Notícias
Nota de Pesar – Roselene Cândida Alves
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), lamenta profundamente a partida de Roselene Cândida Alves, servidora pública, arquivista, ativista dos direitos humanos e defensora das pessoas com deficiência.
Roselene foi uma mulher autista, dedicada à luta em defesa das mulheres e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. No MDHC, Rose, como era conhecida, atuava na pauta da reparação histórica das pessoas atingidas pela hanseníase. Com graduação em Arquivologia e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), onde também cursava o doutorado, ela sempre buscou o conhecimento como ferramenta de transformação social.
Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista aos 38 anos, Roselene transformou sua trajetória pessoal em ativismo e acolhimento. Sua voz corajosa ecoava em defesa da dignidade, do respeito e da visibilidade das pessoas com deficiência, especialmente das mulheres autistas.
Seu trabalho e sua atuação se tornaram inspiração para todos os ativistas dos direitos das pessoas com deficiência. Neste momento de dor, o MDHC, por meio da SNDPD e em conjunto com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), presta solidariedade aos familiares, amigos e a todas as pessoas que foram impactadas pela força, generosidade e luta de Rose.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania