Notícias
DISQUE 100
Em Fortaleza, MDHC participa de encontro sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes
Evento foi promovido pela Childhood Brasil, em parceria com o SEST SENAT, e reuniu representantes de instituições públicas e da sociedade civil para discutir estratégias de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes (Foto: Divulgação)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), participou, nessa terça-feira (10), do Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Nordeste, em Fortaleza (CE). O evento foi promovido pela Childhood Brasil, em parceria com o SEST SENAT, e reuniu representantes de instituições públicas e da sociedade civil para discutir estratégias de prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes na região.
Durante o evento, a coordenadora-geral do Disque Direitos Humanos – Disque 100, Franciely Loyze, apresentou dados atualizados sobre a violência contra crianças e adolescentes no Brasil, com destaque para a região Nordeste do país. Na ocasião, também explicou o funcionamento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos; o fluxo das denúncias recebidas pelo Disque 100; e os meios de encaminhamento e monitoramento dos casos.“Apesar de o Disque 100 ser um canal de denúncias a nível nacional, ainda há muitas dúvidas sobre seu funcionamento. Por isso, é muito importante estar em eventos como este, em contato com a sociedade civil e outros órgãos e entidades, para disseminar o Disque 100 como um canal confiável, sigiloso e efetivo. Isso é essencial para articular ações e parcerias no combate a violações de direitos humanos”, explicou Franciely.
Confira o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos
Projeto Proteção
O Encontro Regional do Projeto Proteção é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em 2017 entre a Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, com o SEST SENAT, entidade do Sistema S dedicada ao setor de transportes. O objetivo da parceria é promover ações de conscientização para a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual em todo o país.
Em 2025, o Projeto Proteção está promovendo encontros em todas as cinco regiões do Brasil. O encontro em Fortaleza foi o segundo; o primeiro aconteceu em Belém (PA), contemplando a região Norte. Os próximos acontecem, respectivamente, em julho, agosto e setembro, nas regiões Centro-Oeste, em Cuiabá (MT); Sudeste, em Marília (SP); e Sul, em Curitiba (PR).
O objetivo é abordar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes a partir de uma abordagem regional, levando em consideração fatores econômicos, sociais e culturais específicos de cada região, visando a construção de soluções mais eficazes na atuação intersetorial, incluindo a articulação entre Poder Público, sociedade civil e instituições do setor privado para a construção de políticas públicas eficazes na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Clique aqui para acessar a página do Disque 100
Como denunciar?
Além das ligações telefônicas, as denúncias do Disque 100 podem ser feitas por diferentes plataformas: as vítimas podem entrar em contato por WhatsApp e Telegram. Pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem realizar Videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outra opção é o bate-papo.
Leia também:
Texto: T.V.
Edição: F.T.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.
