Notícias
AQUI É BRASIL
Mais 114 brasileiros retornam dos Estados Unidos em nova operação do programa Aqui é Brasil
(Foto: João Macedo/MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) coordenou, nessa quarta-feira (5), mais uma operação de acolhimento a brasileiros repatriados dos Estados Unidos. O voo, com 114 pessoas a bordo, pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG) às 21h30. Com operação de deportação realizada pelo governo dos Estados Unidos, a ação de acolhimento pelo governo federal integra o programa Aqui é Brasil, iniciativa lançada em agosto deste ano para garantir acolhimento digno e humanizado a cidadãos que retornam ao país em situação de repatriação ou deportação.
Desta vez, o acolhimento contou com uma nova metodologia, com as etapas de recepção e atendimento realizadas diretamente em um hotel, onde foi montada uma estrutura especial para atender as demandas imediatas dos repatriados. No local, foram disponibilizados serviços como atendimento médico, psicológico e psicossocial, além de alimentação, kits de higiene e apoio para o deslocamento terrestre até as cidades de origem.
“A gente está implementando uma nova metodologia, trouxemos o acolhimento para o hotel e está funcionando muito bem. Ainda é uma fase de transição e de testes, mas eles ficam bastante confortáveis, com mais espaço e tranquilidade”, explicou a coordenadora-geral de Promoção dos Direitos das Pessoas Migrantes, Refugiadas e Apátridas do MDHC, Ana Maria Gomes Raietparvar, porta-voz desta operação.
Segundo a coordenadora-geral, o novo modelo busca aprimorar continuamente os fluxos de acolhimento e ampliar o olhar para o pós-chegada, com ações voltadas à integração socioeconômica e acompanhamento em saúde mental. “A operação foi bastante bem-sucedida, e elas estão cada vez mais tranquilas. A cada voo, pensamos em novas melhorias”, acrescentou.
Perfil dos repatriados
Entre os 114 repatriados presentes no voo, 93 eram homens desacompanhados, 10 eram mulheres desacompanhadas e nove integrantes compunham duas famílias. Também houve dois casos de pessoas procuradas pela Justiça.
A maioria é do sexo masculino, e a média de idade é de 37 anos. As faixas etárias mais frequentes estão entre 30 e 39 anos e 40 a 49 anos, seguidas pelo grupo de 18 a 29 anos. Também estavam a bordo cinco crianças e adolescentes.
Atuação integrada
A operação faz parte da atuação articulada do Governo do Brasil para garantir o retorno seguro e a proteção dos brasileiros que chegam ao país em situação de repatriação. Sob a coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o programa Aqui é Brasil envolve a participação dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além de governos estaduais, Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A ação conjunta busca oferecer assistência imediata, acolhimento humanizado e encaminhamentos que assegurem a dignidade e os direitos das pessoas repatriadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à população migrante.
Desde fevereiro, o programa já realizou 30 operações, garantindo o retorno seguro de mais de 2,4 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, em sua maioria provenientes dos Estados Unidos.
As ações ocorreram nas seguintes datas: janeiro (26); fevereiro (7 e 21); março (15 e 28); abril (11 e 25); maio (9 e 24); junho (7 e 21); julho (2, 4, 18 e 25); agosto (7, 13, 20 e 27 — dois voos); setembro (3, 10, 17 e 24); outubro (1º, 8, 15, 22 e 29); e novembro (5).
Leia também:
MDHC apresenta ações de proteção a defensores ambientais na Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social
Texto: E.G.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.