Notícias
CIÊNCIA INCLUSIVA
Ministra Macaé Evaristo destaca papel da ciência e dos oceanos na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(Foto: Duda Rodrigues/MDHC)
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou, nesta segunda-feira (20), da abertura da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será realizado de 21 a 26 de outubro, com uma programação diversificada montada na Esplanada dos Ministérios.
Neste ano, a Semana tem como tema “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”, incentivando reflexões sobre a relação entre os oceanos, o clima e a vida nos diferentes territórios do país. Criada em 2004, a iniciativa é considerada o maior evento de popularização da ciência no Brasil, reunindo escolas, universidades, institutos de pesquisa, empresas, museus, governos e sociedade civil.
Durante a cerimônia, a ministra destacou a importância do tema e reforçou a necessidade de conscientização sobre os oceanos e seu impacto em todos os biomas do país.“A gente precisa pensar que os oceanos impactam todos os nossos biomas e fazem parte das nossas vidas, mesmo que não estejamos perto deles, como é o meu caso, sendo mineira. Isso torna o tema muito importante. Levar esse debate e essa reflexão para todo o país ajuda a entender o papel dos oceanos em nossa vida", defendeu.
A ministra Macaé Evaristo ressaltou ainda a importância de refletir sobre os ensinamentos que podemos tirar da cultura oceânica. Em suas palavras, “valorizar a pluralidade das espécies que existem nos oceanos, que dependem umas das outras para sobreviver”.
Acompanhando a fala da ministra, estiveram presentes a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI; a ministra das Mulheres, Márcia Lopes; e o deputado federal pelo Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, entre outras autoridades.
A chefe da pasta do MDHC também reforçou o compromisso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a ciência e a tecnologia.
“A gente percebe a potência de projetos que democratizam a ciência e a força do nosso país quando, efetivamente, temos um governo que acredita na ciência. Para nós, é um orgulho muito grande participar do governo do presidente Lula, porque sabemos do compromisso dele com a ciência e com a democratização do conhecimento, compreendendo que o desenvolvimento científico e tecnológico deve ter um olhar especial voltado para transformar a vida da nossa população”.
Tecnologia e inclusão social
Encerrando sua fala, Macaé reforçou a importância do Ministério da Ciência e Tecnologia, destacando o lançamento, na última quarta-feira (15), da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Transtorno do Espectro Autista, em Brasília. A rede tem como objetivo articular, estimular e facilitar o avanço científico e tecnológico sobre o diagnóstico, acompanhamento e intervenção clínica, considerando suas interfaces.
Todas as ações levarão em conta as dimensões psicossociais, educacionais, de saúde, comunicação, inclusão socioprodutiva e bem-estar da pessoa com o transtorno. A iniciativa se insere no programa Novo Viver sem Limite e na Política Nacional de Cuidados, contando com o importante apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que reforça o compromisso do governo com a inclusão e a garantia de direitos. A Rede será coordenada pelo MCTI e contará também com a participação dos ministérios da Saúde, da Educação e do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Leia também:
Texto: J.N.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
