter Ernest Haiman
Publicação: Peter Ernest Haiman, personal website
Apresentação: The prospects for the future well-being of the United States have been seriously weakened by a steady decline in both the quality of family life and the lives of children and adolescents. Within the last fifty years, empirical evidence of this decline has appeared in many research domains. Recent studies have documented the existence of significant numbers of children, under three years of age, who show by their behavior toward their mother and/or father that they have been living emotionally insecure lives with their own parents. Research published within the last decade has revealed a dramatic increase in the number of adolescents who commit suicide. Homicide has been a leading cause of death among teenagers and young adults. The number of teenagers suffering from depression has also risen sharply in the past thirty years. Studies have also revealed drug use, substance abuse and acts of social violence committed by teenagers. There are many studies that document a steady decline in the academic achievement by youth of all ages in the United States. There is also evidence of an increase in the number of younger teenagers who become pregnant. These are only a few samples from extensive bodies of research in the social and behavioral sciences. Together, they paint a disturbing picture of the lives of many children and families from all social and economic classes in the United States...
Palavras-chave: Comportamento; crianças; adolescente; família; valores;educação infantil.
Autor(es): Tatiana Iñiguez Berrozpe; Francesco Marcaletti
Publicação: Acciones e Investigaciones Sociales. issn: 1132-192X, Núm. 36 (2016). Págs. 141 a 168
Apresentação: El principal objetivo de la presente investigación es analizar la participación de los adultos maduros (personas mayores de 45 años) en la educación en el contexto español, incidiendo especialmente en aquellos factores que constituyen elementos de motivación para su implicación en este tipo de actividades. Para ello, se han recogido las principales teorías de la comunidad científica internacional al respecto, además de estadísticas oficiales de participación de este colectivo en la educación en el entorno español, y se ha realizado un estudio exploratorio a través de un cuestionario (n=106) para caracterizar a la muestra y determinar los factores más relevantes para su inclusión educativa. Los resultados demuestran que el número de adultos maduros que participan en actividades educativas se ha visto reducido en fechas recientes en nuestro país, identificándose la edad como factor determinante para comprender dichos obstáculos y motivaciones tanto internos como externos.
Palavras-chave: Adultos maduros, aprendizaje a lo largo de la vida, educación, motivación.; Adulto maduo; aprendizagem; motivações; atividade educativa.
Capital Humano
Autor(es): Tatiana Iñiguez Berrozpe; Francesco Marcaletti
Publicação: Acciones e Investigaciones Sociales. issn: 1132-192X, Núm. 36 (2016). Págs. 141 a 168
Apresentação: El principal objetivo de la presente investigación es analizar la participación de los adultos maduros (personas mayores de 45 años) en la educación en el contexto español, incidiendo especialmente en aquellos factores que constituyen elementos de motivación para su implicación en este tipo de actividades. Para ello, se han recogido las principales teorías de la comunidad científica internacional al respecto, además de estadísticas oficiales de participación de este colectivo en la educación en el entorno español, y se ha realizado un estudio exploratorio a través de un cuestionario (n=106) para caracterizar a la muestra y determinar los factores más relevantes para su inclusión educativa. Los resultados demuestran que el número de adultos maduros que participan en actividades educativas se ha visto reducido en fechas recientes en nuestro país, identificándose la edad como factor determinante para comprender dichos obstáculos y motivaciones tanto internos como externos.
Palavras-chave: Adultos maduros, aprendizaje a lo largo de la vida, educación, motivación.; Adulto maduo; aprendizagem; motivações; atividade educativa.
Pobreza, capital humano, capital social e familiar
Autor(es): Giancarlo Petrini; Ricardo Fonseca; Wladimir Porreca
Publicação: Memorandum 19, out/2010, ISSN 1676-1669
Apresentação: O presente estudo investiga a pobreza partindo de uma análise dos recursos que os pobres dispõem em sua realidade, analisando os temas do capital humano, social e familiar, procurando estabelecer conexões e elucidar fatores da realidade pouco considerados em estudos e projetos de combate à pobreza e à exclusão social. O presente artigo, em seu conjunto, procura compreender porque, em condições semelhantes de pobreza, algumas pessoas conseguem elaborar um projeto de vida enquanto outras se estabilizam em estratégias de sobrevivência. Para avançar na luta contra a pobreza, revelou-se indispensável a convergência entre fatores pessoais, familiares, micro-sociais e políticas públicas de valorização e fortalecimento dos agentes de desenvolvimento presentes no território.
