Notícias
Nota de Pesar – Samuel Velasquez
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, manifesta profundo pesar pela morte por atropelamento da liderança da aldeia Taquepery, Cacique Samuel Velasquez (46), ocorrida na noite desta última segunda-feira, 28 de julho de 2025. De imediato, levando em consideração que este não é um caso isolado, o MDHC denuncia o ocorrido, aciona órgãos públicos diversos, para que medidas urgentes possam ser realizadas, com o objetivo de garantir mais segurança para os moradores da localidade.
O atropelamento aconteceu na zona rural, nas proximidades da aldeia. De acordo com o Boletim de Ocorrência, o cacique foi atingido pelas costas e com o impacto, seu corpo foi arremessado 30 metros de distância. Ele morreu ainda no local.
A Aldeia Taquapery está localizada no município de Coronel Sapucaia, a 400 km de Campo Grande, na região sul do Estado do Mato Grosso do Sul. A Aldeia integra o mapa de territórios atendidos pelo Programa Nacional de Enfrentamento à Violência e de Promoção dos Direitos Humanos das Pessoas LGBTQIA+ nos Territórios do Campo, das Águas e das Florestas — Programa Bem Viver+, instituído pela Portaria Interministerial nº 1, de 3 de dezembro de 2024, firmada entre o MDHC, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR).
Samuel tem acompanhado as ações desenvolvidas pelo Programa Bem Viver+, como as Oitivas realizadas em 2024, sinalizando um conjunto de violações de direitos humanos sofrida pelos povos indígenas Guarani-Kaiowá e pautando políticas públicas, como a garantia de educação e saúde de qualidade. A liderança sempre se posicionou como uma voz importante na defesa dos direitos de sua comunidade.
O MDHC se solidariza com a aldeia Taquapery, com os familiares, amigos e parentes do cacique Samuel Velasquez, se coloca à disposição para fortalecer a denúncia e exige celeridade nas investigações.
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania