Notícias
CIDADANIA
Ministra Macaé Evaristo defende fortalecimento do SUAS na abertura do 25º Encontro Nacional do Congemas
(Foto: Duda Rodrigues/MDHC)
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Macaé Evaristo, participou nesta quarta-feira (5) da abertura oficial do 25º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O evento, que segue até sexta-feira (7), em Brasília, reúne gestores e profissionais da assistência social de todo o país.
O objetivo do encontro é fortalecer a rede de proteção social e promover o diálogo interfederativo entre os entes federados, com painéis nacionais, oficinas simultâneas, lançamentos de publicações, assembleia do Congemas e debates sobre temas como financiamento, vigilância socioassistencial, gestão de emergências e governança interfederativa.
Em sua fala, a ministra destacou o orgulho de ter formação em assistência social e ressaltou a relevância do papel desempenhado pelos profissionais do setor: "A nossa profissão é muito mais que um simples encaminhamento de serviços. Na verdade, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma grande abertura de caminhos para a cidadania".
Macaé enfatizou ainda o compromisso da categoria com a construção de um país mais justo e igualitário: “É uma tarefa importante e está ligada a um projeto de sociedade que queremos construir nesse país. Um projeto que fala que todos somos sujeitos de direitos”.
Fortalecimento das políticas públicas
A ministra reforçou que o fortalecimento das políticas públicas é fundamental para o enfrentamento da violência e a promoção da justiça social: “Não tem uma política pra combater o crime organizado na Faria Lima e outra política pra combater o crime organizado na periferia. Se ninguém entra atirando na Faria Lima, não pode entrar atirando nas comunidades da periferia".
E completou: “Nós temos que nos unir na defesa e no fortalecimento do SUS, no fortalecimento do SUAS, no fortalecimento de uma política educacional, de cultura, de mobilidade, de transporte público. Porque se a gente não atuar do ponto de vista das políticas sociais, de infraestrutura e mobilidade não será possível a gente cessar a violência que está no nosso país".
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania atua de forma articulada com outros ministérios na promoção dos direitos humanos, com foco na redução das desigualdades, no fortalecimento da proteção social e no enfrentamento das violências contra populações vulneráveis em todo o país.
Leia também:
Texto: J.N.
Edição: G.O.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.