Palavras-chave: pobreza, capital humano, capital social, capital familiar; Capital social familiar; pobreza; políticas públicas; relações familiares.
Autor(es): Wesley Mendas da Silva; Denize Grzybovski
Publicação: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE • Volume 7, n.1, p. 45-70
Apresentação: A análise da governança corporativa, incluindo-se a transparência da administração, tem se tornado um fator chave para conhecer as grandes empresas. Ao mesmo tempo, vem sendo apontada como um indicador de confiança dos investidores nas decisões tomadas pela administração das empresas listadas em bolsas de valores. Uma das formas de avaliar as estruturas e práticas de governança corporativa é verificar a sensibilidade do turnover de executivos ao desempenho da firma (VOLPIN, 2002). Neste artigo, objetiva-se verificar a existência de diferenças significativas de desempenho, valor e estruturas de governança corporativa entre empresas familiares e não-familiares; e, ainda, a existência de associações entre performance e turnover de executivos, tendo em vista a atuação da governança corporativa. A análise é conduzida tomando como referência um conjunto de 176 empresas industriais listadas na Bovespa, segmentadas por tipo (familiar ou não-familiar), entre 1997 e 2001. A contribuição do estudo se dá pelas peculiaridades que envolvem as empresas familiares, que não têm sido consideradas em pesquisas brasileiras, e pelo oferecimento de elementos para refletir teoricamente o desempenho das empresas familiares e suas estruturas de governança. Os resultados alcançados revelam a existência de diferenças significativas de desempenho, valor e estruturas de governança corporativa entre empresas familiares e não-familiares. É possível verificar ainda que, nas empresas familiares, quanto maior a rentabilidade, menores são os níveis de turnover.
Palavras-chave: Governança corporativa; Indústrias brasileiras; Turnover de executivos; Conselhos de administração; Desempenho empresarial; Capital social familiar; empresas familiares; turnover; rentabilidade.
Autor(es): Francesco Marcaletti; Rita Cavallotti
Publicação: REIS: Revista Española de Investigaciones Sociológicas, ISSN 0210-5233, Nº 173, 2021, págs. 47-68
Apresentação: El artículo presenta la validación de una escala de capital social familiar (CSF) diseñada siguiendo el paradigma de la sociología relacional y utilizada para explorar la relación entre el CSF y otras formas de capital social (CS). El análisis exploratorio de los componentes principales produjo tres factores, que representan las dimensiones de «apoyo», «unidad» y «ambivalencia» del CSF. Un modelo de ecuación estructural se llevó a cabo para explorar la relación entre CSF y CS «cívico» y «generalizado». Los resultados indican que se logró una validación satisfactoria de la escala de CSF y que la «ambivalencia» constituye un elemento intrínseco del CSF, como confirman los estudios sobre la solidaridad familiar. Además, las dimensiones de «apoyo» y de «unidad» se asociaron negativamente con la «ambivalencia», y positivamente solo con el CS «generalizado».
Palavras-chave: Capital social familiar; capital social; solidariedade familiar; apoio.
Autor(es): Agda Crossi Calegário, Graziela Fortunato, Marcelo Sanches Pagliarussi
Publicação: XXXVIII Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro / RJ - 13 a 17 de setembro de 2014
Apresentação: O artigo visa investigar o processo e as estratégias de transferência do capital social familiar aos profissionais externos à família e a conversão em capital social organizacional. Para isso, foi utilizado um estudo de caso de uma empresa de médio porte com atuação no ramo de prestação de serviços em manutenção predial e serviços gerais. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os membros da família e não membros de diversos cargos. Os resultados indicam que o processo de transferência guarda características familiares, no entanto, a profissionalização é priorizada para manutenção da gestão eficiente e perenidade do negócio.
Palavras-chave: Capital social familiar; capital social organizacional; negócios de família; empresa familiar.
