Notícias
NOTA DE PESAR
Nota de pesar — Roseli Faria
(Foto: MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Roseli Faria, ocorrido nesta quinta-feira (11), e presta solidariedade a seus familiares e pessoas amigas.
Reconhecida pela escuta atenta no convívio pessoal, Roseli foi também uma referência nacional na mobilização pela agenda de direitos humanos, com destaque para a igualdade racial e a implementação de políticas públicas inclusivas.
Como servidora pública, contribuiu de forma fundamental para a regulamentação e a capacitação voltadas à efetividade das políticas afirmativas na administração pública. Enquanto Analista de Planejamento e Orçamento, desempenhou papel essencial para garantir que grupos historicamente oprimidos fossem contemplados no orçamento público.
Carinhosamente chamada de Rose, deixou um legado de formação e inspiração a milhares de servidores e servidoras, demonstrando que é possível atuar no enfrentamento às opressões relacionadas a raça e etnia, deficiência, classe social, território, gênero, identidades LGBTQIAP+, além de migrantes e pessoas em situação de rua.
Em homenagem à sua memória e trajetória de luta, o MDHC reafirma o compromisso de registrar e valorizar sua contribuição como exemplo de transformação do Estado brasileiro.
Roseli presente!