Notícias
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
Aqui é Brasil acolhe 59 repatriados em operação realizada nesta quarta-feira (11), em Confins (MG)
(Foto: João Macedo/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) coordenou, na noite dessa quarta-feira (11), mais uma ação de acolhida a brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O voo pousou por volta das 23h30 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com 59 pessoas a bordo.
A operação de deportação é realizada pelo governo dos Estados Unidos. No Brasil, a recepção humanizada integra o programa Aqui é Brasil, iniciativa do Governo do Brasil voltada a assegurar atendimento digno e articulado às pessoas que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.
Após a recepção inicial no aeroporto, parte do grupo foi encaminhada ao hotel que abriga a estrutura especial de atendimento, onde recebeu alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial, acompanhamento médico e psicológico, além de orientações e encaminhamentos para o deslocamento às cidades de origem.
Coordenador de apoio do programa Aqui é Brasil e porta-voz da operação, Carlos Ricardo destacou a importância do Ministério Público Federal durante a ação. “Hoje, nós tivemos a visita da procuradora Polyana Washington de Paiva Jeha, que veio conhecer o programa in loco. Ela demonstrou que gostou bastante da forma como o acolhimento é feito, do relato e do atendimento realizado pelas equipes”, afirmou.
Segundo ele, a Polyana considerou a equipe comprometida e avaliou que o trabalho apresenta resultados efetivos no acolhimento das pessoas atendidas. “Foi importante a visita do Ministério Público, que se colocou como possibilidade de parceria, inclusive para ajudar na articulação com outros órgãos e no encaminhamento de outras demandas”, completou.
A operação ainda contou com a presença de representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Para mais informações, acesse: Aqui é Brasil.
Perfil dos repatriados
Entre os 59 brasileiros recebidos nesta operação, a maioria é composta por homens desacompanhados (80%). Mulheres desacompanhadas representam 12% do total, enquanto 5 % retornaram como integrantes de família. Também houve registro de dois casos de pessoas procuradas pela Justiça (3%).
Em relação ao sexo, 85% são homens e 15% mulheres. A média de idade é de 35 anos. A maior concentração está nas faixas etárias de 30 a 39 anos (37%) e de 40 a 49 anos (30%), seguida pelo grupo de 18 a 29 anos (22%). Há ainda registros nas faixas de 5 a 9 anos, 50 a 59 anos e acima de 60 anos.
Aqui é Brasil
O Aqui é Brasil é um programa de acolhimento humanitário coordenado pelo MDHC, em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A iniciativa tem como foco garantir assistência emergencial e acompanhamento continuado, assegurando acesso a serviços essenciais e a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.
Recentemente, o MDHC e a OIM lançaram duas ferramentas públicas de dados estratégicas voltadas à transparência e ao monitoramento das operações do programa, um Dashboard público e uma Ficha Informativa, reafirmando o compromisso com a transparência ativa, o controle social e o fortalecimento de políticas públicas baseadas em evidências, além de ampliar o acesso da sociedade a informações atualizadas sobre as ações de acolhimento realizadas no âmbito do Aqui é Brasil.
Para dúvidas e mais informações: aquiebrasil@mdh.gov.br/(61) 99168-9789
Operações anteriores
Desde sua criação, no ano passado, o programa Aqui é Brasil já contabiliza 41 operações realizadas, possibilitando o retorno de mais de 3,4 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, majoritariamente oriundos dos Estados Unidos.
Em 2026, a política pública mantém ritmo contínuo de execução, com ações de acolhida registradas nos dias 7, 14 e 30 de janeiro, além de 5 e 11 de fevereiro, reforçando o compromisso permanente do Estado brasileiro com a recepção humanizada e a proteção de seus cidadãos no processo de retorno ao país.
Leia também:
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.