Notícias
INTERNACIONAL
MDHC destaca direitos e protagonismo de pessoas com deficiência em reuniões bilaterais durante a COSP18
Ministra Macaé Evaristo e a secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, estiveram em reunião bilateral com representantes de Serra Leoa (Foto: Márcia Cruz/MDHC)
Pela manhã, a ministra e a secretária nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Anna Paula Feminella, visitaram a exposição chinesa “Beautiful Crafts Workshop” (Oficina de Lindos Artesanatos). A mostra destaca o empoderamento de mulheres com deficiência por meio do artesanato.
Após a visita, Macaé e Feminella se reuniram com Li Dongmei, vice-presidente da Federação de Pessoas com Deficiência da China (CDPF), para discutir possibilidades de cooperação Sul-Sul. A proposta inclui o desenvolvimento conjunto de tecnologias assistivas de baixo custo, com ênfase na inovação inclusiva e na troca de conhecimentos entre os países.
Em seguida, a comitiva brasileira manteve encontro com Mina Mojtahedi, líder da United Nations Disability Inclusion Strategy (Estratégia da ONU para a Inclusão de Pessoas com Deficiência). Na ocasião, foram apresentados os principais indicadores de acompanhamento das ações inclusivas dentro do sistema ONU.
“Vimos os indicadores necessários para acompanhar a evolução de pessoas com deficiência em todas as ações do sistema ONU, e reconhecem que ainda há muitos desafios. Perguntamos, durante a reunião, sobre a resolução que estabelece a linguagem simples como obrigação, além dos desafios para que a própria diplomacia atue de forma a democratizar o acesso à informação”, comentou Feminella, relembrando que o Brasil deve sediar a Primeira Conferência Latino-americana de Linguagem Simples, coorganizada pela SNDPD.Mais tarde, Macaé Evaristo e Anna Paula Feminella participaram de reunião bilateral com a ministra do Bem-Estar Social de Serra Leoa, Melrose Karminty. O diálogo deu continuidade às articulações iniciadas durante o Global Disability Summit, realizado em abril, em Berlim, com foco em meio ambiente, direitos humanos e inclusão de pessoas com deficiência.
Agenda
A comitiva brasileira, composta ainda teve encontros com a sociedade civil e segue com agendas até esta quinta-feira (12) com representantes da Costa Rica e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em Nova Iorque.
A delegação do Brasil é composta também pelo ministro dos Esportes, André Fufuca; outros integrantes da pasta e do Ministério das Relações Exteriores (MRE); autoridades do Legislativo e do Judiciário; membros do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), como a secretária nacional dos Direitos das Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; além de especialistas da área e membros de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
COSP18
A conferência, que reúne países signatários da CDPD, tem como tema central "Aumentar a conscientização pública sobre os direitos e as contribuições das pessoas com deficiência para o desenvolvimento social, em preparação para a Cúpula Social Mundial". O evento também promove debates sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à inclusão; questões relativas a pessoas indígenas com deficiência; e alternativas de financiamento para políticas de desenvolvimento social.
Leia também:
Brasil reitera defesa de cessar-fogo permanente em Gaza em conferência da ONU, nos EUA
Texto: F.T.
Edição: R.F.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