Autor(es): Wilmar Evelio Gil
Publicação: Kénosis | Vol. 1 | No. 1 | pp. 135-152 | julio-diciembre | 2013 | ISSN: 2346-1209 | Rionegro-Colombia
Apresentação: La familia es una de las relaciones más fundamentales para la sociedad, sin embargo, en la actualidad se ha venido cuestionando su valor y su papel fundamental en el desarrollo de la humanidad. En ocasiones la concepción de familia se ha reducido a lo que cada persona considera que es, desconociendo lo propio de esta institución necesaria para la sociedad. De ahí que el presente trabajo intente dar luces sobre la identidad de la familia, sobre aquello que es propio de la relación familiar, los beneficios que tal relación provee a la persona y a la sociedad, la necesidad de darle una subjetividad social a la familia y la reafirmación de su carácter irrenunciable para la sociedad. Para esto, se ha realizadoun análisis documental de la sociología relacional de Pierpaolo Donati, partiendo del supuesto que la relación familiar se constituye a partir de la norma de la reciprocidad entre los géneros y entre las generaciones y, por tanto, es un bien al que la sociedad no puede renunciar. Al contrario,todas las instancias sociales deben promover su protección, pues no hay otra forma de convivencia que pueda dar tal patrimonio relacional a la sociedad.
Palavras-chave: Família; sociología relacional; capital primario social; derechos de família; Relações familiares; desenvolvimento humano; capital social.
Renda familiar
Autor(es): Wesley Mendas da Silva; Denize Grzybovski
Publicação: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE • Volume 7, n.1, p. 45-70
Apresentação: A análise da governança corporativa, incluindo-se a transparência da administração, tem se tornado um fator chave para conhecer as grandes empresas. Ao mesmo tempo, vem sendo apontada como um indicador de confiança dos investidores nas decisões tomadas pela administração das empresas listadas em bolsas de valores. Uma das formas de avaliar as estruturas e práticas de governança corporativa é verificar a sensibilidade do turnover de executivos ao desempenho da firma (VOLPIN, 2002). Neste artigo, objetiva-se verificar a existência de diferenças significativas de desempenho, valor e estruturas de governança corporativa entre empresas familiares e não-familiares; e, ainda, a existência de associações entre performance e turnover de executivos, tendo em vista a atuação da governança corporativa. A análise é conduzida tomando como referência um conjunto de 176 empresas industriais listadas na Bovespa, segmentadas por tipo (familiar ou não-familiar), entre 1997 e 2001. A contribuição do estudo se dá pelas peculiaridades que envolvem as empresas familiares, que não têm sido consideradas em pesquisas brasileiras, e pelo oferecimento de elementos para refletir teoricamente o desempenho das empresas familiares e suas estruturas de governança. Os resultados alcançados revelam a existência de diferenças significativas de desempenho, valor e estruturas de governança corporativa entre empresas familiares e não-familiares. É possível verificar ainda que, nas empresas familiares, quanto maior a rentabilidade, menores são os níveis de turnover.
Palavras-chave: Governança corporativa; Indústrias brasileiras; Turnover de executivos; Conselhos de administração; Desempenho empresarial; Capital social familiar; empresas familiares; turnover; rentabilidade.
Conciliação Família-Trabalho
Maternal exposure to work schedule unpredictability and child behavior
Autor(es): Daniel Schneider,Kristen Harknett,
Publicação: Journal of Marriage and FamilyVolume 84, Issue 1 p. 187-209
Apresentação: This article estimates the association between maternal exposure to unpredictable work schedules in the service sector and child internalizing and externalizing behavior.Maternal exposure to unpredictable work schedules is associated with children's externalizing and internalizing behavior. Mediation analysis shows that for parents with the most unpredictable schedules, this aspect of job quality operates on children's behavior by increasing household economic insecurity, reducing developmental parenting time, and diminishing maternal well-being.These results demonstrate that work scheduling conditions may have consequences not just for workers themselves but also for their children.
Palavras-chave: Horário de trabalho; Imprevisibilidade; Maternidade; Comportamento Infantil.
