Notícias
Nota de Pesar – Mãe Elda de Oxossi
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lamenta profundamente o falecimento da Yalorixá Elda Viana, conhecida como Mãe Elda de Oxossi, na tarde desta segunda-feira (12), aos 76 anos.
Mãe Elda de Oxossi foi a última mulher coroada como Rainha do Rosário na centenária Igreja do Rosário dos Homens Pretos do Recife, em 1980. Com a sua morte, encerra-se um ciclo de mulheres negras à frente de uma das irmandades mais simbólicas da resistência do povo negro no Brasil.
Em seu terreiro, ensinava os fundamentos do candomblé. Além do trabalho como Yalorixá, atuou como alfabetizadora e conselheira comunitária, sendo referência para mulheres de terreiro, jovens da periferia e militantes da cultura popular. No terreiro, promovia atividades educativas, rodas de diálogo e ações voltadas ao fortalecimento da presença negra nos espaços públicos e culturais da cidade.
O MDHC expressa suas mais sinceras condolências e se solidariza com os familiares e amigos da Mãe Elda de Oxossi neste momento de luto. Seu legado permanecerá como inspiração para todos aqueles que defendem os direitos humanos.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania