Notícias
AQUI É BRASIL
Mais 84 brasileiros são repatriados dos Estados Unidos em nova operação coordenada pelo MDHC
(Foto: João Macedo/MDHC)
Mais 84 brasileiros chegaram ao país na noite desta quarta-feira (8), em mais uma operação de repatriação coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O voo procedente dos Estados Unidos pousou às 21h45 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), onde uma estrutura especial foi montada para acolher os repatriados.
Às 22h30, logo após os procedimentos de migração, teve início a operação de acolhida, coordenada pelo MDHC em parceria com outros órgãos federais, que se encerrou à 1h da manhã. Os brasileiros receberam atendimento médico e psicológico, alimentação, kits de higiene, apoio psicossocial e transporte para seus destinos finais. O espaço de recepção contou com a presença permanente de equipes do MDHC, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos parceiros.
“Chegando ao Brasil, eles passam por um processo de identificação na Polícia Federal e, em seguida, são acolhidos no âmbito do programa Aqui é Brasil. No local, têm acesso a assistência social, atendimento de saúde, alimentação e informação. Também garantimos hospedagem e transporte, quando necessário, até as cidades de origem ou onde possuem familiares”, explicou Fernanda da Rosa Becker, coordenadora de Promoção dos Direitos de Migrantes, Refugiados e Apátridas do MDHC e porta-voz desta operação.
“A nossa preocupação é assegurar que esse acolhimento seja digno, que seus direitos sejam respeitados e que possam seguir em segurança até seu destino final”, completou.
Perfil
Entre os 84 passageiros presentes no voo, a maioria é de homens desacompanhados (87%). Sete mulheres desacompanhadas (8%) e dois integrantes de família (2%) também foram recebidos. Ainda foram identificadas duas pessoas procuradas pela Justiça.
Quanto ao perfil etário, a maior parte tem entre 30 e 49 anos (70%), seguida por jovens de 18 a 29 anos (27%). Do total, 90% são homens e 9,5% mulheres.
Compromisso com os direitos humanos
O programa “Aqui é Brasil” é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em articulação com os ministérios das Relações Exteriores (MRE), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Saúde (MS) e Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de contar com apoio da Polícia Federal, Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), governo estadual de Minas Gerais e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Com esta ação, o governo federal soma 25 operações de repatriação desde janeiro, que já garantiram o retorno seguro de cerca de 2,1 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, principalmente vindos dos Estados Unidos.
Os voos ocorreram em janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27); setembro (3, 10, 17 e 24); e outubro (1º e 8).
Leia também:
Governo do Brasil institui Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.