Autor(es): Ángela Corró Tormo; Pablo García Ruiz
Publicação: Revista Internacional de Organizaciones, nº 10, junio 2013, 109–129ISSN: 2013-570X; EISSN: 1886-4171
Apresentação: En este artículo se analiza el problema de la conciliación de la vida fami-liar y la laboral, uno de los aspectos esenciales y determinantes del bienestar personal y familiar. El análisis tiene en cuenta la perspectiva de las familias, de las empresas, del sistema político y de la cultura de la sociedad. En el trabajo se pone de manifiesto la necesidad de un enfoque relacional (y no meramente funcional) en las políticas ac-tuales que abordan el tema de la conciliación. Este enfoque relacional, explícito en la obra del sociólogo italiano Pierpaolo Donati, resulta a nuestro juicio más adecuado a las necesidades reales de la conciliación.
Palavras-chave: Conciliación; familia-trabajo; políticas sociolaborales; Conciliação trabalho-família; bens relacionais; empresas; política pública.
Fatherhood and wage inequality in Britain, Finland, and Germany
Autor(es): Rossella Icardi,Anna Erika Hägglund,Mariña Fernández-Salgado
Publicação: J. Marriage Fam.2022;84:273–290
Apresentação: This study investigates whether and how fatherhood shapes the wage distribution in Britain, Finland, and Germany.Results show little evidence of substantial fatherhood wage effects along men's wage distribution. In all countries, fathers' higher wages at the median and top of the wage distribution are mostly accounted for by selection, but fatherhood shifts the bottom part of the distribution to the left particularly in the UK.
Palavras-chave: Parentalidade; Paternidade; Desigualdade Salarial.
Estado de bem estar
How Welfare Undermines Marriage and What to Do About It
Autor(es): Robert Rector
Publicação: Actualidades en Psicología 27 (114), 2013, 71-85 ISSN 0258-6444
Apresentação: Historically, marriage has played a critical role in the raising of children. In most cases, the economic benefits of marriage are substantial. Marriage among families with children is an extremely powerful factor in promoting economic self-sufficiency: the ability of families to support themselves above poverty without reliance on government meanstested welfare aid. The reason for this is simple and straightforward. In most cases two parents working together can support a child more efficiently than one. For example, as Chart 1 shows, some 37 percent of single-parent families lack self-sufficiency (and are officially poor) compared with 7 percent of married-couple families...
Palavras-chave: Casamento; bem-estar; família; rendimentos; pobreza.
Welfare Reform and The Healthy Marriage Initiative
Autor(es): Robert Rector
Publicação: The heritage Foundation, TESTIMONY Welfare
Apresentação: The erosion of marriage during the past four decades has had large-scale negative effects on both children and adults: It lies at the heart of many of the social problems with which the government currently grapples. Nearly 80 percent of long term child poverty occurs in broken or never-married families.Each year government spends over $200 billion on means-tested aid to families with children; three quarters of this aid flows to single parent families.Children raised without a father in the home are more likely to experience: emotional and behavioral problems, school failure; drug and alcohol abuse, crime, and incarceration.The beneficial effects of marriage on individuals and society are beyond reasonable dispute, and there is a broad and growing consensus that government policy should promote rather than discourage healthy marriage...
Palavras-chave: Casamento; bem-estar; problemas sociais; jovens; programas.
Práticas parentais
A Participação do Pai nos Cuidados da Criança, Segundo a Concepção de Mães
Autor(es): Maria Aparecida Crepaldi; Grace Andreani; Patrícia Simone Hammes;Clarissa Dionísio Ristof; Sandra Ribeiro de Abreu
Publicação: Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 579-587, set./dez. 2006
Apresentação: Este trabalho tem como objetivo investigar a percepção das mães a respeito do cuidado paterno em famílias em situação de risco psicossocial, comparando famílias que mantêm seus filhos na creche e famílias cujas crianças aguardam por vaga. Foram realizadas entrevistas com 30 famílias, gravadas em audiocassete e transcritas, as quais continham dados de identificação e questões abertas referentes à família e ao cuidado. Nas entrevistas, as questões abertas foram analisadas segundo o método de análise de conteúdo temático. Para as perguntas fechadas pontuou-se a freqüência de ocorrência de respostas, com o objetivo de caracterizar os elementos específicos da participação do pai. As mães descreveram as atividades que seus companheiros realizavam com os filhos (sair, brincar, conversar e cantar), mas nem todas consideram-nas como atividades de cuidado. Constatou-se que o pai aproveita diferentemente da mãe o tempo que passa com as crianças.
