Notícias
AQUI É BRASIL
Ministério dos Direitos Humanos coordena nova acolhida de 117 brasileiros repatriados dos Estados Unidos em Confins (MG)
(Foto: João Macedo/MDHC)
Um novo grupo de 117 brasileiros repatriados dos Estados Unidos chegou ao Brasil nesta quinta-feira (5), em operação de deportação conduzida pelo governo norte-americano. No território nacional, a ação de acolhida é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em articulação com órgãos federais e parceiros institucionais, e integra o programa Aqui é Brasil, iniciativa voltada a assegurar recepção digna e humanizada às pessoas que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.
O voo procedente dos Estados Unidos pousou por volta das 20h30, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Após a recepção inicial e os primeiros encaminhamentos, parte do grupo seguiu para o hotel que concentra a estrutura especial de atendimento, onde foram ofertados alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, além de acompanhamento médico e psicológico e orientações para o deslocamento até as cidades de origem.
“Algumas pessoas ainda chegam um pouco perdidas, abaladas pela situação de detenção e pelo voo muito longo, mas quando elas são recebidas no aeroporto, já sentem um impacto positivo de ver uma equipe pronta para acolhê-las – alguns já tinham até recebido a informação da família de que haveria o Aqui é Brasil na chegada, então já vinham com essa expectativa –, mas a maioria parece surpresa, inclusive com a oferta de uma hospedagem qualificada enquanto esperam para retornar para suas casas”, explicou o coordenador de apoio do programa Aqui é Brasil e porta-voz desta operação, Carlos Ricardo.
“Depois do acolhimento inicial no aeroporto, todos os que não tinham familiares aguardando por lá vieram para o hotel. Aqui, a gente realiza a escuta psicossocial com as equipes de proteção para as pessoas que precisam de algum atendimento especializado, além da emissão de passagens para as pessoas retornarem às suas cidades de origem”, complementou ele.
Perfil dos repatriados
Do total de 117 brasileiros repatriados, 107 eram homens desacompanhados e 7 eram mulheres desacompanhadas. Houve, ainda, três casos de pessoas procuradas pela Justiça.
A faixa etária predominante foi a de 40 a 49 anos, concentrando 30% dos atendidos, seguida pelas faixas de 30 a 39 anos (28%) e 18 a 29 anos (26%). Também houve registros de 17 pessoas entre 50 a 59 anos e uma pessoa com 60 anos ou mais. A idade média do grupo foi de 38 anos.
Aqui é Brasil
O Aqui é Brasil é um programa de acolhimento humanitário coordenado pelo MDHC, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A iniciativa tem como foco garantir assistência emergencial e acompanhamento continuado, assegurando acesso a serviços essenciais e a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.
Recentemente, o MDHC e a OIM lançaram duas ferramentas públicas de dados estratégicas voltadas à transparência e ao monitoramento das operações do Aqui é Brasil: um dashboard público e a Ficha Informativa com dados-chave. Os dois materiais já estão disponíveis e podem ser acessados nos links abaixo:
Operações anteriores
Desde o início do programa, no ano passado, o Aqui é Brasil já realizou 40 operações, viabilizando o retorno de mais de 3,3 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, em sua maioria provenientes dos Estados Unidos.
Em 2026, as ações de acolhida seguem em andamento, com operações realizadas nos dias 7, 14 e 30 de janeiro, e 5 de fevereiro, reafirmando a continuidade da política pública e o compromisso do Estado brasileiro com a proteção de seus cidadãos no retorno ao país.
Leia também:
MDHC e Comitê Paralímpico Brasileiro alinham parcerias para enfrentamento ao capacitismo
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.