Notícias
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Ministra reforça diálogo federativo em agenda de direitos humanos em Minas Gerais
(Foto: Rafael Bessa/MDHC)
Entre terça-feira (2) e quinta-feira (5), a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, cumpriu uma série de agendas em Minas Gerais. Durante entrevista coletiva realizada na quinta-feira (5), em Muriaé, na Zona da Mata Mineira, ao lado do prefeito Marcos Guarino e da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Tatiana Rangel Viana, a representante do MDHC destacou a importância do diálogo federativo e da aproximação com os municípios para fortalecer a implementação das políticas públicas de direitos humanos nos territórios.
“Não é a primeira vez que venho a Muriaé. Já temos uma história, trabalhei aqui com formação de professores há mais de uma década. Isso mostra que não é pouco tempo de diálogo e de construção conjunta”, afirmou.
Também foram ressaltadas experiências locais relevantes, como a estrutura dedicada à agenda de direitos humanos no município: “Muriaé é uma cidade que tem políticas muito interessantes e conta com uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos. Isso é fundamental para estabelecer uma relação de proximidade, para que possamos colaborar, identificar quais investimentos podem ser priorizados, mas também para fazer uma escuta mais sensível dos municípios”.Ao abordar a formulação das políticas públicas, a titular do MDHC reforçou a necessidade de reconhecer a integralidade do atendimento ao cidadão: “As pessoas são únicas. A mesma pessoa com deficiência é atendida na unidade básica de saúde, na escola e, muitas vezes, precisa de transporte acessível. A nossa tarefa é articular todos esses setores para produzir uma política de atenção integral, com resultados concretos”.
Por fim, a chefe da pasta lembrou ainda que o país enfrenta desafios graves, como o trabalho infantil e a violência doméstica: “Infelizmente, ainda convivemos com situações de violência contra crianças e adolescentes. Para enfrentar isso, precisamos de ação contínua, acompanhamento e de uma Secretaria Municipal de Direitos Humanos atuante”.
Programação
Macaé Evaristo também realizou visita a vários equipamentos municipais de Muriaé, como o Centro de Apoio à Educação Especial (CAEE), que atende alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O local funciona como um espaço de referência para a inclusão educacional, oferecendo suporte pedagógico adaptado para a rede de ensino municipal.
A titular do MDHC também ministrou palestra intitulada “Direitos Humanos e Avanço da Cidadania no Brasil” no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), localizado no bairro Santa Helena, Distrito Industrial de Muriaé. A apresentação teve como foco o fortalecimento do debate público, a promoção da cidadania e o aprimoramento das políticas públicas locais, beneficiando gestores, servidores e a sociedade civil.
Leia também:
MDHC participa do lançamento da campanha Carnaval sem Racismo, do Ministério da Igualdade Racial
Texto: P.V.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
