Notícias
AQUI É BRASIL
Operação humanitária do Governo do Brasil acolhe 36 brasileiros repatriados dos EUA
(Foto: João Macedo/MDHC)
O Governo do Brasil realizou, nessa sexta-feira (29), mais uma operação de acolhimento a brasileiros repatriados dos Estados Unidos. Ao todo, 36 pessoas desembarcaram por volta das 19h30 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG).
A operação de deportação é conduzida pelo governo dos Estados Unidos. No Brasil, a ação de recepção e acolhida é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com diversos órgãos federais, no âmbito do programa Aqui é Brasil, iniciativa lançada para assegurar um atendimento digno, humanizado e com garantia de direitos às pessoas que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.
Após a recepção inicial, parte do grupo foi encaminhada a um hotel com estrutura preparada para o atendimento emergencial. No local, os repatriados receberam alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além de orientações e suporte logístico para o deslocamento até suas cidades de origem.
A coordenadora da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na operação Aqui é Brasil e porta-voz da ação, Marina Medeiros, enfatizou que o voo estava planejado para chegar na quarta-feira (27), mas foi adiado em decorrência de problemas técnicos. Apesar do atraso, os retornados demonstraram satisfação pela recepção e acolhida no país.
“Foi um voo reduzido, e todas as pessoas ficaram aliviadas por chegarem. Um dos jovens, inclusivo, nos falou que faz aniversário no domingo (31) e está feliz porque vai poder comemorar a data com sua família”, contou.
Medeiros ainda explicou sobre os fluxos da recepção e destacou uma particularidade deste voo: “Todos os beneficiários sempre têm a possibilidade de receber janta, mas muitos acabam indo embora por conta própria do aeroporto mesmo. Especificamente nesta operação, todos vieram fazer essa refeição conosco no hotel e foram recebidos pela nossa equipe interdisciplinar.”
Perfil
O grupo de 36 brasileiros é composto por 33 homens e 3 mulheres. Entre eles, foram identificados cinco integrantes de dois núcleos familiares, incluindo duas crianças, sendo uma ainda de colo. Não houve pessoas idosas nem procuradas pela justiça neste voo.
Aqui é Brasil
O Aqui é Brasil é um programa de acolhimento humanitário coordenado pelo MDHC, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e organismos internacionais, como a OIM.
Para mais informações, acesse: Aqui é Brasil.
A iniciativa tem como foco garantir assistência emergencial e acompanhamento continuado, assegurando acesso a serviços essenciais e a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.
Como parte do compromisso com a transparência e o aprimoramento das políticas públicas, o MDHC e a OIM lançaram um painel informativo que amplia o acesso da sociedade a informações atualizadas sobre as operações, fortalecendo o controle social e a formulação de políticas baseadas em evidências.
Também está em funcionamento o Centro de Referência em Direitos Humanos para Pessoas Repatriadas e Migrantes (CREDH-RM), instalado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). O espaço oferece atendimento interdisciplinar em direitos humanos, realizado por equipe técnica especializada, com foco na qualificação da escuta, na identificação adequada das demandas e na promoção da cidadania.
Operações anteriores
Desde sua criação, no ano passado, o programa Aqui é Brasil já contabiliza 55 operações realizadas, possibilitando o retorno de mais de 4,3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, majoritariamente oriundos dos Estados Unidos.
Em 2026, as ações seguem em ritmo contínuo, com operações registradas nos dias 7, 14 e 30 de janeiro; 5, 11, 16 e 28 de fevereiro; 6, 11, 18 e 26 de março; 2, 8, 15 e 29 de abril; e 6, 13, 20 e 29 de maio, reforçando o compromisso permanente do Estado brasileiro com a recepção humanizada e a proteção de seus cidadãos no processo de retorno ao país.
Leia também:
Texto: F.T.
Edição: R.F.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.