Notícias
Nota de pesar — Bruno Alves Chaves
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Bruno Alves Chaves, ocorrido no último domingo (9). Coordenador-geral de Programas e Ações de Combate às Discriminações do Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), Bruno foi um importante parceiro das ações do Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY) e do Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY).
Sua formação técnica e política foi construída no movimento social, tendo sido dirigente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG) e da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), onde exerceu papel fundamental na articulação de políticas públicas voltadas à cidadania plena de pessoas LGBTQIA+ e da população negra.
Sua trajetória foi guiada pelo compromisso ético com o serviço público e pela luta incansável contra o racismo, a LGBTfobia e todas as formas de discriminação. Bruno deixa um legado de coragem, sensibilidade e compromisso coletivo, que seguirá inspirando as lutas por um Brasil mais justo, diverso e solidário.
O MDHC solidariza-se com familiares, amigos e colegas de trabalho, reconhecendo em Bruno um profissional de rara sensibilidade, coragem e compromisso. Seu legado permanecerá inspirando a todos e todas que acreditam em um Brasil mais justo, humano e igualitário.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania