Notícias
CIDADANIA E CLIMA
MDHC debate envelhecimento nas favelas durante evento em Belém (PA)
(Foto: Carlos Eduardo/SNDPI)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), promoveu, durante os dias 3 e 4 de outubro, em Belém (PA), o evento "O envelhecer que queremos nas favelas e comunidades urbanas". A iniciativa integra a programação Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30) e celebra o mês da pessoa idosa.
O Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, destacou a importância das conferências livres como espaço para construir denúncias e propostas para a Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada em dezembro.
“As pré-conferências sobre favelas e comunidades urbanas trouxeram encaminhamentos importantes e definiram os delegados que representarão esses territórios na etapa nacional. A principal pauta será a transversalização das políticas e ações, para garantir que o tema do envelhecimento e o bem-estar das pessoas idosas que vivem nesses espaços, parte fundamental do nosso país, sejam plenamente contemplados".
Ele destacou que “as pré-conferências sobre favelas e comunidades urbanas têm como propósito definir encaminhamentos e escolher os delegados que representarão esses territórios, reforçando a importância de políticas públicas que sejam transversais e considerem o envelhecimento e as pessoas idosas que vivem nessas localidades, parte essencial do nosso país”.
O evento teve como foco o envelhecimento nas periferias urbanas, com ênfase nos impactos das mudanças climáticas que intensificam a vulnerabilidade dos moradores e dificultam o direito a um envelhecimento digno e de qualidade. A programação foi construída de forma colaborativa, com a participação da UNIPERIFERIAS/Instituto Maria e João Aleixo, em parceria com representantes dos estados do Pará, Maranhão, Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro.
A iniciativa teve como objetivos principais validar as propostas das pré-conferências nacionais livres sobre envelhecimento nas periferias e comunidades urbanas, além de aprofundar o debate sobre os efeitos das mudanças climáticas nesses territórios e suas implicações para o envelhecimento da população.
O encontro contou com a presença de representantes da sociedade civil dos estados participantes e membros da SNDPI.
Leia também:
Texto: R.M.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.