Notícias
REDE DE EVIDÊNCIAS
MDHC realiza 5º webinário com iniciativa da Enap para aproximar pesquisas e políticas públicas
(Foto: Reprodução)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos, promoveu, nesta quarta-feira (30) o 5º Webinário da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (ReneDH). A atividade, transmitida virtualmente, teve como tema "Conhecendo iniciativas de intermediação de evidências: Evidência Express (EvEx)", e contou com a apresentação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O encontro reuniu gestores, técnicos do ministério e representantes de instituições que produzem e utilizam pesquisas, estudos e análises no campo dos direitos humanos. A condução da atividade ficou a cargo da coordenadora-geral de Avaliação e Organização de Evidências da Diretoria de Altos Estudos da Enap, Tamille Dias.
Na abertura do evento, o coordenador-geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos do MDHC, Pedro Lemos, destacou a relevância do intercâmbio promovido pelo webinário. “A Enap tem sido, desde o início, uma importante parceira para a ReneDH, e o EvEx é uma iniciativa que traz muita inspiração para nossa atuação na Rede e no fortalecimento das Políticas Informadas por Evidências aqui no MDHC”, ressaltou.
“A produção de evidências precisa estar conectada com a prática. Nosso desafio é justamente criar pontes permanentes entre quem pesquisa e quem está na linha de frente da formulação e implementação de políticas públicas. Por isso, conhecer experiências como a do EvEx nos ajuda a pensar em mecanismos concretos para qualificar essa mediação”, completou.
Pesquisa e gestão pública
Na apresentação, Tamille Dias contextualizou os conceitos de intermediação do conhecimento e explicou a importância de conectar a produção acadêmica e científica à gestão pública. Segundo ela, esse processo é fundamental para fortalecer a tomada de decisão em políticas públicas baseadas em evidências. “Falamos aqui de instrumentos para fazer políticas públicas de forma mais diversa, inclusiva, com informação e reflexão. Intermediar conhecimento é criar pontes entre a produção de evidências e quem precisa dessa informação para formular, implementar ou avaliar políticas”, explicou.
A iniciativa Evidência Express (EvEx) foi apresentada como um exemplo bem-sucedido de intermediação do conhecimento. O serviço funciona como um canal de aproximação entre gestores públicos e produtores de evidências, promovendo a tradução do conhecimento científico para linguagens acessíveis e aplicáveis à realidade da administração pública.
Segundo Tamille Dias, essa tradução não se limita à simplificação da linguagem, mas envolve um processo bidirecional: compreender as necessidades dos gestores e adaptar as evidências produzidas para o contexto da decisão política. “A tradução do conhecimento é uma ação muito mais complexa do que apenas mudar a linguagem. Trata-se de compreender o uso possível daquela evidência para um desafio real, conectando quem pesquisa com quem atua na ponta”, reforçou.
Sobre a ReneDH
A Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos – ReneDH foi instituída por meio da Portaria 762, de dezembro de 2023, como instância de articulação, produção e disseminação de informações estratégicas destinadas a subsidiar decisões sobre políticas de direitos humanos e cidadania.
Com quase 80 membros institucionais e em seu segundo ciclo de implementação, a rede tem promovido uma série de webinários como estratégia de formação e capacitação dos seus integrantes. As atividades visam fortalecer a oferta de produtos informacionais que apoiem as necessidades de pesquisa das diversas áreas técnicas do MDHC.
Leia também:
Educação em Direitos Humanos é tema do 4º Webinário da Rede Nacional de Evidências em DH
Texto: E.G.
Edição: L.M.
Atendimento exclusivo à imprensa:
imprensa@mdh.gov.br
Assessoria de Comunicação Social do MDHC
(61) 2027-3538
Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.