Palavras-chave: Cuidado paterno, desenvolvimento familiar, situação de risco.; Paternidade; corresponsabilidade; crianças; qualidade das relações.
Rede social de apoio durante transições familiares decorrentes do nascimento de filhos
Autor(es): Maria Auxiliadora; DessenMarcela Pereira Braz
Publicação: Psicologia: Teoria e Pesquisa Set-Dez 2000, Vol. 16 n. 3, pp. 221-231
Apresentação: O suporte da rede de apoio é fundamental à família e ao indivíduo no enfrentamento de transições normativas e não normativas no processo de desenvolvimento. Este estudo descreve as transformações nessa rede durante transições decorrentes do nascimento de filhos. Quinze pais de classe social baixa e suas respectivas esposas/companheiras, subdivididas em dois grupos (A: mães grávidas; B: mães com bebês de até seis meses), participaram de uma entrevista semi-estruturada e responderam um questionário. A principal alteração na rede, segundo as mães, foi o aumento do apoio psicológico recebido; para os pais, foi o aumento da ajuda financeira e material. O apoio do marido/companheiro foi considerado, por todas as mães, mais importante que os demais. Os dados sugerem que, para compreender as alterações na rede social de apoio e no envolvimento do pai na vida familiar durante transições decorrentes do nascimento de filhos, é preciso conhecer as relações desenvolvidas entre os subsistemas familiares e o contexto social no qual as famílias estão inseridas.
Palavras-chave: Rede social de apoio; família; nascimento de filhos; mãe e pai; avós; Rede de apoio; intergeracionalidade; fotalecimento de vínculos familiares; nascimento de filhos.
Família como promotora do desenvolvimento de crianças que apresentam atrasos
Autor(es): Wesley Correa; Maria de Fatima Minetto; Maria Aparecida Crepaldi
Publicação: Pensando Famílias, 22(1), jun. 2018, (44-58).
Apresentação: Este estudo faz uma revisão teórica para compreender a família como um ambiente promotor do desenvolvimento humano. A família corresponde ao principal contexto de inter-relações da criança. A qualidade do ambiente familiar e das relações neste contexto conduz a evolução do desenvolvimento infantil. O bebê, ao chegar ao ambiente familiar, exige mudanças estruturais, e, quando esta criança apresenta atrasos em seu desenvolvimento, o modo como a família enfrenta esta realidade pode propiciar risco à vida da criança. Programas de Intervenção Precoce buscam entender o desenvolvimento infantil a partir de uma visão multidimensional, ou seja, mudar o foco somente na criança e no seu déficit, passando a considerar: família, comunidade e trabalho em equipe interdisciplinar.
Palavras-chave: Família, Ambiente familiar, Intervenção precoce, Atrasos no desenvolvimento, Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento humano; relações familiares; inter-relações; crianças.
Juventude
Entre parents et enfants : liens et relations à l'épreuve du cheminement vers la vie adulte
Autor(es): Claire Bidart; Anne Pellissier
Publicação: Revue des politiques sociales et familiales Année 2007 90 pp. 29-39
Apresentação: Le processus de cheminement vers l'âge adulte évolue et transforme les rapports entre les jeunes et leurs parents. Leurs relations deviennent-elles pour autant individualisées et électives ou persistent-il quelque chose de ce lien « structurel », lié à des places symboliques résistant au temps ? Comment se nouent la relation affinitaire entre deux adultes et le lien inamovible entre parents et enfants ? À partir d'une enquête longitudinale qui suit un panel de jeunes sur plusieurs années, cet article montre que les « liens » de parenté conservent, en particulier dans des contextes familiaux douloureux et conflictuels, un caractère inamovible. Les « relations » avec les parents sont, elles, plus librement et diversement mises en oeuvre ; le passage à la vie adulte les voit évoluer vers une plus grande personnalisation. Ces évolutions montrent pourtant certaines ambivalences. Pour ces jeunes, le fait d'avoir un enfant se révèle très fortement imbriqué dans leurs rapports avec leurs parents, ce qui conduit à privilégier la « double dimension intergénérationnelle ».
Palavras-chave: Jovens; intergeracional; relações familiares; vínculos afetivos.